domingo, 21 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Trump diz que ataques a petroleiros “têm a assinatura” do Irã

Trump diz que ataques a petroleiros “têm a assinatura” do Irã

Matéria publicada em 14 de junho de 2019, 11:33 horas

 


Estados Unidos – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje (14) que os ataques a dois petroleiros no mar de Omã, na quinta-feira, “têm a assinatura” do Irã, baseando-se num vídeo divulgado pelo Pentágono.

“Vemos um barco com uma mina que não explodiu e que tem a assinatura do Irã”, afirmou Trump, numa declaração à estação televisiva Fox, referindo-se às imagens divulgadas pelo Pentágono.

Os EUA dizem que essas imagens mostram a Guarda Revolucionária iraniana removendo uma mina não detonada de um dos petroleiros atacados no mar de Omã, sugerindo que Teerã estaria tentando retirar provas do seu envolvimento.

“Foi o Irã quem o fez (o ataque aos petroleiros)”, concluiu Trump, apesar de o Irã já ter negado a responsabilidade pelo ataque.

Dois petroleiros, um norueguês e um japonês, foram na quinta-feira alvo de um ataque no mar de Omã, em pleno Golfo Pérsico, uma região já sob tensão por conta da crise entre os Estados Unidos e o Irã.

Responsabilidade
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou o Irã de ser “responsável” pelos ataques, mas o governo iraniano rejeitou a acusação e condenou os incidentes “com a maior veemência possível”.

Na quinta-feira, Donald Trump usou a sua página pessoal na rede social Twitter para dizer que, perante o ataque no mar de Omã, era ainda “demasiado cedo” para procurar acordos com o Irã. “Eles não estão preparados e nós também não”, disse.

O governo alemão pediu hoje uma investigação sobre os ataques “extraordinariamente preocupantes” no mar de Omã e a China apelou “ao diálogo”.

A região do Médio Oriente tem vivido no último mês uma escalada das tensões entre os EUA e o Irã.

*Informações cedidas pela Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Alguém lembra do mutlei, da esquadrilha maluca, quando vejo essas noticiais dos Yankees preparando pra atacar. Me vem sempre a imagem do tio Sam da vez, mas ao invés de medalha-medalha-medalha, ele diz petroleo-petroleo

Untitled Document