Semana da Diversidade em Barra Mansa

by Diário do Vale

Documentário trata sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a “Rosa Parks do mundo LGBT”

Nesta sexta-feira (15), tem início a 3ª edição da Semana da Diversidade, em Barra Mansa. As atividades seguem até o dia 22 em diversos espaços públicos do município. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa, em parceria com grupos e instituições e órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Coletivo Sala Preta, RNP – Médio Paraíba, Grupo Muzambi, Guardiões do Quilombo, Encrespar, Slam da Matriz, Djalma Augusto dos Santos Mello e Thiago Souza.
– A Semana da Diversidade está incluída no calendário cultural da cidade. Ela foi idealizada como forma de garantir que as pautas de diversidade e de políticas afirmativas permeiem e ocupem os espaços culturais do município – explica Marcelo Bravo, presidente da Fundação Cultura Barra Mansa.
Bravo conta ainda que o objetivo é “acender uma luz” para as políticas e temas relacionados a diversidade.
– O projeto vei com o intuito de possibilitar que agentes das mais variadas formas de expressão e dos setores culturais como LGBTQI+, movimento negro, capoeira, cultura popular e muitos outros possam realizar suas atividades e que tenham a oportunidade, não apenas de difundir seu trabalho, mas também de conhecer mais as pautas de cada um – ressalta.
A programação deste fim de semana conta com a Oficina Estética do Oprimido, ministrada por Danilo Nardelli. A atividade engloba em sua metodologia os canais expressivos da palavra, da imagem e do som de Augusto Boal, com objetivo de desenvolver sensível e esteticamente os oprimidos para que possam assumir o papel de protagonista na produção artística. Na oficina os participantes serão desafiados com jogos e exercícios estéticos que promovem o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e criativas ampliando assim sua visão crítica e leitura de mundo.
– As atividades são para toda a população da cidade, gratuita e foram selecionadas a partir dos artistas e organizações cadastrados na Fundação de Cultura e por meio de iniciativa dos próprio grupos, que se colocam a disposição para participar – conta.
No sábado (16), a Gare Poeta Marco Medeiros recebe o projeto “Gare do Samba”, a partir das 14 horas. O evento, no formato Roda de Samba, reunirá músicos do estilo até às 20 horas. Neste mesmo dia, entre 15 e 17 horas, acontece no campo do Siderlândia a Roda de Capoeira com grupo Muzambi do Mestre Boi e Mestre Sérgio. No domingo (17), está programada a Roda de Capoeira com o grupo Guardiões do Quilombo, do Mestre Tatu, e Contramestre Margoso, às 9 horas, na Creche Nova Esperança, no bairro Vila Maria.
– Eventos como este são muito importantes, pois as pautas tratadas nessas atividades, principalmente na semana da diversidade, nem sempre tem o seu merecido protagonismo na ocupação de unidades culturais públicas, não só aqui na região, mas também em todo o Brasil. Porém, Barra Mansa vem recebe esse protagonismo de maneira tranquilo e natural, todas as unidades oferecem atividades neste setor ou nesta temática – destaca.
A Semana da Diversidade integra o Calendário Cultural do Município e tem toda sua programação gratuita.
– São eventos muito diversos e heterogêneos que englobam palestras, oficinas, apresentações e tantos outros, mas a nossa expectativa é que o objetivo seja alcançado e que os assuntos relacionados sejam inseridos na sociedade – finaliza.

Confira a programação completa:
* Sexta-feira, dia 15
– Horário: 17h30 às 19h30
Oficina de Artes Cênicas – Estética do Oprimido, com Danilo Nardelli – Coletivo Sala Preta
Local: Estação das Artes – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa
Inscrição: Fundação Cultura Barra Mansa no Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Centro, Barra Mansa – 3326-0405 de 08h às 17h

* Sábado, dia 16
– Horário: 14h às 20h
Gare do Samba – Samba de mesa com participações dos componentes dos grupos: Empolgasamba, Opsamba, Ziriguidum, Fascinasamba, Kimanero, Reunião Papo de Samba, Unidade do Samba, além de Alexandre Canhoto do Cavaco, Betinho do Cavaco, Café Coisa Pele, Lagartixa do Cavaco, Claudinho do Alerta, e Arnaldo Simpatia. Participação especial: Grupo Abadá Capoeira.
Local: Gare Poeta Marco Medeiros – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa

– Horário: 15h às 17h
Roda de Capoeira com o grupo Muzambi, Mestre Boi e Mestre Sérgio
Local: Campo Siderlândia

* Domingo, dia 17
– Horário: 09h às 11h
Roda de Capoeira com o grupo Guardiões do Quilombo, Mestre Tatu e Contramestre Margoso
Local: Creche Nova Esperança na Vila Maria

– Horário: 14h30
Encrespar
Local: Estação das Artes – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa
DJ Ana Carolina | Coletivo Bafro I Luana Dominicio | Tranças I Emílio | Space Hair Black Soul I Michelli Oliveira | YouTuber I Fred Feruzzi | Maquiador I Lidiane Romero ! Estética I Oficinas | Palestras I Desfiles com Negrita Modas, Maria João, Madiba e Cantinho do Artesanato.

* Segunda-feira, dia 18
-Horário: 19h
Cine Biblioteca
Exibição do filme “A morte e a vida de Marsha P. Johnson” e roda de conversa com Tiago de Souza
Local: Biblioteca Municipal Adelaide – Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Centro, Barra Mansa

* 18 a 22 de março
– Horário: 08h às 16h
Exposição de livros “A Literatura Afro-brasileira e Africana”
Local: Fazenda da Posse (próximo a Escola Sesi BM)

* Terça-feira, dia 19
– Horário: 9h
Palestra com o tema “Saúde da Mulher e Diversidade”, com Ariádina Schaeffer – Assistente Social do Hospital da Mulher
Local: Estação das Artes – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa

* Quarta-feira, dia 20
– Horário: 15h às 18h
Bate papo com o tema “A Violência a população LGBTQI+ em nossa região”, com os convidados: Centro da Cidadania LGBT do Sul Fluminense, Conselho Estadual LGBT, ONGS e Movimentos.
Performance da Drag Ashelly Lizzi
Local: Estação das Artes – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa

* Quinta-feira, dia 21
– Horário: 08h e 09h
Palestra com o tema “Descobrindo Barra Mansa”, com Nikson Salem
Palestra com o tema “Escravidão, saúde e o cotidiano em Barra Mansa e no Vale Fluminense do séc. XIX”, com Professor Djalma Augusto dos Santos Mello
Local: Fazenda da Posse (próximo ao Colégio SESI BM)

* Sexta-feira, dia 22
– Horário: 18h
Slam da Matriz, Mestre de Cerimônia Lira
Pocket Shows, Mic. Aberto
Local: Estação das Artes – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro, Barra Mansa

You may also like

1 comment

guto 16 de março de 2019, 17:05h - 17:05

Eu como cristão não aprovo o homessexualismo, pois como cristão eu amo o homossexual, mas desaprovo o homossexualismo! Logo sou contra a parada do “Orgulho Gay”, pois não há orgulho no pecado!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996