Sul Fluminense – Os índices de criminalidade na área do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) tiveram uma redução significativa nas 20 cidades cobertas pelo departamento. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio (ISP), apenas três roubos de veículos foram registrados em maio nas 20 cidades cobertas pelo 5º CPA, ocorrendo em Itatiaia, Volta Redonda e Barra Mansa.
Este é o menor índice desde a criação do ISP em 2003, representando uma redução de 75% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 50% em relação a abril deste ano. No que diz respeito ao roubo de rua, foram registrados 11 casos em maio, também o menor índice histórico, com uma redução de 63% em comparação ao mesmo período de 2023 e de 50% em relação a abril de 2024. Além disso, os roubos de carga foram praticamente eliminados, com apenas dois casos registrados em todo o ano de 2024.
O 5º CPA cuida da segurança de cerca de 1,3 milhão de habitantes no Sul Fluminense e na Costa Verde, além de ser responsável por cinco batalhões da Polícia Militar: 28º BPM (Volta Redonda), 10º BPM (Barra do Piraí), 33º BPM (Angra), 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Paraty) e 37º BPM (Resende).
A queda nos índices de criminalidade coincide com a recente troca de comando do 5º CPA e dos batalhões de Volta Redonda, Barra do Piraí, Angra dos Reis e da 2ª CIPM de Paraty. Em Resende, onde não houve troca de comando, o 37º BPM permanece sob responsabilidade do coronel Marcelo Brasil.
O comandante do 5º CPA, coronel Ronaldo Martins, destacou as abordagens adotadas para alcançar esses resultados. “Os bons dados se devem ao trabalho prolongado dos batalhões do 5º CPA com as delegacias e prefeituras em prol da segurança pública. Estamos aliando tecnologia e diligências com ações de cerco e presença nas ruas, fortificando o policiamento ostensivo”, afirmou o coronel Martins.