Site do TSE confirma Pezão eleito

by ana Calderone

O site do Tribunal Superior Eleitoral retificou a divulgação do resultado final da eleição em Piraí. Nesta terça-feira (8), o TSE confirmou a eleição de Pezão e retirou o alerta de que a eleição estaria sub júdice.
***
Pezão aguardava uma decisão judicial para confirmar a recuperação de seus direitos políticos, após uma série de vitórias nos tribunais conquistadas nos últimos meses.
***
As últimas vieram na semana da eleição municipal, disputada no último domingo (6), quando Pezão obteve 58,58% dos votos. Com maioria dos votos e garantido pela Justiça, Pezão agora é reconhecido oficialmente pelo TSE como prefeito eleito de Piraí.

Eleito I
Luiz Antônio Furlani, prefeito eleito de Barra Mansa, já está cumprindo agenda para discutir o futuro e o desenvolvimento da cidade junto a entidades representativas. A primeira a ser visita foi a Aciap-BM, na noite de segunda-feira (7), durante a reunião da diretoria executiva.
“Vim hoje aqui me colocar à disposição desta Casa para que possamos, juntos, discutir o crescimento e o desenvolvimento econômico de Barra Mansa. Sempre fui muito bem recebido aqui e não foi diferente no período eleitoral, a Aciap-BM sempre mantendo a postura apartidária, mas preocupada em participar dos rumos do futuro da cidade. Mais uma vez parabenizo a entidade por esse posicionamento e agradeço a recepção que sempre tive aqui”, disse Furlani.
Eleito II
Entre os assuntos discutidos estiveram o Condomínio Industrial, o Shopping a Céu Aberto, as obras do Pátio de Manobras e de infraestrutura necessárias no município. O presidente da entidade, Matheus Gattás, agradeceu a visita de Furlani e afirmou que a Casa estará sempre aberta para discutir e contribuir com o crescimento e o desenvolvimento sócio econômico de Barra Mansa. “Nossa posição sempre foi essa, a Aciap-BM é uma entidade apolítica, apartidária. No entanto, tem como um de seus papéis contribuir para o desenvolvimento da cidade, buscando as soluções para as demandas apresentadas por seus associados bem como pela população em geral”, destacou.
Mal entendido I
O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, lidou nesta terça-feira (8) com uma situação inusitada. É que desde cedo circularam pelas redes sociais vídeos nos quais moradores da cidade reclamavam da paralisação de serviços de saúde. Entre as queixas, estavam a suposta paralisação do CAPS, que atende a cerca de 6 mil pessoas.
Mal entendido II
Tudo teria começado com um post de Mário Esteves no Instagram, na segunda-feira (7). Nele, o prefeito dizia que “para encerrar o governo de forma responsável”, solicitou a todos os secretários para realizar o “maior ajuste possível”, “de modo a garantir que entreguemos a cidade sem grandes problemas financeiros”.
“Estamos realizando um amplo ajuste na máquina pública, em total conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que nos obriga a não deixar dívidas para o próximo gestor. Isso significa ajustar contas, revisar contratos e otimizar despesas, sempre com o objetivo de garantir que a nova administração receba uma prefeitura financeiramente equilibrada e pronta para continuar avançando”, escreveu Esteves.
Mal entendido III
Diante das reclamações da população, ele enviou uma nota à imprensa na tarde desta terça-feira (8). Nela, diz que tudo não passou de um mal entendido e garantiu o funcionamento dos serviços essenciais na Saúde.
“Os atendimentos continuam normais, bem como de emissão de exames. Com relação a alguns Postos de Saúde, não haverá o fechamento de nenhum deles, como aventado. Estamos promovendo um enxugamento na máquina para deixar o mínimo de entraves à próxima gestão, bem diferente do que aconteceu comigo em 2017, quando peguei uma dívida na casa dos R$ 70 milhões. Isso se faz necessário para o equilíbrio máximo”, disse Mário.
Mal entendido IV
Ele pediu calma à população e pediu desculpas por algum entrave que possa havido entre o Poder Público e a população. “Pode ter acontecido de alguém ter entendido mal, ou passado uma ordem errada. Mas, os serviços essenciais vão continuar, conforme eu disse, em menores proporções”, afirmou. Então, tá.
Depressão infantojuvenil
A Campanha ‘Depressão não é Birra’ poderá ser instituída no Estado do Rio. O objetivo é conscientizar a população sobre a ocorrência da depressão em crianças e adolescentes, dando ampla divulgação das características deste distúrbio, suas causas, diagnósticos e tratamentos, além de indicar as medidas preventivas a serem adotadas. As diretrizes da campanha constam no Projeto de Lei 4.509/21, de autoria do deputado Márcio Canella (União), que a Alerj vota nesta quarta-feira (9), em segunda discussão.
Violência contra motoboys
A política estadual de prevenção à violência física, psicológica, patrimonial e moral ao entregador e à entregadora de aplicativo em serviço pode ser instituída no Estado do Rio. É o que prevê o Projeto de Lei 2.278/23, de autoria dos deputados Dani Monteiro (PSol), Professor Josemar (PSol) e Élika Takimoto (PT), que a Alerj vota nesta quarta-feira (9), em segunda discussão. A proposta garante direito à indenização aos entregadores que sofrerem violência a ser paga pela empresa de aplicativo. Especificamente em ocorrências de violência patrimonial, a empresa poderá ser responsável pela restituição dos bens ao entregador e cobrará ao cliente causador do dano o reembolso do valor investido para a reparação da perda.
Água gratuita I
As empresas responsáveis por shows, festivais e demais eventos de grande porte devem permitir a entrada de garrafas d’água e disponibilizar locais de hidratação gratuita nos eventos. É o que determina o Projeto de Lei 2.588/23, de autoria original dos deputados Luiz Paulo (PSD), Andrezinho Ceciliano (PT) e Índia Armelau (PL), que será votado nesta quarta-feira (9).
Água gratuita II
A medida em votação foi estabelecida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a partir da junção de diversos projetos de lei sobre o tema. Alguns deputados deram entrada em propostas parecidas logo após o falecimento da jovem estudante universitária Ana Clara Benevides Machado, de apenas 23 anos, em 17 de novembro do ano passado. Ela veio a óbito devido a parada cardiorrespiratória durante um show da Taylor Swift, no Estádio Olímpico Nilton Santos, Zona Norte do Rio. Neste dia, a capital fluminense registrou temperaturas que passaram dos 40 graus com sensação térmica chegando a 60 graus.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996