quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / TJ autoriza licitação de linhas da Sul Fluminense

TJ autoriza licitação de linhas da Sul Fluminense

Matéria publicada em 24 de junho de 2019, 18:03 horas

 


Decreto que cassou a concessão da empresa volta a ter validade, depois de decisão judicial de segunda instância

Volta Redonda – Uma decisão do desembargador relator Adolpho Andrade Mello, da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, acatou o Agravo de Instrumento da Prefeitura de Volta Redonda sobre o decreto de caducidade da viação Sul Fluminense. O agravo teve o intuito de reverter a decisão de primeira instância, a favor da empresa, que suspendia os efeitos do decreto. A decisão – agora revertida no TJRJ – era a única favorável a empresa e que impedia a licitação das 31 linhas da empresa.

Com isso, a Prefeitura de Volta Redonda está liberada para realizar concorrência e definir qual ou quais empresas terão a titularidade das das linhas da empresa.

Na decisão judicial a favor da prefeitura, o desembargador destaca que a decisão de primeira instância vulnerava o devido processo legal, pois o município não era parte do processo.

– E o fato de que os atos da administração gozam da presunção de legalidade e legitimidade, e suspendê-los ou nulifica-los, exige processo judicial em que pese a pessoa jurídica de direito público esteja no contraponto da pretensão – diz a decisão judicial.

Em 10 de maio, o prefeito Samuca Silva decretou a caducidade da concessão e determinou a licitação das linhas. O motivo: o grande número de reclamações e má qualidade do serviço e dos veículos.

– A empresa foi chamada várias vezes ao diálogo e prazos foram concedidos para melhoria. Agora precisamos dar um retorno positivo para a população, que merece um transporte de qualidade. A população de Volta Redonda não pode mais sofrer com o serviço precário. A empresa passa por um momento delicado, inclusive com intervenção judicial – destacou o prefeito Samuca Silva.

Segundo o prefeito, o poder público está preparando o edital para a licitação das linhas da empresa, que é a que opera o maior número de trajetos.

– Enquanto a licitação não acontece, precisamos dar um retorno rápido a população. Estamos analisando as medidas. Lembramos que estamos preocupados com a empregabilidade. Vamos nos encontrar com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Ministério Público do Trabalho e vamos dar um retorno – comentou o prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

52 comentários

  1. Avatar

    Parabéns ao prefeito por lutar pelos munícipes

    Os que dependem desse transporte te aplaudem

    • Avatar

      Eu dependo e não aplaudo coisa nenhuma. Vcs estão sonhando com todos os ônibus novos, todos circulando de 5 em 5 minutos. Fala sério, quando o senhor Fernando era vivo o povo reclamava, o cara morreu povo reclama, sul fluminense perdeu linhas povo vai continuar reclamando. Essas empresas n tem capital pra realizarem os sonhos de vcs n cambada.

  2. Avatar

    Quanta especulação (politicagem), nesse caso da Viação Sul Fluminense! são vereadores e um deputado tomando posições equivocadas esquecendo do interesse da população, defendendo o que não como defender! Primeiro a decisão tomada pela Prefeitura de Volta Redonda foi correta, hoje essa empresa não tem mais condições de prestar o serviço de transporte público com qualidade e segurança necessários para o bom funcionado do serviço, simples assim! Vemos a maioria dos vereadores se posicionando a favor da empresa e indo contra o direto do cidadão de volta redonda que paga as passagens, se posicionam com intuito apenas eleitoreiros. Em primeiro lugar deve vir o direto, interesse público, os diretos do cidadão! Querem fazer oposição ao prefeito? Que façam oposição partidária, não oposição a cidade de Volta Redonda! Que isso…?! Tá vergonho a posição de certos políticos nesse caso da Sul Fluminense! Agora, quanto aos empregos! Simples, a empresa que ganhar a licitação terá que contratar pessoal capacitado, que contrate os que forem dispensando pela VSF. O serviço de transporte publico está de ruim a péssimo, os senhores tem o dever de fiscalizar as empresas e exigir serviços melhores para população de nossa cidade! ESTAMOS DE OLHO.

  3. Avatar

    Prefeito cadê o aeroporto regional ?????? Prefeito cadê o trem regional ????? Samuca seja um líder na volta do trem regional, faça uma reunião com os prefeitos regional para implantação imediato desse trem, Samuca , vamos destruir o monopólio dos combustíveis com a implantação do trem regional quebraremos de vez esse monopólio de posto de combustível, Serve para vc também Dr Furtado não venha enxugar gelo, tem implantar o trem regional e o aeroporto regional . Veja bem uma de volta redonda ao Rio = 80,00 reais de tiver-se aeroporto a passagem de avião seria em torno de 140,00 reais e de trem seria em torno de 35,00 reais . povão não se levar por pouca coisa.

