Comerciante que matou federais era treinado em tiro esportivo

by Diário do Vale

Florianópolis –  Esqueçam as teorias da conspiração envolvendo a morte dos delegados Elias Escobar, de 60 anos, e Adriano Antônio Soares, de 47 anos. As teorias surgiram pelo fato de Adriano ter sido o delegado que lavrou os procedimentos iniciais do  acidente de avião em que morreu o ministro do STF, Teori Zavanscki, em Paraty, em janeiro deste ano.

A grande questão que alimenta as teorias da conspiração é: como um pequeno comerciante conseguiria matar em um tiroteio dois delegados federais bem treinados no uso de armas de fogo?

A resposta: o comerciante Nilton Cesar Junior era também muito bem treinado em tiro.

Conforme o DIÁRIO DO VALE apurou, Nilton era participante ativo do Clube de Tiro .38, em Florianópolis. Até suas filhas aprenderam a atirar no clube – um dos mais requisitados daquela capital.

Até 2006 Nilton era motoboy. Largou o emprego e abriu um trailer de cachorro-quente em Florianópolis. Inventou até cachorro-quente doce: com morango, leite condensado, chocolate, banana e outros adocicados. Também inventou cachorros-quentes salgados que viraram sucesso.

Já em 2008, o sucesso instantâneo de Nilton ao inventar o cachorro-quente doce

Já em 2008, o sucesso instantâneo de Nilton ao inventar o cachorro-quente doce

No domingo de Páscoa em março do ano passado, Nilton foi destaque em reportagem de mais de 5 minutos no programa “Domingo Espetacular”, da Rede Record, em que destacava o ineditismo das suas invenções de cachorro-quente.

O ex-motoboy virou empresário de sucesso. Saiu da quitinete alugada, comprou dois apartamentos, carro zero e expandiu os negócios: abriu uma pequena fábrica de quindins.

Nada mal para quem saiu da cidade de Itajaí, em 2004, talvez fugindo de um trauma familiar: o pai, Nilton César de Souza, conhecido por Petiço, fora condenado a mais de 10 anos de prisão por tráfico de drogas.

Por fim, segundo os esclarecimentos da Polícia Civil de Santa Catarina, o fato é que o morte dos dois delegados e o tiroteio ocorreram por motivos banais, cujos detalhes ainda estão sendo investigados. Foi uma discussão seguida de uma briga que acabou em tiroteio entre homens bem treinados.

O comerciante que matou os delegados federais era bem treinado como atirador esportivo em clube de tiro de Florianópolis

O comerciante que matou os delegados federais era bem treinado como atirador esportivo em clube de tiro de Florianópolis

 

 

You may also like

52 comments

Graviola 2 de junho de 2017, 08:23h - 08:23

Tal pai tal filho. mas que é uma historinha bem estranha é. A morte do ministro e agora dos delegados…nesse paiseco de mafiosos tudo é possível.

Renata 2 de junho de 2017, 00:15h - 00:15

Eu conheco o nilton…muito gente boa tomara q tudo de certo p ele.
Orando por vc…

capivara 1 de junho de 2017, 13:53h - 13:53

muito estranho esse caso.

Paulo Elias 1 de junho de 2017, 12:50h - 12:50

Há cerca de 90 mil atiradores registrados pelo Exército Brasileiro (SIGMA). Centenas de clube de tiros. Fora os outros milhares de cidadãos que possuem registro de posse de arma de fogo junto a Polícia Federal (SINARM), fora aqueles que em 2009 registraram suas armas na anistia (Destes, 90% não renovaram o registro por conta do absurdo que é a quantidade de requisitos, custos e burocracia).

Agora me digam, com toda sinceridade. São esses indivíduos que causam os cerca de 29 homicídios por 100 mil habitantes? Acham mesmo que os cidadãos que andam corretos e tomam mil cuidados para cumprir a lei são os que estão matando? Essas pessoas representam riscos à sociedade? Quem tece comentários descabidos nunca foram a um clube de tiro, nunca seguraram em uma arma, falam na base do achismo.

E pra quem acha que só policial deve ter armas porque é “bem treinado”, pergunte a qualquer policial que conhece, quantos disparos efetuou em seu curso de policial. Pergunte a um soldado/cabo/sargento do Exército quantos disparos já fez até hoje. Pergunte a um vigilante patrimonial quantos disparos fez em seu curso.

Esse caso é 1 em um universo de muitas pessoas que possuem armas, ou que praticam algum esporte, caça ou colecionismo com elas. Ainda que nada justifique tirar uma vida (a não ser por legítima defesa), é necessário que se investigue e conclua essa investigação. Mas seja qual for o resultado, isso é 1 em 1.000.000.

