>
domingo, 7 de agosto de 2022 - 23:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Tratamento odontológico está em primeiro lugar entre as cidades do Médio Paraíba, diz prefeitura

Tratamento odontológico está em primeiro lugar entre as cidades do Médio Paraíba, diz prefeitura

Matéria publicada em 4 de agosto de 2022, 16:08 horas

 


A classificação se refere ao primeiro quadrimestre de 2022 e é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado, através do SIAB e e-Gestor Atenção Básica

A marca é resultado de um conjunto de ações voltadas à promoção e proteção da saúde bucal, desenvolvido por profissionais da atenção básica – Chico de Assis(PMBM).

Barra Mansa- Barra Mansa se mantém na primeira colocação no atendimento odontológico à população no ranking das cidades que compõem a região do Médio Paraíba. A marca é resultado de um conjunto de ações voltadas à promoção e proteção da saúde bucal, desenvolvido por profissionais da atenção básica (cirurgiões dentistas), coordenação, Secretaria de Saúde, Centros de Especialidades Oral e Programa Saúde nas Escolas.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a classificação se refere ao primeiro quadrimestre de 2022 e é realizada pelo Governo do Estado, por meio do SIAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) e a plataforma e-Gestor Atenção Básica, tendo como base a proporção do número de primeiras consultas realizadas e tratamentos concluídos, com alta do paciente. “Esta rotina de planejamento é eficaz, produz resultados e possibilita tratar o maior número de pessoas com serviços de qualidade”.

A coordenadora odontológica do PSF (Programa Saúde da Família), Ana Olímpia da Silva Cruz, acrescentou que o trabalho de prevenção é sistematicamente efetuado por meio do PSE (Programa Saúde nas Escolas) e das salas de espera que ocorrem em todas as unidades de saúde. “Desta maneira, trabalhamos a promoção e prevenção em saúde bucal, minimizando os agravos. Nas escolas, também oferecemos aos alunos a aplicação do flúor”.

Atualmente, Barra Mansa conta com atendimento odontológico em 36 dos 44 PSFs, no horário de 7 às 16 horas. A previsão é implantar o serviço em todas as unidades de PSFs até o fim deste ano.

A média é de 15 consultas por dia, previamente agendadas, além dos casos de urgência. Nos PSFs são realizados tratamentos odontológicos clínicos como: restaurações, limpeza, flúor, raspagens e extrações. Para atender a demanda a rede que integra a saúde bucal do município conta com 36 dentistas nas unidades de PSF para a realização do tratamento clínico e outros 24 dentistas para a realização dos procedimentos especializados, que acontecem nas Sirenes dos bairros Boa Sorte e Vila Nova, e nos Centros Especializados de Saúde Oral do Nove de Abril e Centro da cidade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Belíssimo trabalho,muito importante conscientizar as crianças no cuidados com os dentes e a saúde bucal em geral,além de conservar os dentes pra sempre já que dentista hj é só pra rico,tá muito caro!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document