Site da Câmara de Barra do Piraí pode ter sido invadido por hackers que ‘mineram’ BitCoin

by Diário do Vale

Barra do Piraí – O site da Câmara Municipal de Barra do Piraí estaria sendo usado por hackers especializados em ‘minerar’ BitCoin, a criptomoeda mais popular e mais famosa no mundo. As informações são  da própria Câmara. Os hackers agiam através de um código malicioso no script da página. Nesse caso, o código foi gerado e instalado no script do site da Câmara para possibilitar a “mineração”.

Segundo os administradores do site, a ação não causou nenhum prejuízo aos cofres da Câmara ou do município. No entanto, é possível que máquinas de usuários que acessaram o site recentemente tenham sido usadas inadvertidamente para produzir a criptomoeda a favor dos hackers.

“É difícil afirmar de onde vieram os ataques que instalou o código no site público, mas o código malicioso já foi retirado do site e as providências de segurança no servidor já foram tomadas para garantir a segurança dos computadores de quem acessa o site da entidade”, diz uma nota da Câmara Municipal.

Como funciona

Hackers de todo lugar do mundo estão a todo tempo em busca de servidores e sites nos quais consigam inserir seus códigos maliciosos para diversos fins. Após inserido o código, abre-se uma brecha no computador de quem acessa para a ter uma fração de seu processamento a favor do que busca, os hackers. No caso de barra do Piraí, para produção da criptomoeda.

Segundo informações da Câmara Municipal, todos os “logs” de segurança do servidor utilizado para a hospedagem do site já foram solicitados e enviados ao Ministério Público Estadual para perícia completa. Também foram enviados dados de todo o site e também de todo servidor para os peritos do MP, que investigam o caso.

Em análise interna dos dados, no último mês foram registrados ataques hacker à página da Câmara de diversos lugares do Brasil e do mundo. Santa Maria-RS, Uberlândia-MG, Petrolina-PE foram algumas das cidades que basearam ataques contra o site da Câmara. Outros ataques partiram do Equador, Egito, Índia, Tailândia, Argentina, Polônia e Irlanda.

A Câmara enviou nota ao Diário do Vale sobre o caso:

Diante da detecção de código malicioso constatada em nosso site, a Câmara Municipal de Barra do Piraí esclarece que:

1 – O código malicioso detectado no site não causou nenhum dano ou prejuízo aos cofres da Câmara ou do município de Barra do Piraí.

2 – Todas as providências de segurança em relação ao site, já foram tomadas assim que constatada a invasão, afim de garantir a segurança dos usuários de nosso site.

3 – A Câmara Municipal está a total disposição de qualquer um que queira maiores informações e oferece total colaboração para que tudo seja esclarecido, assim como foram adotadas as medidas necessárias para a apuração da responsabilidade do ocorrido.

A Câmara Municipal esclarece, ainda, que a responsável pela administração do site, juntamente com a Presidência e a Direção da Casa Legislativa, estão estudando melhorias extras e novos procedimentos na área de segurança tecnológica do site da Câmara do município de Barra do Piraí.

You may also like

1 comment

Gadamer 8 de agosto de 2018, 09:54h - 09:54

Não foi a Câmara que detectou, foi a promotora de justiça de Barra do Pirai, que inclusive realizou, junto com o GAP, busca e apreensão na própria Câmara e na empresa responsável pelo suporte TI. A medida foi deferida pela 2ª Vara da Comarca.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996