SME realiza capacitação para professores em Volta Redonda

by Diário do Vale

Professores se preparam para mais um ano letivo da rede municipal (Gabriel Borges/Secom)

Volta Redonda – A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira, dia 04, uma capacitação para professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam no 8º e 9º anos e para professores que atuam no 4º e 5º ano. O objetivo foi apresentar o programa Aprova Brasil, que trabalha na intervenção direcionada, nas competências e habilidades das situações do cotidiano dos alunos. Que visam melhorar a escrita e cálculos.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, além do material didático os professores vão contar com uma plataforma de acompanhamento da produtividade dos alunos.

– O programa Aprova Brasil visa subsidiar recursos didáticos na aprendizagem dos alunos. É um material rico com recursos e cada professor e aluno vão receber cadernos didáticos para melhorar a escrita e cálculos, colaborando com as avaliações educacionais. Outras capacitações serão realizadas pelos professores – disse.

Mais de 250 profissionais de educação da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) e da Secretaria de Educação (SME) participaram da capacitação. Para a professora da Escola Municipal Damião Medeiros, Gislenny Barros, a atividade é um diferencial para os profissionais.

– É um recurso a mais para usarmos dentro da sala de aula. Sendo um material diferenciado e mudando a abordagem didática. A capacitação também colabora com essa mudança de reflexão, pois traz um novo olhar – destacou.

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva enfatizou que apesar da nota do IDEB (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) da cidade ser alta esses recursos visam melhorar ainda mais a educação. “Não estamos poupando esforços e nem investimentos na educação de nosso município. Mesmo com uma nota alta temos que melhorar ainda mais a educação e para isso investimos na adesão desse programa. É mais um recurso que vamos utilizar junto aos profissionais de educação para as escolas da cidade”, contou.

Educação especial

A Secretaria de Educação de Volta Redonda realizou nesta segunda-feira, dia 04, uma capacitação para 73 aprovados no processo seletivo para cuidadores da educação especial. A ação, que foi realiza no auditório da UGB, no bairro Aterrado, teve como objetivo dar informações sobre as características e necessidades dos alunos que são atendidos na rede.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, existia uma carência de profissionais nesta área. “Após o processo seletivo vamos preencher essa carência de profissionais para a educação especial. Novas capacitações serão realizadas de forma mais especifica para cada deficiência dos alunos. Esse foi apenas o primeiro contato, foram informações iniciais que eles terão que trabalhar diariamente”, contou.

Caroline Azevedo, que participou da capacitação, está ansiosa para assumir o cargo. “Acho que a troca de experiência será grande e vamos melhorar como pessoa. Trabalhar com pessoas especiais nos proporciona esse crescimento, é um novo mundo que vai surgir. Sempre participo dos concursos e processo seletivos e dessa vez fui aprovada”, contou.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do cuidador de alunos com necessidades especiais. “Temos que atender as necessidades dos nossos alunos e o cuidador educacional é essencial para realizar um excelente trabalho de atendimento especializado. Eles já terão contato, a partir de amanhã, com esses alunos. Essa capacitação é muito importante tanto para os profissionais quanto para os alunos”, disse.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996