Servidores do Ibama e do ICMBio fazem paralisação no Dia Mundial do Meio Ambiente

Objetivo é pressionar o governo federal para reestruturação de carreiras

by Lívia Nascimento

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

País – Os servidores do Ibama e do ICMBio, principais órgãos ambientais do Brasil, decidiram realizar uma paralisação nacional e renunciar aos cargos de chefia no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5). O objetivo é pressionar o governo federal a melhorar suas carreiras. Esse movimento de protesto já ocorre há seis meses, mas até então, apenas as atividades de campo haviam sido suspensas.

A Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) informou que, até a manhã desta quarta, 239 dos aproximadamente 400 servidores do Ibama já assinaram a carta de entrega dos cargos de confiança. Além disso, o sindicato indicou que 497 dos cerca de 700 fiscais do Ibama e 245 dos cerca de 600 servidores do ICMBio assinaram a carta de desligamento da Portaria de Fiscalização, efetivamente deixando suas funções de fiscalização.

Uma carta assinada pelo presidente da Ascema, Cleberson Zavaski, foi enviada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires; e ao diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Joseph Batmanian. Na carta, Zavaski destacou que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”. Ele também mencionou que “embora as negociações com o Governo Federal tenham começado em outubro passado, até o momento pouco progresso foi feito para um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal”.

“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente à necessidade de continuarmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, diz a carta.

 

You may also like

1 comment

guto 5 de junho de 2024, 10:30h - 10:30

No campo da ecologia o governo Lula bateu o recorde mundial de destruição por fogo do cerrado brasileiro.
Esse recorde mundial é conquista do governo Lula!

Reply

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996