sábado, 4 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Seis mil cabeças de gado serão imunizadas contra a febre aftosa em Barra do Piraí

Seis mil cabeças de gado serão imunizadas contra a febre aftosa em Barra do Piraí

Matéria publicada em 24 de maio de 2020, 14:57 horas

 


Prefeitura tem objetivo de zerar estoque de vacinas até o fim do mês; imunização ocorrerá de 9h às 15h

Barra do Piraí – A Secretaria de Agricultura vai imunizar seis mil cabeças de gado contra a febre aftosa, em Barra do Piraí. Os produtores locais, que tenham até 150 cabeças de gado e que possuem cadastro no Núcleo de Defesa Agropecuária, já estão recebendo as doses da vacina, que começou a imunizar o gado desde o início do mês e seguirá até o dia 31 de maio.

A prefeitura de Barra do Piraí adquiriu as seis mil doses e segundo o secretário interino de Agricultura, Francisco Barbosa Leite, a imunização tem como objetivo de tornar o estado do Rio zona livre da doença, que para ele, aumentaria as exportações de carne bovina do país.

– Mesmo no momento atual, conseguimos essas doses aos pequenos e médios produtores, descentralizadas nos distritos. Estamos a um passo de ser a zona livre da Aftosa; e isso favorece a exportação. Se tiver uma doença, os produtores têm dificuldade de comercializar com o mundo todo – frisou Francisco Leite acrescentando que, os produtores que moram no distrito de São José do Turbo, devem se dirigir à secretaria de Agricultura, entre 25 e 29 de maio, das 9 às 15 horas.

Chico Leite destacou que foi montada uma prioridade e uma escala de logísticas por distrito, em Barra do Piraí. O primeiro deles será o de São José do Turvo, na segunda (25); já na terça (26) os produtores de Dorândia recebem as vacinas. Na quarta (27), Vargem Alegre imuniza o seu rebanho. Em Ipiabas, a ação acontece na quinta (28). Por fim, o distrito da Califórnia encerra o calendário na sexta (29).

Os critérios para tal vacinação foram estabelecidos pela Secretaria de Agricultura, após verificação do cadastro dos produtores e análise da relação obtida junto ao Núcleo de Defesa Agropecuária.

– Há uma importância do controle da zoonose, e a Aftosa pode passar ao humano. Essa é mais uma conquista e investimento no produtor rural – concluiu o secretário, acrescentando que, para receber as doses, deve-se levar comprovante de residência, CPF, RG e isopor com gelo.

Para maiores informações, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Estado de Agricultura, pelo número (21) 98605-1198; ou através do e-mail do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra do Piraí ndabarradopirai.agriculturarj@gmail.com

Alguns sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda do apetite; humanos podem ser infectados
(Foto: Divulgação PMBP)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Você que votou 17, atenção ao prazo da vacina

  2. Avatar

    Atenção eleitores do Bozo!!!! Sua vacina estará sendo aplicada em Pirai, Barra do Pirai e Ipiabas.

Untitled Document