Até 1997 o porte ilegal de arma de fogo era mera contravenção aqui! E não tinha essa de matar o vizinho, o outro no trânsito e se acidentar. O país era MUITO mais seguro naquela época, mesmo tendo menos polícia e o povo sendo menos “culto”. Não existe estudo nenhum que comprove eficácia de desarmamento civil, NENHUM!

No entanto há vasto material de pesquisa que demonstra o contrário, como os livros: “Violência e Armas”, “Mais armas, menos crimes”, “Preconceito contra as armas” e o título nacional “Mentiram para mim sobre o desarmamento”.

Desde a implantação do Estatuto do Desarmamento até hoje, o número de homicídios aumentou em 30%. Mas como se 90% das lojas de armas fecharam, o porte se tornou proibido e é quase impossível comprar uma arma? Simplesmente porque não é o cidadão pacífico que delinquem.

Carlos Flores 1 de junho de 2017, 20:37h - 20:37

Parabéns caro Paulo, perfeita sua casa explanação !!
Estamos juntos nessa batalha .

Indignado 1 de junho de 2017, 21:49h - 21:49

Paulo Elias, isso é um comentário ou uma carta ? Aff !!

Meganha 1 de junho de 2017, 23:59h - 23:59

“Não existe estudo nenhum que comprove eficácia de desarmamento civil, NENHUM!”, diz o autor do textão.
Vem cá, então aponte um estudo que comprove a eficácia do armamento civil. Sem achismo, viu?

Paulo Elias 2 de junho de 2017, 10:28h - 10:28

“Meganha”

Não sei se poderei postar links aqui, mas se estiver lendo isso é por que foi liberado.

Esse é o relatório do escritório da ONU (UNODC) de 2011 no qual demonstra que é impossível estabelecer relação direta entre armas e homicídios e a maioria absoluta dos proprietários de armas no mundo não cometeram e provavelmente jamais cometerão qualquer crime com essas armas:

https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/statistics/crime/global-study-on-homicide-2011.html

Esse estudo demonstra o fracasso do controle de armas na Austrália e Inglaterra:

https://www.fraserinstitute.org/sites/default/files/FailedExperimentGunControl.pdf

Citei, nada menos que ONU e Fraser Institute. Tá bom ou quer mais? Eu tenho vasto material com fontes e relatórios oficiais, todos confiáveis.

Meganha 2 de junho de 2017, 13:26h - 13:26

Ao cara do textão: belas tentativas, mas, aos fatos:

1) O relatório mostra textualmente (p. 31) o contrário do que vc apregoa: a estreita relação que pode haver entre a disponibilidade de armas de fogo e aumento do número de homicídios, apesar dos defensores da hipótese da “deterrência”. Argumento falacioso o seu, tiro no pé, com o perdão do trocadilho.

2) O estudo da ONG refere-se a dois países com configuração socioeconômica totalmente diversa da nossa. Comparação disparatada.

3) Sobre s realidade brasileira, em especial sobre a eficácia da política de desarmamento, consultar relatório disponível em http://www.mapadaviolencia.org.br, p.65.

Meganha 2 de junho de 2017, 13:28h - 13:28
Melo Rego 2 de junho de 2017, 18:52h - 18:52

Dupla sertaneja para esse comentário, Nem Li e Nem Lerei

Paulo Elias 2 de junho de 2017, 22:52h - 22:52

Meganha, consulte a página 44 do estudo, por favor.

O próprio mapa da violência mostra que em 2004 o número de homicídios subiu de 27 por 100 mil hab. para 29 por 100 mil hab. em 2012. Onde está o sucesso nisso?

Philip Targino 1 de junho de 2017, 11:53h - 11:53

Uma coisa é certa não se chega a paz sem guerra e o problema é o caráter das pessoas e não as armas. Sou totalmente armamentista agora se tem gente contra armas problema é de vocês agora não venha tirar o direito de eu ter a minha na rua. E sobre clube de tiro esportivo não pode ser proibido pois é ali que os competidores do esporte treinam pra competir em nm nível internacional.

Sempre Alerta. 1 de junho de 2017, 11:34h - 11:34

Conversa pra boi corno dormir,arrumou um bode e colocou nas costas dele,já é sujo mesmo.isto é uma conversinha fiada e barata.Logo os canas da investigação de Teori.

