Volta Redonda – O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou nesta terça-feira (3), data em que é comemorado o Dia dos Guardas Municipais, a importância do trabalho dos agentes nas ruas de Volta Redonda e lembrou que a corporação é um pilar da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
“Tive a honra de ser comandante dessa corporação em 2009, e isso muito me orgulha. A Guarda Municipal (GMVR) é fundamental para a construção de uma cidade; é ela que tem proximidade com a população e faz a diferença em Volta Redonda. E não há sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade”, disse o coronel Henrique.
Ele lembrou que, nos últimos meses, a GMVR tem recebido investimentos, como a aquisição de novas viaturas e, em breve, contará com a modernização de sua sede, na Ilha São João.
“Temos investido cada vez mais para garantir boas condições de trabalho aos agentes. Entendemos que existem muitas outras coisas a evoluírem, mas estamos avançando”, concluiu o secretário.
Mais perto da população
Com 69 anos de história, a GMVR é composta atualmente por 170 guardas municipais e 13 vigias, além de 57 veículos.
Além da fiscalização e da fluidez do trânsito, a Guarda Municipal desenvolve outros serviços, como a Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica; a Patrulha de Proteção ao Idoso, com foco na garantia dos direitos da Melhor Idade; a Patrulha Escolar, que assegura a segurança nas comunidades escolares; e as Unidades de Guarda Comunitária (UGCs), serviço que identifica os problemas dos bairros, resolvendo aqueles de sua competência e encaminhando os demais aos órgãos responsáveis, como, por exemplo, os veículos em estado de abandono.
O comandante da corporação, inspetor Silvano de Paula, enfatizou que a Guarda Municipal é primordial na segurança primária do município e tem realizado um trabalho de proximidade com a comunidade, com resultados positivos.
“A Guarda Municipal é a corporação com maior proximidade com a comunidade e tem um grande pertencimento ao município. Praticamente todos os nossos agentes moram em Volta Redonda, então são usuários do próprio serviço e conhecem as peculiaridades da cidade. Sem dúvidas, Volta Redonda é mais segura também pela presença da GMVR”, enalteceu Silvano.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996