Sul Fluminense demite 250 e conclui enxugamento do quadro, diz sindicato

by Paulo Moreira

Cortes da Sul Fluminense são para reduzir excesso de empregados, disse interventor a sindicalista (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda, José Gama, o Zequinha, confirmou que a Viação Sul Fluminense vem fazendo um grande número de demissões nos últimos dias. Zequinha não confirmou nem desmentiu que a quantidade tenha chegado às centenas. No entanto, o número de demissões seria de no mínimo 250.

O sindicalista  disse que o interventor que atua na empresa detectou que há excesso de pessoal nas equipes que operam os ônibus. Segundo ele, enquanto o normal é cada “carro” contar com três equipes de cobrador e motorista, havia alguns com dez. o interventor também teria dito ao sindicalista que a garagem estaria com um quadro mais de duas vezes maior do que o necessário.

“Ele (interventor) disse que as demissões eram uma questão de sobrevivência para a empresa”, afirmou Zequinha.

PDV

Pelo menos parte das dispensas feitas pela Viação Sul Fluminense teria ocorrido em função de um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Nesses casos, o trabalhador confirma o interesse em ser demitido, em troca de vantagens oferecidas pela empresa.

O interventor disse ao site noticioso “Foco Regional” que está pagando todos os direitos trabalhistas dos demitidos, exceto a multa de 40% do valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que ainda precisaria ser “equacionado”.

Linhas urbanas

As 26 linhas e cinco extensões que a Viação Sul Fluminense opera no perímetro urbano de Volta Redonda podem estar prestes a ser retiradas da empresa. O prefeito Samuca Silva declarou a caducidade das linhas em maio e vem tentando fazer a licitação para escolher a empresa ou empresas que substituirão a Sul Fluminense, que tem sido alvo de uma grande quantidade de reclamações de usuários do transporte público.

O caso segue sendo objeto de disputa judicial.

Intermunicipais

Mesmo que perca as linhas que opera em Volta Redonda, a Viação Sul Fluminense vai manter em operação diversas linhas intermunicipais, ligando Barra Mansa a Volta Redonda. A empresa tem ainda uma linha que sai da sede do município de Barra Mansa e vai até o distrito de Amparo, passando por Volta Redonda.

 

You may also like

23 comments

Jacu da Cicuta 6 de dezembro de 2019, 16:55h - 16:55

Uma empresa mau administrada depois do falecimento dos seus verdadeiros proprietários, que hoje está beira da falência consegue na justiça uma liminar impedindo o poder público de firmar contrato emergencial com outras empresas, para assim tentar suprir toda a deficiência da falta de ônibus em todas as linhas operadas pela moribunda Sul Fluminense. É Vergonhoso um cidadão á frente da JUSTIÇA tomar uma decisão tão absurda!!! Trabalhadores levando calotes e sendo coagidos a aceitarem todo tipo de pressão com a chantagem do fantasma do desemprego. Sindicado dormindo e sem tomar nenhuma atitude. População e trabalhares se unam pois vocês são e serão os maiores prejudicados nesse processo de falência desta empresa. Até o MP que se mete em tudo… nesse caso está mudo e deixando toda uma cidade passando a maior calamidade sem transporte coletivo. Prefeitura tá muito passiva nesta questão também, deveria mobilizar o GOV. Do Estado do RJ para através do DETRAN RJ recolher todos os ônibus SUCATEADOS desta empresa que estiverem sem o licenciamento anual e todos os documentos em dia, se tiver IPVA atrasado recole todos. Vergonhoso como ficam todos assistindo o caus passivamente e o cidadão todos os dias sofrendo pra poder ir trabalhar e depois voltar pra casa! E A GENTE AINDA PAGAMOS POR ISSO… EMPRESA DA CALOTE NOS FUNCIONÁRIOS, DA COLOTE NÓS IMPOSTOS, E AINDA ASSIM CONSEGUE LIMINAR DA JUSTIÇA PARA IMPEDIR QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA! Sem esperança alguma e com descredito total dos Tribunais de justiça e de contas!

Morador do bairro Santa Cruz!!!!!! 6 de dezembro de 2019, 14:40h - 14:40

Enquanto isso a população vai sofrendo hoje no bairro Santa Cruz com dois pontos de ônibus o ônibus já ficou lotado quer dizer um monte de trabalhador empregada doméstica chegou atrasado no seu emprego hoje os ônibus não tá tendo horário aquilo lá tá uma vergonha tá uma bagunça e ainda tem um juiz f************ que concorda com isso tudo com certeza deve estar ganhando algum por fora!!!!!!!!

Geilson 6 de dezembro de 2019, 11:23h - 11:23

A linha 115 simplesmente PAROU de rodar desde ontem. Eram 2 ônibus, diminuíram pra 1 só e agora são zero.
Parabéns a Sul Fluminense que conseguiu ser pior que a Agulhas Negras.

