Smel-VR oferece atividade de Yoga gratuitamente na Estação Cidadania

by Diário do Vale

Além de fazer bem para o corpo e a mente, o Yoga traz benefícios à saúde, interligando corpo e mente (Foto: Divulgação PMVR)

Volta Redonda – Uma modalidade milenar que reúne exercícios físicos e mentais, a prática do Yoga também tem o seu dia para ser lembrado, onde  acontece na segunda feira, dia 21 de junho, Dia Internacional do Yoga.

E além de fazer bem para o corpo e a mente, a sua prática traz benefícios à saúde, interligando corpo e mente.

Em Volta Redonda, a Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) oferece gratuitamente aulas da modalidade na Estação Cidadania, no bairro Vila Rica/Tiradentes, com a professora Ayla Moreira Campos, que destacou os benefícios da prática.

“O yoga trabalha tanto com a parte física do corpo quanto mental e emocional. O foco na respiração ajuda a acalmar a mente e, com a prática, pode trazer o controle mental. A prática como um todo ajuda no equilíbrio, na flexibilidade, no relaxamento, diminui a ansiedade, melhora o humor e o sono”, enumerou Ayla.

A professora comentou que as vagas para a atividade estão preenchidas. Atualmente são 35 alunos e outros 45 estão em uma lista de espera. Na Estação Cidadania, os alunos praticam o ‘Hatha Yoga’, sendo uma das técnicas da prática, dando ênfase na postura, respiração e meditação.

“Na Estação Cidadania temos uma prática de meditação e duas aulas de yoga com posturas. Na prática de meditação, começamos com uns minutinhos em silêncio, depois repetimos o mantra Om, fazemos alguns alongamentos, depois um pranayama (exercício de respiração) e a meditação. Nas aulas também repetimos o mantra, fazemos mais alongamentos. Ficamos a maior parte da aula fazendo as posturas do yoga, como as de equilíbrio e torções. Depois praticamos mais rapidamente um pranayama, meditação e terminamos a aula com o shavasana, o relaxamento final”, detalhou.

A professora mencionou que qualquer pessoa pode participar das aulas de yoga, incluindo gestantes, idosos e pessoas com deficiência. “Qualquer pessoa pode fazer yoga, justamente por ela não ser focada somente na prática física. Às vezes, ajustes são necessários, mas os instrutores devem saber adaptar os exercícios de acordo com as necessidades ou possibilidades de cada aluno. Todos podem ter benefícios com a prática”, garantiu.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, comentou que as aulas de yoga foram retomadas com a reabertura da Estação Cidadania, em maio deste ano, e em breve, serão ampliadas para outros espaços da Smel em Volta Redonda.

“Estamos aos poucos retomando com as atividades da Smel. A Estação Cidadania veio para abrilhantar o trabalho não só dá Secretaria de Esporte e Lazer, mas da união desforços da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e da SMC (Secretaria Municipal de Cultura). A yoga é um estilo de vida, uma filosofia milenar que alia exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação. É uma prática de atividades que a gente tinha nas nossas administrações passadas e reiniciamos na Estação Cidadania. Em breve estaremos em outros locais, ainda mais nesse momento de pandemia em que há tanta necessidade de equilíbrio, de meditação, de respiração”, disse, completando: “Tenho certeza que os alunos dessa modalidade estão aproveitando muito esse momento no Dia Internacional da Yoga. Meus parabéns a professora Ayla e a coordenadora da Estação Cidadania, Aline e a todo o time da Smel”.

Serviço

As aulas de yoga na Estação Cidadania acontecem às quartas-feiras pela manhã.

De 7h às 8h: meditação e pranayama

De 8h às 9h30: aula de yoga

De 9h30 às 11h: aula de yoga

You may also like

1 comment

Zero 20 de junho de 2021, 11:26h - 11:26

Hoje todos sabem que a atividade física é aliada ao combate das doenças fisicas, psiquicas e emocionais entretanto o governo ainda não reabriu academia e parque aquático para as arividades fisicas com acompanhamento profissional. Ou seja, o governo Neto contribui com a mortalidade da população idosa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996