quarta-feira, 12 de maio de 2021 - 20:46 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Sindicato Rural de Valença oferece cursos de Inclusão Digital

Sindicato Rural de Valença oferece cursos de Inclusão Digital

Matéria publicada em 7 de outubro de 2015, 09:01 horas

 


Valença- Após formar a primeira turma do curso de Alfabetização Digital no bairro Cambota, o Sindicato Produtores Rurais de Valença planeja realizar o projeto em comunidades do município. O curso rápido, que tem a duração de quatro dias, ensina as noções básicas de informática para pessoas carentes, com foco na terceira idade e crianças. Nas aulas realizadas na paróquia do bairro, foi ensinado um pouco do funcionamento do computador de uso pessoal, a utilização do mouse, da impressora e dos programas básicos do Windows.

O professor Diego Alves destacou a parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na formatura dos vinte e um alunos.

– O objetivo é fazê-los mexer, tocar, apertar, desenhar, e incluí-los no mundo digital. Além de despertar a curiosidade de aprender cada vez mais interagindo com as gerações mais novas, seus filhos e netos. Assim, oferecemos também, cursos diversos para a área rural graças às estas parcerias.

A aluna Marlene Vianna de Paula, de 69 anos, foi uma dos formandos da primeira turma e espera em breve aprofundar seus conhecimentos com o auxílio de seu neto, que a acompanhou.

– Achei muito importante porque a gente que não conhece nada fica curiosa em aprender, e não tem ninguém pra ensinar pra gente. No curso tudo ficou menos complicado e agora quero comprar um computador bom pro meu neto me ensinar.

Professor mestrando na área de envelhecimento, Rafael Tavares que ajudou a viabilizar a realização do curso na comunidade, acredita que a qualidade de vida na Terceira Idade não vem apenas através de uma alimentação saudável e exercícios físicos, mas também por meio de cursos de inclusão.

– É um curso básico, mas que serve de incentivo e tira a grande interrogação para quem nunca usou um computador na vida. Além de estimular o lado cognitivo, criando mecanismos mentais para estimular algo que eles não estão acostumados. E há também a socialização entre eles, diante das tecnologias atuais, muito diferentes para todos.

Além do curso gratuito, o sindicato oferece lanche e almoço para as turmas. Maiores informações podem ser obtidas no Sindicato Rural na rua Dr. Oswaldo Terra, 108, ao lado da Fisioterapia Municipal, de 8h às 17h. O telefone é (24) 2453-3950 e o e-mail: [email protected]


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document