Campanha da Fraternidade fala sobre superação da violência

by Diário do Vale

 

Lançamento: Campanha da Fraternidade 2018 é lançada com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” - Paulo Dimas

Lançamento: Campanha da Fraternidade 2018 é lançada com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” – Paulo Dimas

Volta Redonda

Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, a diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, abriu oficialmente hoje (14), a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
A cerimônia de abertura aconteceu na cúria diocesana, na Vila Santa Cecília onde contou com a presença do Bispo Dom Francisco Biasin, Padre Juarez Sampaio, Padre Nilson José dos Santos, coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Aurea Dias, professora da Universidade Federal Fluminense, Padre Gildo Nogueira e o advogado Alex Martins, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR).
De acordo com Dom Francisco, depois de duas campanhas em defesa do meio ambiente e biomas, para este ano o tema abordado será a violência. ”Os índices da violência são assustadores e a cada ano aumentam no país e no estado do Rio. Ninguém nasce violento, mas o que provoca está violência é a sociedade, que discrimina e comete injustiça contra os mais vulneráveis, iniciando assim o processo de violência”, destacou. O tema da Campanha será trabalhado este ano, segundo dom Francisco, através de grupos de base durante a Quaresma e ao longo do ano. “A Igreja tem os seus meios normais como as missas e os grupos fixos através dos grupos de jovens e famílias. Temos membros da comunidade que são partes de diálogos entre a comunidade e a igreja. Com isso pretendemos fazer com que as nossas comunidades sejam canais de divulgação contra a violência. A comunhão com outras igrejas também é importante para trabalharmos contra esta violência. Que esta campanha não termine na Páscoa e dure para sempre”, ressaltou.

Dados

Dados do texto-base da campanha dão conta de que acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da população do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. A pesquisa aponta também que em 2014, o país chegou ao topo do ranking, com o número absoluto de homicídios, totalizando 59.627 mortes. Só no estado do Rio, dados do Instituto de Segurança Pública registraram em 2017, 6.731 assassinatos. No interior, ainda segundo os dados do ISP, em 2017 foram registradas 1.549 mortes violentas.
– Se nós visitarmos os nossos presídios perceberemos que a maioria dos internos é composta por negros e jovens. Nota-se que a violência atinge principalmente aquelas pessoas que não tem uma proteção dentro de casa. As questões da violência incluem o poder público e o poder judiciário, e se não trabalharmos juntos com outras ações não dará muitos frutos. Acredito que a paz se constrói com uma palavra, “irmãos”, temos que trabalharmos juntos e acreditarmos que temos um Pai comum, assim viveremos a Fraternidade”, afirmou Dom Francisco.
De acordo com o padre Juarez, só do ano 2000 para cá a igreja debateu sete vezes sobre a violência, e nesta campanha vem convidar a todos para realizar uma conversão social. “Muitas vezes nós cultivamos a violência na forma de se vestir ou de se comportar, na nossa sociedade a superação da violência vai depender de todos nós”, reforçou. Na opinião do padre Nilson José dos Santos, coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, a pastoral exerce um papel de apoio ao estado, como também como uma ação restauradora junto aos presos. “Precisamos desenvolver ações que humanizem a vida dos presos para que tenham uma vida mais digna”, salientou. Já o representante da OAB em Volta Redonda, Alex Martins, é da opinião que as instituições públicas têm que criar formas e meios para diminuir a violência, e uma das soluções é o diálogo. “Temos que conscientizar as pessoas de que todos são responsáveis pela diminuição ou não da violência. É preciso criar momentos reflexivos como esse para tentarmos achar caminhos para coibir a violência”, frisou.

You may also like

37 comments

Maniac 16 de fevereiro de 2018, 17:26h - 17:26

A Igreja Católica está morta. Só não vê quem não quer.

guto 18 de fevereiro de 2018, 20:14h - 20:14

Contudo a Igreja Católica cresceu 70% nos últimos 10 anos na Coréia do Sul, pois lá eles não tem padres comunistas!

VAI VENDO 15 de fevereiro de 2018, 23:00h - 23:00

A igreja católica sempre foi partidária daqueles que estão no governo. Foi na idade média, foi no Brasil Império, foi com os petistas (já que ninguém mais votará no partido dos maiores bandidos que tivemos conhecimento) e agora está embarcando em outro partido, o de um deputado do rio.

Para se ter uma ideia, o presidente do congresso nacional no Brasil Império já teve até bispo. Estude mais a Administração Pública para entender melhor.

Eu sou cristão e participo de missa porque sou seguidor de Jesus, e não deixarei de segui-lo. Na minha igreja tudo que o padre fala de política eu não considero, pois ele não está no altar para isso, além de não ser da palavra de Deus, portanto, um desrespeito para com os fieis. Tudo que o padre fala além da palavra do evangelho não tem proteção da oração que eles fazem antes de qualquer missa.

