>
quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 03:59 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Smac-VR promoverá diversas ações de combate ao trabalho infantil na sexta-feira

Smac-VR promoverá diversas ações de combate ao trabalho infantil na sexta-feira

Matéria publicada em 17 de junho de 2021, 11:40 horas

 


As ações acontecerão na Vila Santa Cecília e buscam dar publicidade aos canais de denúncia

O secretário da Smac destacou que todos são responsáveis por proteger crianças e adolescentes que se encontrem em situações de violação de direitos -Foto: Divulgação (PMVR).

Volta Redonda- A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CDMA), em parceria com a Coordenadoria da Juventude e o Sider Shopping, realizará na sexta-feira, dia 18, diversas ações de combate ao trabalho infantil.

Tendo como objetivo informar e conscientizar a população sobre o trabalho infantil e a importância de combatê-lo, as atividades ocorrem em alusão ao dia 12 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, e será realizada na área comercial da Vila Santa Cecília.

Durante as ações, as equipes irão dialogar com os comerciantes e a população sobre o tema. Serão afixados cartazes em lojas e locais públicos contendo as informações sobre os canais oficiais de denúncia, além de banners, videowall, totens e TVS digitais que estarão em exposição no Sider Shopping e de painéis de LED que ficarão espalhados pela cidade e nos canais oficiais da prefeitura.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, destacou que todos são responsáveis por proteger crianças e adolescentes que se encontrem em situações de violação de direitos.

“Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. Temos vários canais na nossa cidade onde podem ser feitas as denúncias, inclusive o Disque 100, cuja ligação é gratuita. Todas as denúncias são encaminhas para a rede de proteção”, afirmou o secretário.

Em Volta Redonda, a denúncia também pode ser feita ao Conselho Tutelar, através dos números: 3339-9610 e 3339-9261. Caso a situação de trabalho infantil aconteça nas ruas, o Serviço Especializado em Abordagem Social pode ser acionado pelo telefone: 3339-9588.

Enfrentamento ao trabalho infantil

O município oferece dois serviços que contribuem diretamente para o enfrentamento ao trabalho infantil: o PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) e o Serviço Especializado em Abordagem Social, que é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de identificar a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

Protegendo a Infância e a Adolescência

Na última semana a SMAC, através do DPES (Departamento de Proteção Social Especial), lançou o projeto “Protegendo a Infância e a Adolescência” que tem como objetivo oferecer R$ 275 por mês a famílias em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pela secretaria. Em contrapartida, os beneficiados se comprometem a não expor crianças e adolescentes à situação de trabalho, devem mantê-las com frequência escolar e no contraturno comparecer às oficinas de convivência dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A previsão inicial é que 40 famílias sejam atendidas pelo projeto, que conta com verba do governo municipal. Todas serão incluídas no CadÚnico.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document