>
quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 14:34 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Sicomércio alerta que suspensão da cobrança das sacolas plásticas pode prejudicar o meio ambiente

Sicomércio alerta que suspensão da cobrança das sacolas plásticas pode prejudicar o meio ambiente

Matéria publicada em 21 de janeiro de 2022, 15:24 horas

 


Entidade espera que a lei municipal seja revista, pois é ruim ao meio ambiente e inconstitucional

Segundo o sindicato, com o fim da cobrança, todo trabalho de conscientização por meio da cobrança e que inibia o consumidor será perdido – Foto: Arquivo.

Volta Redonda- O Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR) informa que as empresas têm prazo de até 20 dias para se adequar à lei municipal 5.915/2022, que retira a cobrança das sacolas plásticas aos consumidores, promulgada pela Câmara Municipal de Volta Redonda e publicada no Diário Oficial, no dia 20/01/2022.

Por outro lado, a entidade lembrou que a cobrança sempre teve como objetivo reduzir a circulação desse tipo de sacolas para proteger o meio ambiente, uma vez que elas são descartadas de forma incorreta, indo para as ruas, entupindo bueiros, poluindo a natureza, rios e mares.

Segundo o sindicato, com o fim da cobrança, todo trabalho de conscientização que vinha sendo realizado, por meio da cobrança, criada por lei estadual, e que inibia o consumidor de querer a sacola, será perdido. Disse ainda que espera que a lei municipal seja revista, porque além de ser ruim para o meio ambiente, também é inconstitucional, uma vez que o município não pode legislar sobre leis em esferas superiores, como a que estava em vigor antes, que é estadual.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

37 comentários

  1. Tem mercado combrado a sacola

  2. O tal de Sicomercio já corre pra dizer que vender sacola é bom pra natureza mas cede-las é um perigo kkķkk
    Pergunta que até já fizeram aqui
    E as outras sacolas , não poluem , só as de supermercados? Piada pronta.

  3. O politicamente correto está em desacordo com a fase de conscientização que perdura anos.
    O fornecedor tem que bancar o meio de transporte do produto,isso acontece em todos os estabelecimentos comerciais,porque no supermercado não?
    Então as sacolas plásticas dos outros estabelecimentos não contaminam ?
    É claro que tem má conduta aí ?

  4. O que polui não são as sacolas, são as pessoas que jogam as sacolas no meio ambiente. O plástico é 100% reciclável, então é amigo do meio ambiente, o município deveria montar um sistema eficiente de coleta seletiva, isso realmente ajuda o meio ambiente. Mas isso dá trabalho e os nossos gestores públicos não gostam muito de trabalho.

  5. Só as sacolas de graça ( preço imbutido nós o rodutos ) que causa danos ao meio ambiente, as pagas na cara de pau não !
    Estranho, muito estranho, estranhíssimo.

  6. É realmente tocante essa preocupação da Sicomercio com o meio ambiente, semelhante ao Sr. Thomas Edson preocupado com os perigos da corrente alternada, descoberta por seu concorrente, Nicola Tesla. Q mundo maravilhoso esse em q vivemos, onde os mafiosos se importam com o bem estar alheio, simplesmente por altruísmo.

  7. Engraçado q é só a sacola do supermercado q polui. A das outras lojas, como as drogarias, ñ polui. Me ajuda aí, hipócritas!

  8. Quando começou a cobrança a sacola custava ao consumidor três centavos hoje ela já está custando dez centavos com pouco tempo de cobrança mais quê triplicou o valor, eis o motivo da choradeira desse sindicato patronal

  9. Marcelo Melo Cabral

    O povo sempre pagando a conta
    Para dono de empresas ficarem cada vez mais rico

  10. Sicomercio.
    O nome já diz tudo…

  11. Palhaçada. Parabéns aos vereadores acabar com isso. Padarias, farmácias e demaisojas não cobram pela sacola. Isso tem um nome lá na minha terra.ROUBO.

