Sul Fluminense se destaca no Carnaval 2025 com aumento de turistas

Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia e Angra dos Reis registram crescimento no fluxo de visitantes e aquecem a economia local, segundo levantamento da Setur-RJ e TurisRio

by Mayra Gomes

Sul Fluminense – O Carnaval de 2025 impulsionou o turismo e movimentou a economia de diversas cidades do Sul Fluminense. Um levantamento da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio apontou crescimento no fluxo de visitantes em municípios como Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia e Angra dos Reis, além do aumento na ocupação hoteleira e no consumo local durante o período festivo.

Em Barra Mansa, cerca de 35 mil foliões participaram das celebrações ao longo dos cinco dias de Carnaval. Já Barra do Piraí recebeu aproximadamente 20 mil visitantes entre o Pré-Carnaval e o evento principal. Em Itatiaia, o Carnaval de rua reuniu cerca de 7 mil pessoas entre sábado e terça-feira (1 a 4 de março), com destaque para a Rua das Velas, em Penedo, que atraiu aproximadamente 2 mil foliões. Angra dos Reis, um dos destinos mais procurados, registrou a presença de cerca de 100 mil foliões, reforçando sua posição como um dos polos turísticos do estado.

Em Miguel Pereira, além do aumento no número de turistas, a taxa de ocupação hoteleira chegou a 100%, evidenciando o impacto econômico positivo da festa. Já em Valença, foram 40 mil pessoas entre a sede e distritos. Outro destaque inclui Três Rios, que viu o fluxo de turistas aumentar nos últimos quatro anos, chegando a 15 mil pessoas por dia de evento.

A movimentação intensa de turistas impactou positivamente a economia da região, com aumento na ocupação da rede hoteleira e aquecimento do comércio. A taxa média de ocupação hoteleira no interior do estado chegou a 87,74%, superando os 81,24% registrados no Carnaval de 2024, segundo a Setur-RJ.

Além do Sul Fluminense, diversas outras regiões do estado também apresentaram crescimento no número de visitantes. Arraial do Cabo, por exemplo, recebeu mais de 2 milhões de turistas, enquanto Cabo Frio contabilizou cerca de 800 mil visitantes. Niterói também registrou aumento expressivo, passando de 200 mil foliões em 2024 para 250 mil em 2025. Na Baixada Verde, Nilópolis foi um dos destaques, com estimativa de quase 1 milhão de visitantes nos quatro dias de folia.

A pesquisa indicou que o Carnaval segue como uma das principais festividades do estado, com tradições que se mantêm há mais de 50 anos. Os blocos de rua, escolas de samba, bailes em clubes e shows ao ar livre continuam sendo as principais atrações, atraindo turistas da Região Sudeste e de outras partes do Brasil, além de visitantes estrangeiros.

Para 2026, gestores municipais sugerem maior participação da iniciativa privada e reforço na divulgação dos destinos em feiras e eventos. Além disso, a antecipação da promoção das festividades e o aprimoramento da infraestrutura para recepção dos turistas foram apontados como medidas fundamentais para potencializar o impacto econômico positivo do Carnaval nos municípios do estado.

Foto: João Miguel Junior
Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, esteve na abertura do carnaval no Vale do Café

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996