Tenda de proximidade em Volta Redonda alcança mil aliados

Projeto da Ordem Pública foi criado em março deste ano como o objetivo de fortalecer ainda mais a segurança na cidade

by adrielly ribeiro

Foto: Divulgação – Semop

Volta Redonda – A ‘Tenda de Proximidade’, projeto da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) – criado em março deste ano para fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda –, ultrapassou as mais de mil pessoas cadastradas. A iniciativa percorre os bairros da cidade coletando dados de moradores que queiram se tornar colaboradores da segurança pública, através de grupos de WhatsApp – os chamados “Aliados da Ordem Pública”.

Neste período em atividade a “Tenda de Proximidade” esteve em 34 bairros, cadastrando 1.023 moradores em canais de comunicação geridos pela Semop. O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que através da “Tenda de Proximidade” a secretaria quer estar mais próxima da população.

“Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas podemos ter um cidadão de bem que pode municiar as forças de segurança com informações. É importante termos pessoas que queiram colaborar com a segurança, a quem chamamos de ‘Aliados da Ordem Pública’. Através de grupos no WhatsApp, eles podem informar sobre crimes, movimentações suspeitas ou qualquer tipo de anormalidade que possa acontecer em seus bairros ou localidades. Isso encurta a distância entre o problema e a solução”, disse Luiz Henrique.

O secretário frisou ainda que a “Tenda de Proximidade” não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos.

“Trata-se de um projeto de segurança suplementar, interagindo com as associações de moradores, empresários e centros comerciais. Estamos somente ampliando os canais de comunicação com as forças de segurança, até para entender a dinâmica de determinado bairro. Nem sempre seremos chamados por conta de um crime, mas às vezes um conflito entre vizinhos pode gerar uma situação delituosa. A melhor solução é sempre a harmônica. A colaboração do morador é essencial para tornar Volta Redonda mais segura e melhor para todos. É muito importante a participação popular no Sistema Integrado de Segurança Pública”, concluiu Luiz Henrique.

Agenda e doações ao Rio Grande do Sul

A ‘Tenda de Proximidade’ da Ordem Pública está nesta quinta-feira (16) no bairro Três Poços, e na sexta-feira (17) estará no São João. Sempre das 10h às 14h. O projeto ainda tem recebido doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Tudo o que for doado é encaminhado ao Estádio da Cidadania, que está sendo ponto de coleta de doações do município.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996