segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Terminal de ônibus da Beira Rio entra em operação em caráter provisório

Terminal de ônibus da Beira Rio entra em operação em caráter provisório

Matéria publicada em 6 de dezembro de 2018, 20:16 horas

 


Cerca de 20 mil usuários por mês do transporte irão utilizar o local que estará funcionando em caráter provisório

Rodrigo Drable fez a entrega oficial do Terminal (Foto: Divulgação)

Barra Mansa – O novo terminal de ônibus da Avenida Getúlio, na Beira Rio (ao lado da Ponte dos Arcos) entra em operação em caráter experimental e provisório. No início da noite desta quinta-feira, dia 6, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da vice- prefeita, Professora Fátima, de secretários, de presidentes de Associações de Moradores e de vereadores fez a entrega oficial do Terminal.

Segundo dados da Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transporte), o terminal atenderá cerca de 20 mil passageiros/ mês, com 10 linhas em operação para os bairros Vista Alegre, Vila Nova, São Francisco de Assis, Vila Maria, Loteamento Sofia, Santa Izabel, Getúlio Vargas, Jardim Central e Torre do bairro Santa Rosa.
O terminal foi transferido do Parque Centenário onde funcionava até ontem (quinta-feira), para que as obras do Corredor Cultural fossem concluídas.

– É importante frisar que o terminal foi transferido de forma provisória para a Beira Rio até que as obras do Palácio Barão de Guapi sejam concluídas. Se a experiência for positiva e a população e os usuários aprovarem podemos mantê-lo depois – disse o prefeito Rodrigo Drable.

O prefeito lembrou ainda que não foram aplicados recursos públicos no projeto. De acordo com ele, a obra foi feita com recursos do Consórcio de empresas de ônibus que administra o sistema de transporte coletivo de Barra Mansa.
Para garantir mais conforto aos usuários, o terminal de ônibus vem acompanhado de outros serviços de grande importância para a população, já em funcionamento, como o aplicativo de mobilidade urbana Moovit, a rede de Wi-Fi nos coletivos e no local e a central interna de monitoramento dos veículos na Coortran. Em fase de teste o painel eletrônico com horários de chegada e partida dos ônibus, em tempo real e as câmeras de segurança que estão sendo instaladas na Beira Rio.

Na Beira Rio também foi construído o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus com materiais recuperados, reformados e doados. O espaço, que até então era ponto de usuários de drogas e prostituição, hoje abriga eventos culturais, religiosos e esportivos. A reurbanização contemplou a faixa marginal do Rio Paraíba do Sul com vista para a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis. Com a entrega do novo terminal, o ponto de ônibus da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, foi desativado.

A empresária e representante do Sicomércio e CDL, Ana Claudia Tressoldi deu sua opinião sobre a intervenção. “Acho que a Beira Rio é o melhor local, mas como o prefeito disse, temos que avaliar. Se a população achar que é melhor usarmos esse local para lazer podemos fazer o que população desejar”, disse Ana Claudia. O presidente da Associação de Moradores da Vista Alegre, José Reis, elogiou o projeto e se mostrou otimista.

“Realmente as instalações aqui do ponto da Beira Rio vem facilitar para o usuário do transporte público. Queria parabenizar o prefeito pela iniciativa porque o local é ponto de ligação entre o Centro e a Vista Alegre”, disse o representante do bairro Vista Alegre.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Barra Mansa (Codec), Arivaldo Mattos, também expressou sua opinião. “A estrutura é boa e vamos testar para ver a funcionalidade. Vamos avaliar e ver os ajustes. Torço muito para dar certo”, disse Arivaldo.

Xisto Neto, presidente da CDL, enxerga a iniciativa de forma positiva. “Acredito que a experiência é válida e temos que saber a hora de avançar e recuar. A iniciativa é ótima, mas o dia a dia que irá dizer se vale ser ponto de ônibus ou área de lazer e entretenimento”, avaliou Xisto.

Tecnologia

A equipe da Coortran tem utilizado ferramentas de tecnologia para garantir maior fluidez nas informações e no trânsito. Neste contexto, implantou o Moovit, aplicativo que permite acompanhar os horários dos coletivos e seus itinerários em tempo real, além de localizar a rota do ônibus, tempo de viagem, tarifa, horário das linhas, identificar o ponto de ônibus mais próximo e o tempo estimado que o coletivo levará para chegar até o passageiro e a seu destino final. A rede Wi-Fi barramansa está em 30% da frota do transporte público. A projeção é de que até fevereiro de 2019 chegue a 100% dos ônibus.

Painel

Para acompanhar todo o trajeto dos ônibus no fluxo do trânsito, a Coortran instalou uma sala de monitoramento dos coletivos, de onde é possível identificar horários e problemas com os veículos, entre outros itens. E em fase de teste, o painel eletrônico com horários on line dos ônibus que será instalado na Avenida Beira Rio.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, o painel faz parte de um projeto piloto. “Estamos realizando testes no equipamento com a finalidade de verificar a plena utilização desse dispositivo como mais uma ferramenta de informação sobre os horários dos coletivos. Se for aprovado, a intenção é instalar outros painéis em pontos considerados prioritários para os usuários dos ônibus”, detalhou Furlani.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Aviso aos interessados, se ônibus desse voto ueslei seria prefeito ou no mínimo se elegeria Deputado Estadua, no entanto o número de votos obtidos pelo mesmo quando candidato nas ultimas eleições não conseguiria nem para vereador. Se a carapuça servir…

  2. RETOMAR AS OBRAS DO CORREDOR CULTURAL KKKKKKK TBM NÉ DPS QUE FIZERAM UMA FESTA PARA COMEMORAR UM ANO DA OBRA PARADA É MINIMO QUE ESSE PREFEICE PODE FAZER, JÁ QUE NÃO FAZ NADA DESDE QUANDO ASSUMIU.

  3. Só uma correção: não é a linha Vila Maria que será atendida, mas é a linha Vila Coringa, da Colitur. Atenderá também as linhas municipais: Alto da Vista Alegre, Ari Parreiras, Amparo, Santa Rita de Cássia, Loteamento Aiuruoca e Vale do Paraíba, todas estas da Triecon. Atenderá também as linhas intermunicipais da Resendense e Viação Cidade do Aço (Vista Alegre X Rodoviária de Volta Redonda) e Vição Sul Fluminense (Jardim Amália Via Castelo Branco X Barra Mansa Via Ano Bom e Volta Redonda Via Retiro / Aterrado X Barra Mansa Via Ano Bom).

  4. Sr Prefeito, Digão! quando tiver caindo o famoso pé da’gua vc da uma ida la nesse famoso, imprestável ponto de ônibus! È uma baita sacanagem com o Novo!

  5. fizeram uma obra toda pra ser PROVISÓRIO?????

    alô rodrigo, eleição tá chegando

    dinheiro de imposto não é capim

  6. Morador de Barra mansa

    E a obra do Palácio Barão de Guapy
    fica para quando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document