    • Avatar

      Nada disso é atribuição do prefeito. Sua atuação se restringe aos limites municipais…

    • Avatar

      Emir Cicutiano, esse rapaz aí quer causar, só isso
      É outro soldado daquele senhor redondo que um dia se achou dono de Volta Redonda

      Daqui a pouco ele vai perguntar ao prefeito cadê a sonda espacial para estudar Jupiter

  4. Avatar

    Bom seria se esse prefeito lutasse tanto pela melhoria da saúde, quanto luta em tirar ônibus da sul fluminense. Povo vai nesses hospitais em busca de atendimento e nem voltam pra casa pq MORRE por falta de atendimento. E esse prefeito movendo céu e terra pra prender ônibus. Sério que isso é mais importante senhor prefeito. Aff vá cuidar da saúde que vc ganha mais, quem sabe pode ate ganhar nas próximas eleições kkkk. Vc vai garantir o emprego das pessoas que ficaram desempregadas? Ou vc acha que as novas linhas tem capital pra assegurar todos que foram mandados embora? Ah vai cuidar da saúde que vc ganha mais. vai prender o registro desses médicos que não prezam pela vida do ser humano pq ai sim vc ganha mais.

    • Avatar

      Cada coisa em seu tempo, tudo tem seu lugar. Vc quer colocar nas costas do Samuca atribuições que são também do estado e da União, sendo que, dos três, o prefeito é quem menos recursos tem. Depende de repasses, de boa vontade…

  5. Avatar

    Neste momento a população precisa estar do lado do prefeito. Eu estou com o Samuca, só nesta ação, diga-se de passagem.
    A outra foi na primeira semana de trabalho cancelar os R$ 62 milhões em empréstimos da CAIXA que o PT estava doido para colocar as mãos para fazer o Arco das Centralidades que nem projeto tinha.

    Agora precisamos estar atentos ao vereador Carlinhos Santana e ao deputado estadual Marcelo Cabelereiro que são os defensores da VSF. Qual será a deles?

  6. Avatar

    Sério que tem gente reclamando do CIRCULAR 15 que passa de 10 em 10 minutos e vazio? Vai andar de CIRCULAR 16 pra vc ver o que é sofrer! O 16 tem apenas 2 ônibus IMUNDOS rodando na linha, o que deixa quem depende do ônibus praticamente 1 HORA no ponto!

    • Avatar

      Em Santa Cruz é uma vergonha, a população aumentou e vai aumentar mais, e os ônibus são uma porcaria, fora que nunca passa e quando passa vem lotado e não para. Meu filho sempre chega atrasado na escola e não entra, pois o Barão de Mauá não permite entrar na segunda aula.

    • Avatar

      Nossa Elaine seu filho ja deve esta reprovado, já que sempre chega atrasado e a escola não deixa entrar, então ele nunca vai a aula. Estudo no Barão e a escola deixar entrar sim, dando uma justificativa.
      Acho que ele chegar sempre atrasado não é culpa so do onibus.

    • Avatar

      Santa Cruz, Santo Agostinho, Açude, Vila Rica, Três Poços… Esse povo não sabe o que é esperar ônibus, tem que tomar um choque de realidade…

  7. Avatar
    SindicalistaNervoso

    Nos sindicalistas entraremos de GREVE GERAAAAAAAAAAALLLLULALIVRELLLLLL!!!!! CANCELEM ESSA PALHAÇADA!!!!!!

  8. Avatar

    Está na hora de implantar o bilhete único e bilhete no valor de 50 % do valor da passagem para quem viajar em pé . Agora na questão do Detro, vejo uma grande covardia com a população que utilizam a linha intermunicipal ( Pinheiral) se a Pinheiral entrar no lugar da Sul Fluminense vai piorar o que estava pior !! Como o prefeito trocou de partido e foi para PSDB Dória Fernando Henrique aquele que apoiou a privatização da CSN e apoiou a criação da força sindical financiada pela FIESP . Se a população não pensar irão se dá mal .

  9. Avatar

    Um dia a São Miguel foi a solução lá em Resende. Vejam como está hoje. O problema está em como os contratos são feitos.
    Os herdeiros da sul fluminense não pagaram e bem pagaram direitos trabalhistas e fica por isso mesmo. Brazil!

  10. Avatar
    Maria da cidade poluída da sucata que paga salario minimo

    Prefeito por favor é a sua vez,ônibus climatizado.Deveriam sim as outras empresa se adequar também se não já passaram da época de rodarem também; só carroça.