Patricia 6 de dezembro de 2019, 10:20h - 10:20

Com certeza deve ter mais funcionários do que ônibus pq os ônibus estão tudo quebrado na garagem. Se estivesse funcionando não estaria sobrando, e não sei como sobra cobrador pq a maiorioa dos ônibus estão sem cobrador o motorista esta fazendo as 2 funções.

dtehosm 6 de dezembro de 2019, 09:08h - 09:08

Esse é o Brasil de hoje….e pelos alunos que tenho…VAI PIORAR!……..uma juventude imersa nos jogos, funk , que desejam mudar o mundo mas nem a cama arrumam ao acordar!……..somos uma nação com 170.000.000 de Joões grilo. chicós e macunaima……o cara implora por um trabalho….quando é admitido TRABALHA MAL e após ser demitido aciona a justiça do trabalho contra o patrão…..a recíproca é verdadeira…com patrões medíocres e incompetentes!…..temos 13.000.000 de desempregados ( a Dilma “criou” 4.850.000) mas a grande maioria desconhece a diferença entre o 0 e o O…………

Samula Silva 6 de dezembro de 2019, 07:32h - 07:32

Quem não gostou pega o aplicativo e chama um carro.

ANONIMO 6 de dezembro de 2019, 06:41h - 06:41

ISSO TUDO É UM PRETESTO PARA QUE A EMPRESA SE MANTENHA PERPETUANDO COM ESSE MONOPÓLIO PRESTANDO PÉSSIMOS SERVIÇOS.ESSE PAPO DE SINDICATO PELEGO NÃO CONVENCE NINGUÉM.

Laticinea 5 de dezembro de 2019, 22:45h - 22:45

Inchado! Tá a cabeça dos Rodoviários traído pelo seus sindicatos da região aonde motorista é cobrador preocupado com o troco na direção fazendo Vale todos os dias!

VAI VENDO 5 de dezembro de 2019, 20:08h - 20:08

Putz! Mais um abacaxi para o Samuca.

As empresas que vierem terão de contratar até 10 funcionários para cada carro.

Falta de planejamento para fazer as coisas. VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.
Eles não entendem de administração e por isso não entendem de planejamento.

Em BM tem pré-candidato a prefeito que é advogado, radialista, empresário, etc. Em VR temos advogado, médica, comerciante (que não sabe fazer contas públicas), temos militar, professor universitário, e filhinho de papai vindo de Piraí.

VAI VENDO aí o que dará se eles se elegem.

Emir Cicutiano 6 de dezembro de 2019, 08:39h - 08:39

Cara, deixa de ser doente! Isso é uma decisão administrativa interna da empresa, nada tem a ver com o poder público!… Ademais, o prefeito pode até recomendar, mas nunca obrigar uma empresa a contratar quem quer que seja. Existe um princípio fundamental na Constituição Federal, que é o da livre iniciativa… Tu não manja é nada de administração…

Quando a CSN, o açougue da esquina, a pequena metalúrgica do bairro ou a lojinha da Fifi demitem, ninguém vem aqui ficar de mimimi. É vida que segue e cada um cuidando de seus interesses. Existem os sindicatos, advogados, TRT e Ministério Público para dirimir eventuais querelas individuais ou coletivas… As demissões existem, fazem parte do cenário num mundo capitalista desde sempre, ou alguém acha que com funcionário da Sul Fluminense é diferente, que o poder público deve garantir seus empregos? Eles não são melhores nem piores que ninguém…

Ricardo Malesch 6 de dezembro de 2019, 09:01h - 09:01

1. Abacaxi porque ? A sul fluminense faz parte do poder público municipal ?

2. Aonde está escrito que para ser candidato a algo precisa conhecer de orçamento público, saúde, segurança, rh, dimensão jurídica, empreendedorismo, desenvolvimento social, cultura, economia, infra estrutura, etc, etc, etc ?

Aonde ?

Já escutou falar em secretariado?
Nem precisa responder

Cara você é burro demais, Cruz credo.

Ricardo Malesch 6 de dezembro de 2019, 11:33h - 11:33

Emir Cicutiano

Esse rapaz é absolutamente louco, gosta de dar pitaco em tudo que é assunto, repare só.
O cara vem falar do prefeito, depois vai na seção do do Voltaço escalar o time, vai no Jorge Calife falar de astronomia.

Isso é um carente desempregado que nunca foi nada na vida, e sobrou a área de comentários do Diario do Vale.

Acredite se quiser : O cara disse que gostaria de ser ASSESSOR na câmara

Agora imagine a situação, esse lunático falando pro chefe: Acho que você deveria fazer um discurso culpando o prefeito porque a Sul Fluminense vai enxugar o quadro de profissionais

Se você chegar lá em Coimbra e contar uma coisa dessas os portugueses vão rolar no chão de rir.

Esse é o nível dos comentários desse infeliz

Pra coroar a situação, fica aqui puxando o saco do jornal dizendo que é o mais lido, mais compartilhado, mais comentado, mais sarado e mais gostoso da região. Nem pra estagiário de entregador ele consegue vaga. Inacreditável.

VAI VENDO 6 de dezembro de 2019, 11:45h - 11:45

Emir Cicutiano, eu acho que Vc não entendeu direito.

