Surto de cólera mata mais de 50 pessoas no Quênia

by Diário do Vale

Mais de 50 pessoas morreram no Quênia durante no surto de cólera, que infetou mais de 2 mil pessoas em dez cidades e vários bairros de lata de Nairóbi, informaram hoje os meios de comunicação local.

O jornal Daily Nation informou que o número de mortos pela doença supera os 50, enquanto o Ministério da Saúde queniano assegurou que foram registados 42 mortos e 2.156 casos de cólera entre dezembro, quando começou o surto, e 5 de maio, admitindo o rápido avanço da doença.

Organizações de saúde do país consideram que o avanço da doença, uma infeção diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados, deve-se à falta de higiene, especialmente entre as famílias mais pobres.

Os governadores dos municípios de Embu e Meru, onde se registaram várias mortes no fim de semana, disseram ao jornal que estavam trabalhando para prevenir o contágio entre a população.

“Já pedimos às autoridades de saúde que fechem todos os restaurantes e outros estabelecimentos de comida que não cumpram com as medidas de limpeza necessárias”, declarou o representante do Ministério da Saúde em Meru, o médico William Muraah.

Até ao momento, registaram-se sete mortes em vários bairros de lata de Nairóbi, como Kibera, Mukuru ou Mathare, entre outros.

Na capital queniana, foi proibida a venda ambulante de comida, e o diretor da Saúde de Nairóbi, o médico Robert Ayisi, informou que está sendo pulverizado cloro na água e que uma equipa de vigilância está ensinando a população das áreas afetadas elementos básicos de higiene.

Nos bairros de lata de Nairóbi, as casas são construídas com materiais precários, perto de valas que são usadas como esgoto e que muitas vezes contaminam a água que a população utiliza para beber e cozinhar.

O Quênia foi afetado por grandes surtos de cólera, tendo o último ocorrido em 2009.

O cólera, que registra situação endêmica em muitas regiões de África e que aparece com frequência, é uma doença contagiosa que se transmite sobretudo pelo consumo de água ou alimentos em mau estado de conservação, cujos sintomas principais são diarreia, vômitos, febre e pode ser fatal se não for tratada rapidamente.

You may also like

1 comment

Said Ahmad 11 de maio de 2015, 12:54h - 12:54

Estas e epidemias na África de nada tem haver com casualidade, e um controle populacional.
HIV – Originou seu poder de extermínio aonde, África.
Embola – Originou seu poder de extermínio aonde, África.
Cólera – Originou seu poder de extermínio aonde, África.

La e uma terra de ninguém, improdutiva ao mundo, aonde só tem povos miseráveis abaixo do índice de pobreza, ou seja pode matar a vontade que ninguém liga, e não faz falta ao mundo, estas matanças são sempre territoriais e feitas por armas biológicas, na calada da noite, entenderam.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996