>
segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 09:21 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Secretário de Ordem Pública promove reunião com associação de moradores de Volta Redonda

Secretário de Ordem Pública promove reunião com associação de moradores de Volta Redonda

Matéria publicada em 17 de dezembro de 2021, 08:46 horas

 


O fortalecimento da Unidade de Guarda Comunitária e a participação da sociedade na melhoria dos serviços foram abordados

Volta Redonda – O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, o tenente-coronel PM Luiz Henrique Barbosa, promoveu encontro com presidentes das associações de moradores do município na noite desta quinta-feira, 16. A conversa com os representantes da comunidade foi o primeiro ato à frente da pasta, que assumiu na última segunda-feira, 13.

Além dele, também estavam no auditório da prefeitura o subcomandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano Teixeira de Paula, acompanhado dos quatro inspetores que atuam nas Unidades de Guardas Comunitárias (UGCs), a coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, e a presidente da Federação das Associações de Moradores (FAM), Fátima Martins.

O coronel Henrique explicou que o objetivo da conversa era envolver a comunidade na busca por soluções para melhorar os serviços prestados no município. “Não acredito em solução para segurança pública, sem a participação da sociedade”, afirmou o secretário.

Ele acredita que o fortalecimento das Unidades de Guarda Comunitária é o caminho. “Os guardas gozam de nosso prestígio e, através do contato direto de representantes da comunidade com eles, podemos receber e resolver as demandas com mais rapidez”, falou, acrescentando que as quatro equipes de UGCs já foram divididas entre as regiões da cidade.

“A sugestão é que seja criado um grupo de WhatsApp para cada uma delas que tenha como membros o presidente da associação, o responsável pela unidade de saúde, o diretor da escola, o dono do posto de gasolina, da farmácia, do mercado, criando uma rede de proteção”, explicou.

Mais investimento

Henrique ainda informou que a Prefeitura de Volta Redonda vai ampliar o sistema de Câmeras de Monitoramento no município. Novos equipamentos serão instalados, principalmente no acessos e vias principais dos bairros, facilitando as ações de segurança pública.

Também foi reativado o caminhão de poda de árvores da Guarda Municipal, que também conta com reboques para carros abandonados. “A poda de árvores para segurança pública tem a ver com iluminação, uma rua escura traz mais riscos para o cidadão. Assim como os carros abandonados nas vias públicas”, disse o secretário.

Encontro foi aprovado pelos líderes comunitários

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Rita do Zarur, Carlinhos Barros, foi o primeiro a chegar no auditório da prefeitura. “Este é o caminho, quem está no dia a dia da comunidade pode apontar as demandas urgentes e colaborar com o Poder Público”, afirmou, parabenizando o prefeito Neto pela iniciativa de trazer de volta o tenente-coronel Henrique para trabalhar pelo município.

Aliás, o retorno de Henrique, que foi comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda na gestão anterior do prefeito Neto e agora assume a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Smop), foi aplaudido por outros líderes de bairros do município.

Elisa Lopes de Faria Fernandes, presidente da Associação do Vista Bela, no Água Limpa, e Maria Cecília Gonçalves Silva, presidente do Vista Verde/Vila Rica, fizeram coro com o colega do Santa Rita do Zarur. “Fechamos o ano com chave de ouro na questão da segurança pública. Essa maneira dele conversar com olho no olho com a comunidade é fundamental para que tudo dê certo”, disse Elisa.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. E o barulho insuportável das motos e dos carros circulando com som abusivo, secretário, comi ficam? Permanecem ou são apreendidoso?

  2. O que faz o secretário que não coíbe carros e motos hiperbarulhentos circulando pela cidade ?

  3. tenente-coronel PM Luiz Henrique Barbosa, promoveu precisamos de uma ação urgente na RODOVIÁRIA. que esta infestadas de coisas ruim, principalmente na parte da noite. hoje sem duvida um lugar mais perigoso e sinistro da cidade.

Untitled Document