Talibãs tomam controle de área afetada por terremoto no Afeganistão

by Diário do Vale

Cabul – Talibãs afegãos tomaram hoje (28) uma região afetada pelo terremoto de segunda-feira (26), após confrontos em que pelo menos quatro policiais e um número indeterminado de rebeldes morreram ou ficaram feridos, segundo fontes oficiais citadas pela EFE. As informações são da Agência Brasil.

Os talibãs atacaram, a partir de quatro pontos distintos, vários edifícios oficiais, incluindo a casa do governador no distrito de Darqad, na província de Takhar, na fronteira com o Tajiquistão, disse o porta-voz da Administração Provincial, Sanaullah Temory, à agência de notícia.

– Às primeiras horas do dia de hoje, as nossas tropas retiraram-se do centro do distrito para evitar baixas – afirmou, ao confirmar a primeira conquista territorial dos talibãs após o sismo de magnitude 7,5 registado na segunda-feira.

A mesma fonte revelou que pelo menos quatro policiais afegãos morreram e dois ficaram feridos e assegurou que os rebeldes também sofreram um “grande número de baixas”, embora sem especificar.

Fontes oficiais tinham advertido que um dos principais problemas para alcançar a população afetada pelo tremor no Noroeste do país era o fato de estar localizada em áreas controladas ou em disputa com os rebeldes.

O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid disse, em comunicado, que o distrito foi “totalmente” tomado. “Doze policiais morreram e muitos outros ficaram feridos na operação”, acrescentou, ao assegurar que os insurgentes capturaram ainda veículos da polícia e munições.

O chefe do Conselho Provincial de Takhar, Esmatullah Ourbani, disse à EFE que o governo tinha ordenado reforços para a zona para reaver a cidade. Ele acrescentou que atualmente as autoridades estão fundamentalmente focadas nas operações de resgate e de ajuda às pessoas afetadas pelo sismo e que os talibãs se aproveitaram disso.

A província de Takhar foi fortemente atingida pelo abalo, ao ter registado pelo menos 15 mortos e 44 feridos e visto quase 50 casas destruídas, de acordo com dados oficiais.

Segundo o mais recente balanço das autoridades afegãs, pelo menos 115 pessoas morreram e 538 ficaram feridas na sequência do terremoto que teve o epicentro na província de Badakhshan.

No vizinho Paquistão, segundo dados atualizados hoje, o sismo fez pelo menos 248 mortos, elevando o total de mortes em ambos os países para 363.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996