quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Semana da Mata Atlântica é celebrada em Volta Redonda

Semana da Mata Atlântica é celebrada em Volta Redonda

Matéria publicada em 27 de maio de 2019, 19:23 horas

 


Nesta segunda-feira, dia 27, foi realizado o lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana

Lançamento acontece na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília
(Foto: Gabriel Borges-Secom)

Volta Redonda- Entre os dias 27 e 31 de maio, a secretaria de Meio Ambiente estará comemorando a Semana da Mata Atlântica e nesta segunda-feira, dia 27, foi realizado o lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana com espécies nativas da Mata Atlântica. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília e contou com a presença do Prefeito Samuca Silva, do vice-prefeito, Maycon Abrantes e do secretário da pasta, Maurício Ruiz.

Samuca frisou que esse é um evento importante para a cidade e que nos próximos dias teremos muitos acontecimentos positivos na pauta de Meio Ambiente.

– Amanhã teremos a reinauguração do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz. Uma área verde totalmente revitalizada, com trilhas demarcadas e muita segurança. Uma excelente opção de lazer em família. Ainda teremos a criação de outros dois Parques Naturais e também do Refúgio da Vida Silvestre Vale dos Puris, que será uma das 10 maiores reservas naturais do Brasil – enfatizou o prefeito.

Para Maurício Ruiz, secretário da SMMA, Volta Redonda está provando que é possível aliar desenvolvimento a avanços no meio ambiente.

– O ser humano está vinculado a toda a vida que existe no planeta terra e precisamos ter o dever de resgatar e salvar, pois sem elas não conseguiríamos perpetuar a nossa existência. O nosso objetivo é ajudar que o cidadão faça o plantio de árvores mais adequado e correto. Por isso criamos essa padronização da arborização urbana, para deixar nossa cidade mais bonita, mais bela e mais verde – disse Maurício.

O secretário acrescentou ainda que pelo aplicativo ‘Fiscaliza VR’ é possível solicitar uma muda e em até 72 horas, uma equipe da prefeitura vai até o local e planta de acordo com as especificidades de cada localidade.

– Nos últimos seis meses tivemos 1200 chamadas de fiscalização na secretaria para os mais diversos assuntos e grande parte desses atendimentos foi para plantio de arvores. Queremos continuar com esse trabalho e expandi-lo ainda mais – disse.

Estavam presentes ainda, representantes de empresas parceiras da região para assinarem um termo de cooperação referente à arborização de vias pela cidade.

O Superintendente do Shopping ParkSul, Alfredo Zanota, assinou o termo no evento e destacou a importância dessa ação.

– Em nome do Shopping ParkSul destaco que é muito importante essa iniciativa de reflorestar os ambientes necessários e que podem contar com o Shopping como parceiro para essa iniciativa, que será útil para toda a comunidade e ambiente ao redor. Parabenizo por essa preocupação saudável e humana do órgão púbico com a sociedade – destacou.

Programação 

28/05 – Terça-feira

08h30 – Reinauguração do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, com novo viveiro de mudas e trilha da mata atlântica.

Local: Avenida dos ex combatentes, Sn, Santa Cruz

15h – Assinatura com a Secretária de Estado, Senhora Ana Santoro, do decreto de criação do Refugio da Vida Silvestre Vale dos Puris e termos de Cooperação do Programa “Olho no Verde: Monitoramento da Mata Atlântica contra o desmatamento” e termo de Cooperação para acesso aos dados do cadastro ambiental.

Local: Praça Savio Gama, 53, Aterrado

16h30 – Visita ao Zoológico e Plantio Comemorativo

Local: Rua 93C, nº1171, Vila Santa Cecília

29/05 – Quarta-feira

19h – Assinatura do Ato de Criação do Parque Natural Municipal Volta Redonda. Será realizada a doação para uma área de um milhão de metros quadrados de áreas florestais e implantação completa de um parque natural próximo à rodovia dos metalúrgicos.

30/05 – Quinta-feira

Lançamento do projeto de implantação do parque natural verde, próximo ao bairro belvedere. Será anunciada a criação do parque urbano público integrado a lagoa e o entorno com pista de caminhada, estrutura para lazer de família com bancos e área verde.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar

    Vários bairros sem água, mais uma vez,devido a irresponsabilidade da obra na rodovia dos metalúrgicos.

    Agora não é só o lago do Belvedere que secou, as torneiras também secaram por romperem dutos de água…

  2. Avatar
    Maria da cidade poluída da sucata que paga salario minimo

    Belvedere está desvalorizado e os moradores desse bairro altivos a ter dinheiro só que não,a maioria funcionário da sucata mal pagadora,e assalariados,pouquíssimos empresários com alto poder de compra.Agora eles querem tudo pra eles,estão insatisfeitos mudem de bairro.As mudas de árvores deveriam ir para parte em torno do Retiro,Mariana,Fazendinha esse povo sofre e muito com a população.O pobretas metido a besta esse Belvedere e Vila Rica que de rica não têm nada parece o Santa Cruz 2,casas apretadinhas e cara demais.kkkkkkkkkkkk

  3. Avatar

    Uma excelente área seria reflorestar os moros próximos ao Belvedere, seria uma forma de aliviar o desmatamento realizado na entrada do bairro.

  4. Avatar
    EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Uma visita à lagoa na entrada do Jardim Belvedere sera um bom programa. O que? Tem mais lagoa não? O que aconteceu com ela?

    • Avatar

      Não tem lagoa…

      Não tem água nas torneiras de vários bairros…

      Deviam embargar essa obra e mandar reconstituir a lagoa e vegetação.

      Isso é possível.

      Ia ser muito bom ia ficar uma fortuna pra eles.

      Quando digo eles, não me refiro a prefeitura, pois essa obra é privada.

  5. Avatar

    muito legal e importante para nossa cidade. ECOLOGIA sempre na moda. parabens para o Governo Samuca e para o Secretario Mauricio Ruiz. good Job.

  6. Avatar

    Excelente iniciativa!!! Nossa cidade tão poluída precisa ser arborizada. Principalmente nas áreas periféricas, onde temos ainda menos áreas verdes e muitas encostas de morro deslizando por não ter cobertura vegetal.

  7. Avatar

    Muito bom se a equipe de TOSA da SMI não estiver em ação. Semana passada para sair do engarrafamento do Jd. Belvedere passei pela Praça dos Ex-Combatentes no bairro Sessenta em direção ao bairro Monte Castelo para sair no Comercial. Como o caminhão pesadão da SMI estava recolhendo muitos galhos TOSADOS resolvi perguntar se na equipe tinha algum ambientalista da SMMA orientando as TOSAS. Nada, não tinha! Os servidores aparentemente são analfabetos que TOSAM as poucas árvores da cidade.

    Ainda bem que dessa vez não vi o caminhão pesadão da SMI em cima da calçada, mas uma árvore teve seus galhos ainda jovens e tenros TOTALMENTE TOSADA.

  8. Avatar

    Porque não aproveitar o momento e em conjunto a prefeitura e a CSN reflorestar esta grande área degradada em frente ao trevo de entrada do bairro Vila Rica/Tiradentes. Com certeza isso sim seria de grande importância e impacto.

Untitled Document