Temer vai se reunir com Conselho da República para discutir intervenção

by Diário do Vale

Brasília – O presidente Michel Temer convocou para esta segunda-feira (19), às 10h, em Brasília, uma reunião do Conselho da República para tratar do decreto presidencial que autorizou a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Criado por lei em 1990 para deliberar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas, o Conselho da República é dirigido pelo presidente da República e composto pelos presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria no Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade.

A informação foi confirmada no início da noite deste domingo (18) pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, após reunião com Temer no Palácio da Alvorada. O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, também participou do encontro.

Segundo Eunício, apesar de ter consultado previamente sobre a edição do decreto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Torquato Jardim, Temer pretende explicar a medida a todos os membros do Conselho da República.

“Não é obrigatória a consulta prévia [ao conselho]. É obrigado que, enquanto não se aprova no Congresso, ele tenha que dar conhecimento ao conselho”, disse o senador.

Reforço da segurança no Ceará

Sobre a decisão de Temer de determinar o envio de uma força-tarefa de policiais ao Ceará, estado do presidente do Senado, Eunício disse que a medida foi solicitada por ele e pelo governador, Camilo Santana, para auxiliar os policiais do estado com apoio se inteligência.

“A situação da segurança pública no Brasil é grave. Isso é sinal de que o presidente, do ponto de vista de fazer ações preventivas e de combate, como está acontecendo no Rio de Janeiro, está fazendo enfrentamento do crime organizado”, disse Eunício ao sair da reunião no Palácio da Alvorada.

You may also like

3 comments

gadamer 19 de fevereiro de 2018, 19:15h - 19:15

Só um detalhe importante, o Conselho da República foi criado pela CRFB/88 (art. 89) e seu funcionamento é regulamentado pela Lei nº 8.041/1990. Também não se dá ciência ao Conselho, ele é órgão consultivo. Mas se a consulta é prévia ou não, isso já é divergente. É importante ressaltar que a intervenção é civil (a intervenção não é militar. No caso do Rio ela está sendo executada pelo Comando Militar do Leste).

VOTONULO 19 de fevereiro de 2018, 10:47h - 10:47

Mas… o exército já não estava no Rio desde o ano passado, até Dezembro??????

Manifantocheenvergonhado 19 de fevereiro de 2018, 09:56h - 09:56

A intervenção militar que o Brasil deseja é sobre esse governo golpista e corrupto, exemplo de impunidade para todo bandidinho. Todos defendidos por juizecos mal-intencionados.
Essa intervenção é mais um golpe do vampiro neoliberalista e sua gangue para desviar a atenção sobre si e , entre outras mazelas, aprovar a reforma da previdência. Mais uma manipulação sobre o pobre povo brasileiro.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996