    • Avatar

      Maria das revoltas Não quer que sirva cafézinho tbm não? Uma massagem nos pés enquanto não chega no bairro. kkkkkk Povo bobo acha mesmo que todos os bairros terão ônibus novos? Pelo amor de Deus gnt acorda

    • Avatar

      Com esse portuguesinho safado, vc deveria estar é tracionando carroça…

  11. Avatar

    Prefeito !!! ..aproveite a oportunidade e desmembre as linhas da Sul Fuminense ..de modo que possa operar mais de uma empresa … é a chance de acabar com o monopólio … Se fizer a licitação para apenas uma empresa …em breve voltará a ser refém deste monopólio … Pense nisso !!!

  12. Avatar
    Volta Redonda que eu quero

    Está na hora do Prefeito tirar o sonho antigo da população…..
    Bilhete Único

    Criar terminal de embarques onde passam todos os ônibus, no caso melhor local Vila Santa Cecília…
    onde os passageiros poderão fazer a baldeação
    .

    • Avatar

      Penso que há inúmeras empresas querendo instalar empresas de transporte em Volta Redonda. É hora de ver quem está ou não corrompido com a Sul Fluminense, Elite e Agulhas Negras. Já chega dessas empresas.

    • Avatar

      Ajuda nos aqui da região leste de Barra mansa.
      Está empresa agulhas negra já deveria ter acabados ônibus velhos sucateados não cumprem os horários.
      Não sei se é verdade mas falaram que e um juiz que administra as linhas desta empresa estamos refém com um serviço de má qualidade.
      SOCORRO

  13. Avatar
    Um país melhor para todos

    Graças a Deus não aguentava mais essas Fluminense esse aí Prefeito Samuca os parabéns precisamos de pessoas assim!!!!! Deixar só um alerta sou morador de Santa Cruz sábado sai do meu serviço 20 horas e quando chegou na subida da cascata o ônibus começou a dar pau com muita teimosia e com muito suor do motorista ele conseguiu fazer aquela lata velha funcionando de novo

  14. Avatar

    ÔNIBUS COM PISO BAIXO ,CLIMATIZADO COM MENOS DE 5 ANOS DE USO ,JA FICA DE UM BOM TAMANHO

    • Avatar
      Morador de V. Redonda

      Não fica de bom tamanho não. Passagens mais baratas, cumprir horários, motoristas e cobradores educados, linhas acessíveis aos bairros e outras benfeitorias mais modernas. Isso não é exigir muito, pois será pago pelo usuário.

    • Avatar

      Tudo isso com passagem mais barata? Quer viajar sempre sentado, com rodomoças em trajes sumários a servir café e água gelada? Kkkkkkkkkkk! …Agora vai lá nas Casas Bahia e exija uma TV 4k por 400 reais, porque no preço atual está caro… Tu deve viver no país do pinta-aparece…

  15. Avatar

    Porque o prefeito não cria uma lei de quem viajar em pagará meia passagem ??? E o mesmo tribunal que está segurando o processo de anexação da Califórnia . Sendo que já há jurisprudência em relativo a lei estadual . Foi uma omissão estadual devido uma omissão federal . A constituição autoriza o congresso a fazer a lei federal , como não e feito há 30 anos . É omissão do congresso que inviabiliza o que a constituição autoriza . Samuca é uma vergonha pagar passagem inteira e viajar em pé . Está na hora de fazer uma lei determinando o pagamento de 50% na passagem para quem viajar em pé..

    • Avatar

      que bobagem…o que vai ter gente que vai preferir ir em pé mesmo com o onibus vazio…

    • Avatar

      É mais num é só a sul flu q tá ruim não.

    • Avatar
      Cômico se não fosse sério

      Seria bom,mas e se eu comprar meia passagem e alguma poltrona se desocupar ainda sim terei que continuar de pé ou terei que pagar outra meia passagem?nesse meio tempo alguém terá se sentado e eu terei duas meias passagens e ainda sim terei que seguir minha viagem de pé .

    • Avatar

      O povo e suas idéias de jerico. Por isso os governantes só fingem que ouvem…

  16. Avatar
    Morador do M.Torres

    Quem mora na FAZENDINHA e adjacências está comemorando o fato, pois não vai ter mais que ficar uma hora ou mais no ponto esperando ônibus lotados e caindo os pedaços.Tomara Deus que outra empresa comece a operar o mais rápido possível.CHEGA DE SOFRER.

    • Avatar
      SAUDADE DO 410 MARIANA TORRES

      ACHO QUE CADA BAIRRO DEVERIA TER SUA LINHA ESSE NEGÓCIO DE UMA LINHA CIRCULAR POR VÁRIOS BAIRROS SÓ É VANTAJOSO PRA EMPRESA.