VAI VENDO 15 de fevereiro de 2018, 23:11h - 23:11

Há muitas maneiras de falar de política com isenção. A partir do momento que coloca casos feitos pelo governo já deixa de ser isento para ser partidário. Já começam a destacar um partido em detrimento de outros.

Política é voltada para o bem, para o entendimento, nunca para disputar ser melhor do que outro ou impor qualquer coisa.

Só para lembrar: política é muito diferente de politicagem.

Gabriel. 15 de fevereiro de 2018, 20:11h - 20:11

Realmente, chegamos ao fim.
Memento quia pulvis es et in cinerem revertetur faciemus.

guto 15 de fevereiro de 2018, 15:40h - 15:40

Eu fiquei horrorizado quando li a notícia de que Wagner Moura, agora diretor de cinema, está fazendo um filme sobre o terrorista Carlos Marighella, que fez um manual instruindo como colocar bombas para causarem os maiores efeitos possíveis de destruição e morte….
Eu pensei comigo mesmo que Wagner Moura é esquerdista, logo ele tem direito de defender a violência, o terrorismo e a guerrilha o que não podia ter feito o ex-bispo Dom Waldir de Volta Redonda, pois um cristão não pode ter dois deuses!
Mas o que me deixa mais indignado é que Wagner Moura recebeu da Lei Rouanet R$ 10.000.000,00 de reais, contudo pela Constituição Brasileira o terrorismo é crime! Ou seja, o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, está apoiando um filme sobre a vida de um terrorista que viola a Constituição Brasileira e isso a OAB não viu, não sabe sobre isso, não leu nada sobre isso, não vai fazer nada sobre isso!
A OAB esqueceu da Constituição Federal!
Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

FORA COMUNISTA 15 de fevereiro de 2018, 09:51h - 09:51

JOSE SILVA, AGORA VOCÊ ACERTOU, SOMOS NOS CONTRA VOCÊS (PETISTAS CATÓLICOS) DEFENSORES DE MARGINAIS.

José Silva 15 de fevereiro de 2018, 06:26h - 06:26

Somos todos criaturas de Deus, para sermos irmãos,precisamos aceitar, crê, no sacrifício de Cristo na cruz….se vc não tem Cristo reinando em sua vida, vc não pode ser irmão de um cristão….sem essa de somos todos irmãos….

Platão, o Filósofo 15 de fevereiro de 2018, 08:08h - 08:08

Pai Nosso! perdoai tamanha ignorância, oh! Pai Nosso.

Indigente 15 de fevereiro de 2018, 10:48h - 10:48

José, Deus consegue detectar um puxa-saco de longe, sabia?

VAI VENDO 15 de fevereiro de 2018, 23:14h - 23:14

Falou e disse irmão, MAS eu nunca vou apoiar “irmão bandido”. Irmão que apoia “irmão bandido” até tem minhas considerações de pena.

Gabriel 15 de fevereiro de 2018, 03:17h - 03:17

A violência parece não ter fim.
Uma campanha que procura a paz, só vejo comentários de ódio.
Realmente é o fim.
Não há mais nada que possa ser feito.

Paulo Elias 15 de fevereiro de 2018, 09:22h - 09:22

Gabriel, enquanto buscamos e insistimos nesse discurso de “paz”, bandidos perversos sem qualquer apreço pela vida aterrorizam toda uma população de bem. Se continuarmos com essa mentalidade, a criminalidade só irá crescer, e cada dia que passa estão mais violentos.

Não tente medir bandidos com sua régua moral, você, eu, somos pessoas corretas, nós dialogamos, respeitamos um ao outro, mas não é possível esperar por reciprocidade por parte dos bandidos.

E sabe o que é pior? A esquerda, que reinou por tantos anos no Brasil, conseguiu moldar uma narrativa que irá levar muito tempo para ser desfeita, que é a de bandido ser vítima, exatamente como vimos na matéria nos posicionamentos da OAB e etc. E nessa narrativa, é o meu tipo de comentário que é de “ódio”. Chega a ser cômico tal inversão de valores, que se insistida, continuará a fazer inocentes vítimas a cada dia.

Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha.

PS.: Só pra constar que não acho que bandido bom é bandido morto, MAS, é preciso ser feito o que for necessário, seja lá o que for, para restabelecer a ordem e evitar que mais inocentes morram.