De Olho 1 de junho de 2017, 10:54h - 10:54

Não conheço esse cidadão que atirou e lamento as mortes dos delegados. Isso mostra que um cidadão comum e bem treinado pode sim portar uma arma. Creio que foi uma fatalidade de ambas as partes, e que fique claro que o atirador provavelmente não sabia que eram delegados federais. Sou a favor das armas sim! O fato ocorrido é lamentável! Quantos cidadãos de bem morrendo todos os dias por bandidos e sem ao menos uma chance de defesa. Nesse caso poderia ter sido um assalto e garanto que o desfecho seria bandido morto e ele ileso.
SOU A FAVOR DAS ARMAS! Na mão do cidadão bem treinado.

BRAZIL DO SALVE SE QUEM PUDER.. 1 de junho de 2017, 10:04h - 10:04

de um lado, um imbecil armado ( comerciante) de cachorros quentes, ja de outro, 2 delegados,certamente todos estavam bêbados no prostíbulo de baixa renda… não poderia dar noutro resultado…

ivanei 1 de junho de 2017, 11:20h - 11:20

Bom dia !!! Brigas só acaba mal, desde que o mundo é mundo os homicídios exitem até mesmo de existirem armas de fogo e armas brancas e entre outras armas que se usam em momento de fúria.

Aborrecido 1 de junho de 2017, 08:18h - 08:18

Clube do tiro para que, já que o cidadão não pode andar armado ? Isto é o que dá… Tem que acabar com estes clubes também, é por aí que começa os mauricinhos, os riquinhos, a virarem bandidos e assassinos ! Acabem com estes clubes, com politicos, com politicos profissionais remunerados, com bandidagem, EXÉRCITO NELES E NO BRASIL TODO !!

Melo Rego 1 de junho de 2017, 07:36h - 07:36

Pra mim depois dos esclarecimentos só aumentaram as probabilidades de Teori-a pq claro que não iam mandar um inexperiênte pra executar PF, aí tem coisa graúda

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 1 de junho de 2017, 00:15h - 00:15

Filho de traficantes e assassino de dois delegado, Aí tem armação …

Dr adv 1 de junho de 2017, 00:01h - 00:01

Rículas tantas suposições! Esperem o Inquérito e as Investigações que serão feitas por quem de direito! Mas o que faziam Policiais Federais (Delegados) em um prostíbulo? Ainda mais em um de quinta categoria? Será que era um desdobramento da Lava Jato? No mínimo queriam desentupir os bicos da mangueira!

Capitalista de busão 1 de junho de 2017, 00:40h - 00:40

“Dr” é só pra quem fez doutorado, viu?

Euzinho 1 de junho de 2017, 07:24h - 07:24

Isso é verdade …
Mas as vezes ele fez doutorado em direito….

Arrazada 31 de maio de 2017, 23:55h - 23:55

Muito triste ! Conheci Escobar Há muitos anos atrás quando este trabalhou em Barra Mansa e já faz e tempo ! Pessoa muito simples e bacana e que adorava ir no forte casa noturna do saudoso chico pançardes ! Pessoa muito boa não merecia ter tido este fim ! Vai fazer muita falta ,pois era integro . Isso ai com certeza foi rolo de mulher ! Este cara que atirou com certeza era enrabixado com alguma puta e deu nisso ai .Nada a ver com o delegado adriano e com ministro que avião caiu em angra ! Vcs verão ! Isso ai cheira puta .

Capitalista de busão 1 de junho de 2017, 00:38h - 00:38

O Forte era o paraíso das periguetes baixa-renda… Bons tempos…

Meganha 31 de maio de 2017, 21:39h - 21:39

O mais cômico é ver gente que mal sabe escrever, sem treino e preparo algum, achar que sabe manejar adequadamente uma arma sem oferecer risco a inocentes ao redor, com bala perdida, e a ele mesmo.
Esses “entendidos” no mais das vezes são rendidos, têm sua arma roubada e só com sorte não levam chumbo quente nos cornos com a própria arma.

:))) 31 de maio de 2017, 22:15h - 22:15

O mais cômico e você achar que para puxar um gatilho o indivíduo precisa mestrado, pós graduação!

Meganha 31 de maio de 2017, 23:02h - 23:02

Puxar gatilho até um limitado como você consegue. Estou falando em usar armas, o que está muito além de sua pobre compreensão.

Marcelo. 1 de junho de 2017, 09:02h - 09:02

Você deve ser mais um esquerdopata ignorante e cego. Provavelmente deve ser contra a queda, inevitável, do estatuto do desarmamento. Ainda bem que em breve será mais um voto vencido.

Gabriel 1 de junho de 2017, 09:13h - 09:13

Boa Meganha, falou pouco mas só lí verdades!