  17. Avatar

    Este foi o unico prefeito em volta redonda que teve coragem para enfrentar o monopólio da viacao SF, pode ser um pessimo gestor em outras areas mais vi que tem coragem. Foi papo reto dele agora.

    • Avatar

      Poh graças a DEUS do Sul fluminense. Nunca teve interesse em atender bem os usuários aqui do bairro Belmonte. Sempre andamos em lata velha. E isso já passa dos 30 anos de sofrimento.

  18. Avatar

    SAMUCA coloque pré requisito ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO, pelo menos de 1 de outubro a 30 abril. Não votei em você, mas se nessa licitação vier ônibus climatizados farei campanha para você.

    • Avatar
      Meu nome é Zé Pequeno!

      Concordo com a sua solicitação de ônibus climatizados.
      Aproveito para pedir mais ônibus da linha “Circular 15” porque o ônibus vive lotado e quem sabe um “Corujão”?

    • Avatar

      O dia em que Vc ver o filtro de um ar condicionado nunca mais vai querer ficar dentro de um ambiente climatizado.

      Ou Vc acha mesmo que os empresários, que estão correndo atrás de lucro a qualquer custo, trocam os filtros dos coletivos a cada 3 meses?

    • Avatar

      Circular 15???? Q piada! É o q mais roda na cidade.

    • Avatar

      Já não era sem tempo!
      Quem depende do circular 16 está comemorando essa conquista.
      Sou usuária da linha e foram mais de 20 anos dependendo da má vontade da empresa e da fiscalização do transporte municipal que sempre fizeram vista grossa para as péssimas condições dos ônibus da Sul Fluminense.
      São apenas DOIS ônibus imundos rodando, um com acentos soltos/quebrados que eu já vi causarem acidentes, outro simplesmente sem acentos, sem corda para dar sinal, com motoristas e cobradores extremamente mal educados que agem como se estivessem fazendo favor aos passageiros, que não cumprem seu horário e só passam a cada 1 hora e meia…
      Cansei de ver usuário da linha reclamar de ter ficado mais de 1 hora no ponto esperando o ônibus e o motorista ainda se achar no direito de xingar (sim, XINGAR) o passageiro! Agora estão preocupados em perder seus empregos? Pois que vão trabalhar com outra coisa que não atendimento ao público! Tanto a empresa quanto os funcionários são culpados pelo péssimo tratamento dado aos usuários.
      Uma vez presenciei uma senhora idosa reclamando para o motorista sobre a demora e a trocadora começou a responder em tom de deboche e a dizer que se ela não estava satisfeita era só pegar um táxi. Quando a senhora disse que ia ligar pra empresa, a cobradora falou que ia deixar avisado que uma velha chata e desocupada ligaria mas que não era pra levar a sério. Isso é o cúmulo da falta de respeito!

    • Avatar

      Não seja mentirosa? A Sul Fluminense roda na linha Circular 16 mal tem 12 anos…

  19. Avatar

    Não deixe as empresas do sindpass participarem porque estão no mesmo barco da sul fluminense falidas e pré Sr péssimos serviços também.

    • Avatar
      MORADOR DE VOLTA REDONDA

      Quanto aos funcionários, tem que ser feito um treinamento.
      Pois, dirigem mal, não entram nas vagas do ponto de ônibus para pegar passageiros, ultrapassam sinal de trânsito(vermelho), cortam seus próprios colegas (lado errado), usam celular com o ônibus lotado.
      E a fiscalização, onde está?

  20. Avatar

    Por quê não fazer uma licitação GERAL do transporte na cidade? Por quê só as linhas da Sul Fluminense, sendo que todas as outras funcionam de forma igualmente precária (sem licitação)?…

    • Avatar

      Acorda pra vida meu caro! Eles estão falando de ônibus precário de má conservação, agora se vc quer rapidez vá de uber ou com seu carro! Porque as demais empresas não têm cacarecos iguais a da que estão caçando a licitação

    • Avatar

      Fontes ligadas me afirmaram que a linha 440 Acude x Santo Agostinho vao ser onibus Articulados, com o padrao dos BRT carioca.

    • Avatar
      capeta da grota do santa cruz

      nao especificamente a empresa referida na materia e o cumulo do sucateamento da frota utilizada na cidade ate porta de onibus despencou….

    • Avatar

      Fosse uma prova de interpretação de texto tirava -10, que é pra já entrar devendo para o bimestre seguinte… Em vez de andar de ônibus, deveriam puxar carroça. É muita falta de noção…

    • Avatar

      Aleluia ….até que enfim….não aguentava mais essa linha 325on ok

Untitled Document