Estamos de olho 15 de fevereiro de 2018, 01:41h - 01:41

Todas as igrejas ( religiões) possuem seus erros e acertos. Porém no Brasil se não fossem as igrejas de todas as denominações pode ter certeza que a situação social estaria muito pior que está. Pelo menos as igrejas fazem varios trabalgos sociais então isso ajuda a diminuir as tensões sociais existentes no país. Caso contrario estaríamos vivendo num caos total. Pois não podemos contar com os nossos governantes. Então maniac apresente uma solução embasada em algum estudo concreto.

guto 14 de fevereiro de 2018, 23:58h - 23:58

Dom Waldir Calheiros dizia que “não era pecado os assassinatos cometidos pelos esquerdistas contra os militares”…
Ou seja, teve um bispo da Igreja Católica que não via pecado que alguém pegasse em armas e atirasse na cabeça dos miitares!
Eu sou contra o assassinato de militares, pois eles trazem ordem ao Brasil! E, se a cidade do Rio de Janeiro ainda não entrou em guerra civil, isso se deve ao fato dos militares estarem ajudando à polícia carioca!
Na minha concepção cristã toda vida deve ser protegida, desde a criancinha dentro do útero de uma mãe até um adolescente dentro de fardas militares cumprindo ordens de manter a ordem pública no país!
Eu acho esse Dom Waldir um profeta do Anti-Cristo!!!
Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

Tá de brincadeira 14 de fevereiro de 2018, 23:49h - 23:49

Ela negócio só negócio tanto as evangélicas como as católicasem sua grande maioria olha o contrabando que rola Solto em Aparecida e ninguém faz nada agora no Braz não pode essa é a igreja de hoje dinheiro o 2 maior proprietário de terras no Brasil e a igreja que $$$$$$$$ aliás não paga impostos $$$$$$$$$

Tá de brincadeira 14 de fevereiro de 2018, 23:45h - 23:45

Por isso a igreja só perde seguidores parece o PT psol falando que a culpa do cara matar e roubar e da sociedade se eu trabalho vários trabalham pq o coitadinho não pode trabalhar agora com as vítimas ninguém se preocupa chega disso tinha que ser igual na Indonésia onde traficante e ladrão não tem vez

Felipe Alves Bardelli 14 de fevereiro de 2018, 22:22h - 22:22

Essas campanhas da fraternidade sao como agua de salsicha, nao servem pra nada. Alias as igrejas nao servem pra nada.

Catraca 14 de fevereiro de 2018, 21:50h - 21:50

Concordo , se existe minha casa minha vida Porque apoiar invasão de Obras do Governo ,principalmente se tratando de Obras destinadas a IDOSOS, Muitos deles tem netos E filhos Que nem liga pôr eles

Paulo Elias 14 de fevereiro de 2018, 21:04h - 21:04

A sociedade (ou seja, eu também) é responsável pela criminalidade? Como assim? Se tudo que fazemos é trabalhar, obedecer as leis e pagar impostos e ainda assim essa conta cai no meu colo?

Novamente se dá as mesmas “soluções” para um problema antigo esperando por resultados diferentes.

É impressionante como ainda teimam em tratar bandidos como vítimas. Caras que compram fuzis de 30 mil reais, que estão dispostos a matar,
a expulsar moradores de suas casas, estuprar e delinquir de todas as formas, essas pessoas são vítimas aonde?

Eu se fosse bandido, com certeza estaria vivendo nos tempos mais prósperos de minha “carreira” de bandido. Você liga a TV e vê que 96% dos crimes não são investigados, vê os “especialistas” dizer que não pode reagir, assiste incontáveis casos de impunidade e uma série de políticos, ONGs e instituições defenderem bandidos com unhas e dentes.

Maniac 14 de fevereiro de 2018, 22:55h - 22:55

Muito bem! E essa bandidagem tem o apoio da igreja!

Morador de BM 14 de fevereiro de 2018, 20:14h - 20:14

Parece congresso do partido dos trabalhadores.

Pombo 14 de fevereiro de 2018, 19:27h - 19:27

Maniac, você falou tudo só falta falar sobre a teologia da libertação (comunista ).

Maniac 14 de fevereiro de 2018, 22:51h - 22:51

Se fosse falar de religiões e sua hipocrisia, escreveríamos livros, bem maiores que a Bíblia.

guto 14 de fevereiro de 2018, 18:05h - 18:05

Não estou entendendo nada! A Igreja Católica fala que a corrupção é uma forma de violência, mas o antigo Bispo de Volta Redonda, Dom Waldir Calheiros, fazia campanha para a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, que foi considerado o pai do Petrolão, O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO MUNDO OCIDENTAL!!!
Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

Maniac 14 de fevereiro de 2018, 22:53h - 22:53

O PT nasceu no seio da Igreja Católica, nas comunidades eclesiais de base, é um partido dessa igreja atual! Lula foi apenas uma criatura sobre a qual perderam o controle, apesar de ainda defendê-lo.

guto 15 de fevereiro de 2018, 15:28h - 15:28

Maniac você cometeu duas fake news no seu comentário.
Primeira fake news: ” O PT nasceu…. nas comunidades eclesiais de base”… Isso não é exato, pois o PT nasceu no colégio Sion da alta classe média em Higienópolis, bairro de alta classe médio na qual mora FHC.
Segunda fake news: “Lula foi apenas uma criatura… apesar de ainda defendê-lo.”… Isso não é exato, pois Lula não é mais defendido por ninguém quanto menos pela Igreja Católica, pois quem estaria defendendo ele seria o ex-Bispo Emérito de Volta Redonda, Dom Waldir Calheiros, que já não está mais entre nós e Frei Betto que foi excomungado pela Igreja!