Maniac 1 de junho de 2017, 17:31h - 17:31

É isso aí!

Janildo 31 de maio de 2017, 21:15h - 21:15

Lamento a morte dos policiais, mas quem esta sofrendo com a perda é o Amaro Branco.
Segundo a família ele esta sedado.

Macunaíma 31 de maio de 2017, 21:02h - 21:02

“Esqueçam as teorias da conspiração”. O delegado abriu as investigações sobre o, digamos assim, acidente que matou Teori. Provavelmente foi uma das primeiras autoridades a chegar ao local do, vá lá, acidente.
Não digo que a culpa seja do autor da matéria: talvez ele tenha votado no “Tem Que Ser Um Que A Gente Mata Ele Antes De Investigar”.

Maniac 31 de maio de 2017, 20:01h - 20:01

Se ninguém estivesse armado, não haveria homicídio!

Julian Carax 31 de maio de 2017, 20:29h - 20:29

no dia a dia como sempre o bandido ta armado..sou a favor do porte

Vai entender 31 de maio de 2017, 21:28h - 21:28

O bandido sempre vai estar armado, com porte ou sem porte! Uma coisa quem tem pessoas q são contra o desarmamento não entende, ou não querem entender, o bandido tá nem a aí pra estatuto do desarmamento, vai matar mesmo, estão nem aí pra lei nenhuma!

Maniac 1 de junho de 2017, 06:01h - 06:01

E quem era bandido nessa história? Dois delegados e um comerciante!

Juliano 1 de junho de 2017, 07:43h - 07:43

Não vou nem comentar… kkkkk
Vou sim…
Aí eles se esfaqueavam!
Arma de fogo é necessário na sociedade!

Gabriel 1 de junho de 2017, 09:20h - 09:20

Julian, os dois delegados também estavam armados, e eram MUITO bem treinados quanto ao uso das armas, além tb de estarem em maior número, aparentemente, tinham tudo para se livrarem do bandido, e mesmo assim foram MORTOS, o porte de arma não os salvou!
O que te faz pensar que armado vc estaria protegido? Nao se deixe iludir, prefira a paz.

Queima de arquivo 31 de maio de 2017, 19:54h - 19:54

Ate o próprio cego sabe a verdade da história , da verdadeira morte do delegado

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 31 de maio de 2017, 19:52h - 19:52

Isso não está cherando bem, Esse angu tem caroço . Logo esse delegado que está apurando a morte do ministro do STF. Tem que apurar Como começou essa confusão .como diz o ditado, cada ação tem uma reação .

Julio 1 de junho de 2017, 08:25h - 08:25

Ele não está apuranda nada o filho de Deus. O acidente ocorreu em Angra e ele como delegado do local SOMENTE abriu o inquérito. As investigações estão por conta da PF de Brasilia.

Julian Carax 31 de maio de 2017, 19:46h - 19:46

Nesse faroeste prefiro dois delegados mortos do que um comerciante.

julia 1 de junho de 2017, 07:37h - 07:37

Pense no que fala retardado, antes de serem delegados eles sao pessoas, e merecem respeito. Voce nao tem familia nao?!!! tenha o minimo de consciencia a respeito do que fala.

Sempre Voltaço 31 de maio de 2017, 19:38h - 19:38

Estorinha mal contada.

É cada uma que aparece 31 de maio de 2017, 19:21h - 19:21

Aliás, esses policiais da PF não fazem uso de armas como o BOPE por exemplo, quem já ouviu aí que a PF trocou tiros com diversos meliantes, pois é gente, treinam bastante, entretanto na hora de fazer uso mesmo ficam apenas na teoria e não se valem da prática. Isso é fato!

Romildo-Tricolor 31 de maio de 2017, 18:53h - 18:53

Sei não … logo o delegado emvolvido na morte do Teori …….. isso tá mal contado…….

Euzinho 31 de maio de 2017, 19:09h - 19:09

Concordo.
Essa história está mal contada, terá sido fogo “amigo”?
Ou alguém ganhou para calar bocas, afinal mortos não falam…

Julio 1 de junho de 2017, 08:27h - 08:27

Ele não está envolvido no caso. Somente acompanhou os fatos por ser o Delegado local no momento do acidente. Quem está investigando é a PF de Brasília.

Cadê a renovação na política vereador e prefeito 31 de maio de 2017, 18:47h - 18:47

Agora ele vai voltar a encontrar papai na cadeia

Eu já tinha avisado. 31 de maio de 2017, 18:17h - 18:17

Pequena cidade de itajai ??? A cidade tem mais de 200 mil habitantes se isso for pequena …….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996