Temer vai aguardar nome de relator da Lava Jato para indicar substituto de Teori

by Diário do Vale
Familiares e autoridades se despedem do ministro Teori Zavascki (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

Familiares e autoridades se despedem do ministro Teori Zavascki (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

Brasília – O presidente da República, Michel Temer, disse que vai aguardar que o Supremo Tribunal Federal (STF) indique um novo relator para os processos da Operação Lava Jato para só então escolher um nome para substituir Teori Zavascki na Corte. “Só depois que houver a indicação do relator”, disse Temer ao ser questionado por jornalistas sobre a nomeação do novo ministro. Teori morreu na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo em Paraty.

O regimento do Supremo prevê que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, pode decidir se os processos da Operação Lava Jato – que eram relatados por Teori – serão distribuídos para outro integrantes do STF ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer. Para chegar à Corte, o substituto deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.

Velório

Temer chegou ao velório de Teori, em Porto Alegre, tecendo elogios ao magistrado. “É um homem de bem. O que o Brasil precisa cada vez mais é de homens com a competência pessoal moral e profissional do ministro Teori. Que Deus conserve na memória dos brasileiros como um exemplo a ser seguido”, disse.

No velório: Michel Temer (ao centro) com ministros, Rodrigo Maia e o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

No velório: Michel Temer (ao centro) com ministros, Rodrigo Maia e o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

O corpo do ministro Teori Zavascki é velado desde a manhã deste sábado (21) no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

You may also like

1 comment

Meu nome é Zé Pequeno! 23 de janeiro de 2017, 19:23h - 19:23

Queremos um juíz “imparcial”! Não queremos um “juíz” comprometido com “este” ou “aquele” lado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996