Quanto ao outro que é puxa saco de carteirinha parece perdido de vez. Me chamando de burro e não sabe o que significa e como aplicar o advérbio AONDE. Percebe-se assim que não é de ler muita coisa. kkk kkk

Que falta faz ler sempre o DIÁRIO DO VALE, o maior, mais lido, mais comentado e mais compartilhado jornal da cidade e região. Além de não saber escrever, ainda não sabe o que acontece por esses regiões.

Ricardo Malesch 6 de dezembro de 2019, 12:34h - 12:34

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Viu que falou bosta, se colocou na posição defensiva e se fez de vítima
Típico comportamento de covardes e fracassados

Explicar porque razão misturou o quadro de profissionais da Viação Sul Fluminense com a Administração pública de Volta Redonda que é bom, nada

O próximo passo é dizer que foi mal interpretado, pra passar de vez o recibo de semi-alfabetizado

Agora é aguardar alguma notícia de que uma senhora soltou um gás dentro de algum restaurante no Bairro Belmonte, e vir colocar o prefeito no meio do ocorrido.

Afinal de contas, pra arrumar uma vaga de AÇEÇÔ vale tudo, até se passar por jumento de carga.

Anderson 7 de dezembro de 2019, 16:06h - 16:06

Entendi o Vaivendo. E ele tem razão. O prefeito estava apregoando que os atuais funcionários seriam mantidos. Ora, como disse o vaivendo, se o prefeito estiver certo, a próxima empresa deveria colocar dez equipes por carro. Daí a gente entende que essa lei municipal que embasou o prefeito é desprovida de bom senso. Imagina só, você vai pegar um botequim já montado e funcionando, e você é obrigado a contratar os funcionários do antigo dono, sem saber se atendem bem, se não metem dispensa médica à toa, sem saber se não roubam.
A fala do prefeito foi meramente política. A lei municipal em questão será facilmente questionada na justiça.
Porém, reconheçamos a louvável iniciativa do prefeito em tentar provocar melhora no transporte público.

Roberto 5 de dezembro de 2019, 19:36h - 19:36

Essa abertura de propostas de amanhã, dia 06/12, será para valer ou é apenas mais um jeito do prefeito ir empurrando o povo com a barriga para dentro das sucatas ambulantes da VSF?
Estamos aguardando mais esse capítulo.

Só acho 6 de dezembro de 2019, 07:34h - 07:34

O Brasil está falindo e cada dia afundando mais….triste realidade.

ANALISTA 5 de dezembro de 2019, 19:24h - 19:24

DUAS PEDRA BATENDO UMA NA OUTRA,,,,,,,A FAISCA CAI EM CIMA DA POPULAÇÃO DE VR,,,,,, DEMISSÕES EM CIMA DE DEMISSÕES ,,,,ENTRA COM AÇÃO AQUI OUTRA ALI ,,,,,,,E VAMO QUE VAMO !!!!! SERÁ ONDE ISSO VAI PARAR ,,,,,TOMARA QUE TENHA UM FINAL DIGNO PARA O POVO,,,,,, PORQUE INFELISMENTE É NÓS QUE PAGAMOS A CONTA.

Romel Rodrigues Godinho 5 de dezembro de 2019, 20:30h - 20:30

Mentira eu fui mandado embora e não recebi nada,o empresa mentirosa

VAI VENDO 6 de dezembro de 2019, 09:09h - 09:09

Romel

Tanto a empresa como o Samuca mentem à vontade pq sabem que alguns eleitores e funcionários não leem do DIÁRIO DO VALE. Aí não sabem de nada e são enganados.

Ricardo Malesch 6 de dezembro de 2019, 11:54h - 11:54

Não passou 15 minutos e se concretizou o que eu disse no comentário
Puxando o saco do jornal pra ver se descola alguma atividade na vida

Alô diretoria, arruma alguma vaga pra esse rapaz aí dentro, tá ficando feia a situação dele já

Não tem um grupo de entregadores ? Acho que ele é capaz de dobrar o jornal e colocar na caixa de correio, mas sabe como é. Sempre é bom fazer um teste antes né ?

Jacu da Cicuta 5 de dezembro de 2019, 19:17h - 19:17

Muitos ex funcionários reclamando nas redes sociais que foram demitidos e não receberam nada, nada! Se realmente isso estiver ocorrendo, falta união a categoria para juntos formar uma frente de funcionários e ex, unidos cobrando seus direitos junto a justiça e até chamar o sindicato dos rodoviários e fazer uma paralisação na empresa e forçar os administradores a negociar os pagamentos. Vale lembrar que quando a população estava implorando por melhorias nas condições dos ônibus desta empresa, os funcionários se posicionaram contra a população e servindo como massa de manobra. Vejam bem agora o resultado da escolha errada de vcs. ficaram ao lado dos patrões e vejam agora os que o patrões estão fazendo por vocês! Se junte aos funcionários que ainda estão lá dentro trabalhando e juntos se mobilizem por seus direitos esse é o caminhos, desunidos vocês não vão conseguir nada.

Morador de BM 5 de dezembro de 2019, 19:10h - 19:10

Na torcida para que todos consigam logo a entrada no mercado de trabalho.
Natal , Festas de Final de Ano, que data ruim para perder um emprego.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996