Volta Redonda – O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop), coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, participou na segunda-feira (14) do Projeto “Viva + Saúde”, promovido pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). O evento teve como tema “Prevenção e qualidade de vida do idoso”, e o secretário apresentou os avanços do município na segurança pública e na qualidade de vida da Melhor Idade.
O coronel destacou que Volta Redonda valoriza os idosos por meio de iniciativas nas áreas de Saúde, Assistência Social e Esporte, mas havia uma lacuna na Segurança Pública, resolvida com a criação da Patrulha de Proteção ao Idoso, da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), em junho de 2022.
“Muitos idosos sofriam violência e tentavam fugir desse problema através de grupos de convivência ou atividades esportivas oferecidas pelo município. A Segurança Pública, então, entrou nessa luta pelos direitos dos idosos, capacitando-os e levando informações sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. Afinal, não adiantava termos uma estrutura se os idosos não conheciam seus direitos. Hoje, qualquer pessoa capacitada pela Secretaria de Ordem Pública pode reconhecer situações de violência e buscar a ajuda necessária”, afirmou o coronel.
Segundo ele, o trabalho da Semop na proteção aos idosos é pioneiro e se tornou referência para outros municípios. “Já estivemos em Barra Mansa, Barra do Piraí e Iguaba Grande, na Região dos Lagos. É um trabalho consistente, com atividades e palestras sobre o Estatuto da Pessoa Idosa diariamente. Mais de 6 mil pessoas já foram capacitadas. Também atuamos nos ônibus, abordando a questão dos assentos preferenciais e o direito de acesso ao transporte coletivo”, disse o secretário.
Estrutura e rede de atendimento
Os atendidos pela Patrulha de Proteção ao Idoso, formada por dois guardas municipais e um psicólogo, recebem apoio de órgãos como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai), vinculado à 93ª Delegacia de Polícia.
Botão de ajuda com GPS
Uma medida em andamento é o botão de pedido de ajuda destinado aos idosos vítimas de violência em Volta Redonda. O dispositivo, com sistema de georreferenciamento (GPS), é instalado no celular e pode ser acionado de forma silenciosa com o apertar de um botão, indicando a localização exata para que a Polícia Militar e a GMVR ajam rapidamente em situações de perigo iminente.
Como procurar ajuda?
Para denunciar casos de violação de direitos ou violência contra idosos, as pessoas podem ligar para o 197 (Nuai, na Polícia Civil – 93ª DP); 153 (Guarda Municipal) ou o Disque Direitos Humanos; e o Disque 100 (serviço nacional). Também é possível buscar ajuda diretamente na 93ª DP, com a Patrulha do Idoso ou na Assistência Social Jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).