Trump bombardeia Síria e abre crise com a Rússia

by Diário do Vale

Damasco – Líderes mundiais repercutiram nesta sexta-feira (7) o lançamento de 59 mísseis, pelos Estados Unidos, contra a base militar do governo da Síria nessa quinta-feira (6). A Rússia repudiou fortemente, enquanto a França, a Alemanha e Israel apoiaram o ataque. Segundo o presidente norte-americano, Donald Trump, a ação foi uma resposta ao ataque químico lançado no começo da semana pelo Exército sírio, comandado pelo presidente Bashar Al Assad.

Em comunicado, o presidente russo, Vladmir Putin,  disse que o lançamento dos mísseis agrediu um Estado soberano e isso representa “um golpe nas relações da Rússia com os Estados Unidos”.

O Kremlin reforçou que os Estados Unidos terão consequências negativas porque violaram normas do direito internacional. O país já pediu pediu uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A França e Alemanha afirmaram, em comunicado conjunto, que o presidente sírio, Bashar Al Assad, tem plena responsabilidade pelos ataques dos Estados Unidos à base militar do governo sírio.

O primeiro-ministro de Israel também apoiou. Benjamin Netanyahu afirmou que o Estado israelense está plenamente de acordo com a decisão de Donald Trump.

Outros países que apoiaram o ataque foram o Japão, a Turquia, o Reino Unido e a Arábia Saudita. A China e o Irã afirmaram que não apoiam a medida norte-americana.

Na noite dessa quinta-feira (6), Donald Trump fez um pronunciamento, após o anúncio do ataque, e  conclamou os países que se unam aos Estados Unidos para lutar contra o que chamou de derramamento de sangue inocente na Siria.

Ao falar do ataque, Trump lembrou que as armas químicas estão proibidas segundo resolução das Nações Unidas. Os mísseis lançados são a primeira ação militar direta dos Estados Unidos sobre a Síria.

Um ataque com gás venenoso na terça-feira, na cidade síria de Khan Sheikhoun, tomada por rebeldes, matou entre 70 e 80 pessoas, a maioria delas civis, crianças e mulheres.

Até o momento, o discurso de Donald Trump estava direcionado ao combate ao grupo extremista Estado Islâmico que, na Síria, faz oposição ao governo.

De acordo com o Pentágono, a Casa Branca já vinha discutindo medidas a serem tomadas em relação ao país. Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos à Síria em setembro de 2014, mas o alvo vinha sendo o Estado Islâmico.

O lançamento dos misseís ocorreu em meio a uma agenda internacional de Donald Trump, após jantar com o presidente chinês, Xi Jinping, na Flórida. Os dois presidentes estarão reunidos até o fim desta tarde.

You may also like

6 comments

Al Fatah 9 de abril de 2017, 10:11h - 10:11

Os interesses não são só no petróleo, mas também em evitar a emigração em massa de refugiados, por isso EUA e UE, destinos preferidos, apóiam a supressão da guerra… Rússia e Irão são aliados do governo e pouco ou nada fizeram até hoje para deter o avanço do Estado Islâmico na região… A China é sempre do contra, não se alia a ninguém…

pedreru arnalfabetio 7 de abril de 2017, 22:26h - 22:26

esse idiota ta arrumando problema para o mundo…

reis 7 de abril de 2017, 16:01h - 16:01

god blass america

Dácio Kupramin 8 de abril de 2017, 20:01h - 20:01

Típico colonizado com complexo de Vira-latas. Tentou escrever duas frases elementares em inglês e errou ambas. Capacho.

reis 7 de abril de 2017, 15:56h - 15:56

Não sou hipócrita de achar que os EUA não cometeram erros !!
Mas a América desde que tomou o protagonismo do mundo propicia um mundo melhor para todos .
Liderança é difícil .
A América é o pais com a maior filantropia no mundo e americanos comuns sem ser governo ajudam com tempo e dedicação voluntaria mais que o restante do mundo somado !
Sugiro a Skywalker assistir ao filme (disponivel em you tube ) America image a world without her

Skywalker 7 de abril de 2017, 10:22h - 10:22

Um ataque quimico atribuido ao governo sirio, mas sem provas até o momento.
Parece que temos um novo Bush no comando. Achando que vai ganhar com mentiras na midia, como fez no Iraque.
É triste ver que o interesse econômico mate tanto, escondido sob mentiras.
Quem achar o contrario, explique porque o bondoso coração americano nunca ajuda países sem recursos naturais que são massacrados por ditaduras?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996