Volta Redonda – A Coordenadoria de Proteção de Defesa Civil de Volta Redonda (Compdec-VR) iniciou uma reforma estrutural e de revitalização de sua sede, localizada na Ilha São João. As melhorias envolvem ainda a instalação de um gerador de energia próprio e todo o serviço deve ser concluído em cerca de 15 dias, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Rubens Siqueira.
“Havia um vazamento que não foi tratado em gestões anteriores e que acabou provocando um recalque (rebaixamento) na estrutura, uma inclinação na parte dos fundos da sede, e estamos reforçando toda essa estrutura prejudicada”, explicou Rubens.
Além do trabalho estrutural no solo, a reforma da sede da Defesa Civil contempla ainda a instalação de calhas e sistema de drenagem da água da chuva, pintura geral e um complemento na rampa de acesso ao Rio Paraíba do Sul.
“Como o rio está abaixo, a uma altura de mais ou menos 40 centímetros, vamos aumentar o vão da plataforma”, acrescentou o coordenador.
Novo gerador
Rubens informou ainda que, por conta de constantes quedas de energia na sede da Defesa Civil, o órgão adquiriu um gerador próprio para evitar a interrupção da energia elétrica que abastece o local. Segundo ele, o novo equipamento vai dar mais estabilidade para as equipes trabalharem.
“Ele vai entrar em funcionamento em caso de queda de energia. Isso vai dar para a Defesa Civil uma estabilidade em todo o sistema de informação, tanto para dados que eu vá receber do munícipe quanto aquilo que eu tenho que fazer, gerar expediente, abastecer o Governo do Estado e o Governo Federal, porque tudo isso está ligado dentro do Sistema Nacional de Defesa Civil”, explicou o coordenador, acrescentando que a frota da Defesa Civil também passará por melhorias, recebendo, em breve, novos adesivos.