Maniac 15 de fevereiro de 2018, 17:11h - 17:11

Guto, você está mal informado.

Maniac 15 de fevereiro de 2018, 17:17h - 17:17

Tenho convicção do que escrevo, até porque vivenciei momentos relacionados a isso! Não sou de me informar em publicações tendenciosas…

Platão, o Filósofo 19 de fevereiro de 2018, 11:35h - 11:35

Ao longo da História, a Igreja sempre esteve ao lado do poder, sempre foi assim. Bobo é quem acreditava na opção pelos miseráveis. Piada! Na prática, isso nunca ocorreu. Aliás, que interessante ver a Igreja fazer campanha em favor da fraternidade e contra a violência, isso é muito bom, já que a Igreja foi uma das instituições mais cruel, aliás, crudelíssima durante a Idade Média, com sua intolerância. Época das trevas. Enfim, que bom que as coisas mudam para melhor, e essa triste realidade ficou num passado trevoso, e muito triste… Sucesso na campanha!

Juca 14 de fevereiro de 2018, 15:38h - 15:38

Só no concordo que igreja fica apoiando invasão de obra para idosos ,
No Belmonte, Eles idosos precisam de um lar E de cuidados como estava previsto esta obra no Belmonte,

Maniac 14 de fevereiro de 2018, 14:45h - 14:45

A Igreja Católica e sua hipocrisia é uma das grandes responsáveis pela violência atual, agindo sempre contra o planejamento familiar, alienando seus seguidores com assistencialismo e populismo. Na idade média foi aliada dos senhores feudais e patrocinou uma santa inquisição assassina enquanto vendia vagas no céu, fato que abriu caminho ao protestantismo. Agora o poder econômico a desprezou e ela busca uma nova identidade tão ou mais equivocada que a antiga.

Marconi 14 de fevereiro de 2018, 16:48h - 16:48

Maniac, vai estudar e para de falar asneira.

A gente só fala do que conhece, vc pelo jeito é um completo ignorante no que diz respeito a Igreja Católica.

Saia do passado e conheça a igreja hoje, como verdadeiramente ela é.

Maniac 14 de fevereiro de 2018, 22:50h - 22:50

Marconi, para te elogiar digo que é um alienado digno de pena!

Caio 16 de fevereiro de 2018, 02:27h - 02:27

A Igreja Católica teve de empreender a tarefa de introduzir a lei do Evangelho e o Sermão da Montanha entre os povos Bárbaros, a Igreja Católica forneceu mais ajuda e apoio financeiro ao estudo da Astronomia, por mais de seis séculos – da recuperação do saber antigo da Baixa Idade Média ao Iluminismo -, do que qualquer outra e, provavelmente, todas as outras instituições . A Igreja fundou a primeira universidade do mundo, em Bolonha, na Itália. A criação da instituição dá à Europa o impulso intelectual que desembocaria no Renascimento no século XIV, e na Revolução Científica, entre os séculos VXI e XVII.
Leia : A Igreja Católica por Fernando Nascimento .
NÃO TIRE UM TEXTO EM UM CONTEXTO SÓ PRA VIRAR O SEU PRETEXTO !

Maniac 16 de fevereiro de 2018, 17:25h - 17:25

Caio, acho que você escreve cartas para o papai Noel até hoje… tolinho! Já reservou seu lugarzinho no céu? Deixe de ser pseudointelectual e vá estudar com crítica em varios livros. Igual a esse aí em cima, falando de colégio Sion… isso é o “oficial”, que está no Google, no site do PT. O embrião, a nascente do monstro foi nas entranhas das comunidades eclesiais de base, nas fofocas dos padrecos travestidos de santinhos.

Caio 18 de fevereiro de 2018, 03:59h - 03:59

QUEM PERSEGUE A IGREJA, PERSEGUE O PRÓPRIO CRISTO ! Como está bem claro nesta passagem da Sagrada Escritura ( Atos 9, 3-5 ) . Meu querido, não generalize, não julgue, deixe seu olhar se dirigir somente para Jesus e não se escandalizarás, ainda que tenha alguém na Igreja dando mal testemunho, mas não justifica teu julgamento ( deixe para Deus ) você não tem esta autoridade, não foi dada a você . Meu conselho é que ores por todos que você acha que não estão andando de acordo . Abraços e fique na Paz do Senhor Jesus !!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996