Serviço Disque LGBT é referência nacional

by Diário do Vale
Primeiro da América Latina: Programa já registrou mais de 30 mil atendimentos (Foto: Marcelo Horn)

Primeiro da América Latina: Programa já registrou mais de 30 mil atendimentos (Foto: Marcelo Horn)

Rio – Criado em 2010 pelo programa Rio sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Disque Cidadania LGBT foi o primeiro serviço desse gênero na América Latina. Além de atender ao público LGBT em denúncias de violência e de discriminação, o serviço especial também fornece orientações gerais para familiares e para a população em geral.

Nesses seis anos, o órgão já contabiliza 30 mil telefonemas e chama a atenção de outros estados, que pretendem criar serviços semelhantes. Recentemente, representantes do governo de Minas Gerais estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o programa e implantá-lo nos mesmos moldes no estado mineiro.

– O serviço é importante para a sociedade como um todo. E o público LGBT sabe que tem um lugar para canalizar suas demandas. São atendimentos muito variados. Reunimos, por exemplo, denúncia de discriminação, busca sobre direitos, informações sobre sexualidade ou orientamos uma mãe que quer ajuda para abordar da melhor forma o filho gay que não quer se abrir com a família – disse o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da secretaria, Cláudio Nascimento.

24 horas por dia

O slogan criado para o lançamento do serviço foi Um lugar para Chamar de Seu. A ideia do nome era justificar que, além das denúncias, o serviço funciona 24h por dia, todos os dias. O atendimento ainda tem suporte presencial. São quatro Centros de Cidadania, localizados no Rio, Duque de Caxias, Friburgo e Niterói.

O público LGBT ainda pode agendar horário em um desses centros, onde terá à sua disposição uma equipe multidisciplinar formada por advogado, assistente social e psicólogo.

A equipe do serviço já prestou consultoria sobre o tema em outros locais que pretendem criar um serviço no mesmo estilo, como os governos da Bahia e do Maranhão e a prefeitura de São Paulo.

Disque Cidadania LGBT

Para orientar LGBTs e familiares em situação de violência e discriminação. Aconselhar LGBTs em situação de crise, processo de descoberta, medo, rejeição familiar, entre outros. Informar sobre serviços e ações voltadas para a população LGBT no estado. O número é 0800 023 4567.

Endereços:

Capital – Pç. Cristiano Otoni, s/n°, 7º andar – Central do Brasil

Baixada – R. Frei Fidélis, s/n° – Centro de Duque de Caxias

Leste – R. Visconde de Morais, 119 – Ingá, em Niterói

Serrana – Av. Alberto Braune, 223 – Centro de Nova Friburgo

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996