domingo, 23 de janeiro de 2022 - 03:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Olimpíadas 2016 / Thiago Pereira chega ao Rio com a equipe de natação

Thiago Pereira chega ao Rio com a equipe de natação

Matéria publicada em 2 de agosto de 2016, 17:30 horas

 


Thiago Pereira e companheiros de equipe posam para foto já no Rio

Thiago  e companheiros de equipe posam para foto já no Rio

Rio – A equipe brasileira da natação desembarcou no Rio de Janeiro, com a maior delegação de sua história. Ao todo, serão 33 atletas que buscarão medalhas para o país. Os principais nomes da equipe brasileira são Thiago Pereira, Etiene Medeiros e Bruno Fratus.

O único ouro brasileiro na natação veio em Pequim 2008, nos 50m livre, com Cesar Cielo. Desta vez, o paulista não conseguiu a vaga, e não representará o país nos Jogos. Na prova que lhe rendeu o lugar mais alto do pódio, será justamente Fratus quem buscará uma medalha.

Thiago Pereira, que tem uma prata em Olimpíadas, nos 400m medley, disputará apenas uma prova: os 200m medley. O atleta, que conta com 15 ouros em Jogos Pan-Americanos, é também uma esperança da modalidade.

No feminino, o principal nome é Etiene Medeiros. Às voltas com um caso recente de doping, que ameaçou sua participação na Olimpíada, a pernambucana disputará quatro provas, contando o revezamento 4x100m livre. Nas individuais, ela está apta para buscar a medalha nos 50m livre, 100m livre e 100m costas.

As provas de natação acontecerão entre os dias 6 e 13 de agosto. Ao longo da história, o Brasil tem 13 medalhas na modalidade, mas apenas um ouro, justamente com Cielo, oito anos atrás. São outras quatro pratas e oito bronzes.

Americanos quietos

Na madrugada desta terça-feira, o nadador estadunidense Michael Phelps desembarcou no Rio de Janeiro para sua quinta participação em Jogos Olímpicos. Com um grande isolamento da segurança, Phelps foi o último atleta a deixar o aeroporto e saiu sem trocar uma palavra com a imprensa.

Toda a delegação estadunidense, composta por 45 nadadores, teve a chegada de seu voo atrasada e seguiu direto para a Vila Olímpica da Barra. Os competidores realizaram preparação na cidade de Atlanta, na Geórgia.

Dono do título de maior medalhista na história das Olimpíadas, com 22 triunfos, sendo 18 de ouro, Phelps voltará aos Jogos após mais de um ano e meio parado depois de ter anunciado sua aposentadoria ao final da competição de Londres 2012. No Rio de Janeiro, o estadunidense participará das provas individuais dos 100m e 200m borboleta, além dos 200m medley, podendo ser escalado para os revezamentos 4x100m e 4x200m livre e 4x100m medley.

Além de Phelps, que anunciou sua aposentadoria definitiva após o Rio, outras lendas olímpicas como Ryan Lochte (11 medalhas) e Missy Franklin (quatro ouros em Londres 2012), também desembarcaram no Aeroporto do Galeão. Ainda no Texas, nesta segunda, o nadador postou uma foto em seu Instagram se despedindo em clima descontraído das piscinas de Houston. “Último treino em solo americano completo. Nada como uma diversão após isso com a equipe”, diz Phelps.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document