Sesc RJ oferece programa gratuito de formação audiovisual para roteiristas negras

by ana Calderone

Estado Rio de Janeiro – Foram prorrogadas até o dia 11 de junho as inscrições para a 1ª edição do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas-metragens destinado a mulheres roteiristas negras do estado do Rio de Janeiro, oferecidos pelo Argumenta, programa de formação audiovisual gratuito do Sesc RJ. O curso híbrido, com encontros online e presenciais no Sesc Tijuca, vão acontecer em outubro. As inscrições devem ser feitas pelo site do programa sescargumenta.com.br .

Podem se inscrever roteiristas maiores de 18 anos estreantes ou não estreantes, desde que não tenham lançado qualquer longa-metragem de ficção produzido na função de roteirista e/ou direção, até a data da inscrição, e que tenham proposta desenvolver um projeto original de curta-metragem de ficção. Os roteiros selecionados vão receber a consultoria de profissionais experientes do mercado.

O roteiro deve ter de 5 a 20 páginas. O texto deve ser encaminhado em PDF e não pode conter nome ou quaisquer dados que possam identificar a sua autoria. O roteiro deverá ser enviado com capa contendo apenas o título original. Veja outros detalhes no regulamento disponível no site do Argumenta.

Os nomes das selecionadas serão divulgados no dia 8 de agosto. As atividades do laboratório vão acontecer nos dias 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca (Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro) e nos dias 11 e 25 de outubro em ambiente virtual. O Sesc RJ oferecerá gratuitamente às pessoas selecionadas hospedagem com café da manhã e transporte terrestre para o local onde serão realizadas as atividades do laboratório. As demais despesas de alimentação deverão ser custeadas pelas participantes.

“A primeira edição do laboratório de curtas do Argumenta está focado em estabelecer uma ação afirmativa porque precisamos atuar no combate à invisibilização de mulheres negras no cinema brasileiro. O Sesc RJ tem esse compromisso. Esse é mais um passo para o estímulo a políticas para a inserção desse grupo no mercado cinematográfico. As atividades serão conduzidas a partir de uma experiência imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas”, conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996