quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 - 15:38 h

TEMPO REAL

 

Capa / Educação / Semana de Sensibilização do Mep aborda tema sobre os direitos humanos das minorias

Semana de Sensibilização do Mep aborda tema sobre os direitos humanos das minorias

Matéria publicada em 11 de março de 2021, 10:31 horas

 


Foto divulgação da Semana de Sensibilização do Mep.

Volta Redonda- Na sequência da Semana de Sensibilização do Mep(Movimento Ética na política), o tema abordado junto aos alunos na quarta-feira, dia 10, foi sobre os Direitos Humanos das Minorias.

O Professor Anderson Couto e a Professora Maria Elhoah, mediadores da mesa, introduziram brilhantemente o tema e acolheram os dois debatedores da noite.

A Dra. Alejandra Estevez, professora na UFF(Universidade Federal Fluminense) e do Observatório dos Direitos Humanos Sul Fluminense, na sua exposição deu foco aos Direitos Humanos como ponto de partida. “Precisamos entender os Direitos Humanos como ponto de partida, o ponto de chegada é justamente o processo histórico permeado pelas lutas sociais. Os direitos são pontos de partida e chegada por que é a partir de uma realidade desigualdade social e de desigualdade na relação de poder que se estruturam as lutas sociais, que acabam por configurar os direitos. Os direitos são históricos e mudam de acordo com a intensidade das lutas dos grupos tidos como minorias”, Destacou Alejandra na fala inicial.

Já o Dr. Júlio Araujo, mestre pela UERJ(Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Procurador da República na Baixada Fluminense, na esteira da fala da Alejandra ressaltou “Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”, disse.

Na sequência tanto Araujo, como Alejandra deram um tom especial para esclarecer e sanar muita confusão, inclusive de estudantes presentes na sala virtual. Segundo eles, a sociedade vive um pluralismo nas relações, e a hegemonia de grupos não podem se sobrepor aos direitos das pessoas, e cabe ao Estado garantir a laicidade.

A semana segue nesta quinta-feira com o tema – Políticas Públicas para resíduos sólidos.

Cf. https://youtu.be/J-ciSmpfJ6U


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Semana do gato gago?

  2. Sei….os caras que criaram esse grupo “ético”, não estão com essa bola toda não .

Untitled Document