  12. Ridículo o posicionamento do Sicomercio . Só visa lucro .

  13. Adalberto de Freitas

    SINCOMERCIO se preocupar com meio ambiente a partir do momento que as bolsas vão ser de graça para os clientes, você perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto.
    Parabéns pelo projeto que tira este custo do nosso bolso.

  14. esse assunto é um saco!

  15. Engraçado q a sacola polui, mas o saco de arroz, o saco de feijão, o saco de açúcar não polui. TUDO q vc compra vem em saco plástico. Demagogia para favorecer uns e ferrar c os pobres. Disseram q o preço baixaria…onde aconteceu isso?? Hipocritas

  16. Kkkk, piada isso né!!!! Querem tirar do bolso do empresário e colocar no nosso com desculpinha de meio ambiente !!!!

  17. E os outros saquinhos que embalamos verduras, legumes e frutas, e etc, não fazem mal ao meio ambiente? Gostaria alguém me respondesse

  18. Só prejudica o meio-ambiente se for de graça. Quando cobrada até ajudam na conservação da natureza.
    Muita cara-de-pau essa entidade.
    Nota zero!

    • Lógico que vai reclamar o lucro da venda de bolsas caiu!

      Agora os saquinhos transparente que ninguém usa pra nada?Não contamina o meio ambiente!

      A bolsa ainda é reaproveitada para várias situações.

      Me tira uma dúvida! Se pagar não prejudica?

    • Apple q o diga! Kkkk

    • REINALDO CARNEIRO DE CARVALHO

      O uso continua o mesmo. Meio ambiente e só desculpa para essa palhaçada…

  19. Eu Duvido ,aposto e ganho

    Ué, se for de graça é um perigo para o meio ambiente, mas se for cobrado do cliente a natureza agradece.
    Seria trágico, se não fosse cômico…
    Somente rindo da própria desgraça.

  20. As garrafas Pets de refrigerantes, óleos, etc., embalagens de alimentos a vácuo e muitas outras embalagens de plásticos.
    NÃO POLUEM!
    indo para as ruas, entupindo bueiros, poluindo a natureza, rios e mares.

  21. e no mercado continua a organizar nossas compras colocando arrumadinho nas sacolas

  22. Sacolas, pagas não poluem né….
    E as garrafas pets e os sacos onde colocam os produtos ,etc…

  23. Conversa Fiada, essa lei veio para fazer o povo a pagar as sacolas que eram gratuitas, Mau-caratismo empresarial… e o SICOMERCIO é claro que vai defender a classe dele e não o povo

    PARABÉNS AOS VEREADORES

  24. A população em sua maioria continuou levando as sacolas plásticas pra casa. O proprietário do comércio cobrava pelas sacolas e só aumentou seu lucro. Não é justo a conta recair sobre a população com mais esta cobrança descabida. O sicomercio, todos sabem, existe para defender os empresários.

  25. Não entrando no mérito ambiental, mas o supermercado COMPRA a sacola, ou seja, ela é de sua propriedade. Isto posto, ele pode fornecer a sacola. Ilegal é determinar que este cobre por algo q é seu.

  26. Mas que papo furado desse sindicato. Só supermercado que tá com essa onda de cobrar bolsa. Pq o sindicato não sugere sacolas de papel. É o plástico que vem no pacote de arroz e feijão.? Essa defesa não tá me cheirando bem. Só esse sindicato com esse mi-mi-mi.

  27. Mas as sacolas não são biodegradáveis sicomércio?
    Pagar de bom moço sobre o meio ambiente, todo mundo quer…mas arcar com a conta e deixar de lucrar em cima do pivo fica difícil não é?

    • Porque não pegam o valor arrecadado com a venda dss sacolas e fazem realmente alguma coisa para ajudar o meio ambiente como por exemplo ajudar a despoluir o rio Paraíba. Vender as sacolas só ajudou aos empresários.

Untitled Document
close