TSE confirma que Dilma Rousseff pode disputar eleição ao Senado

by Diário do Vale

Dilma rousseff pode disputar eleição para Senado. (crédito AB)

Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (4), por unanimidade, confirmar o registro de candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff, que disputa, nas eleições deste ano, uma das duas vagas ao Senado por Minas Gerais. Ela figura como líder nas pesquisas de intenção de voto.

O registro de Dilma já havia sido aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), embora por placar apertado: 4×3. A candidatura foi alvo de ao menos dez contestações.

No TSE, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Luís Roberto Barroso. Ele destacou que, em 2016, ao confirmar o impeachment de Dilma, o Senado decidiu fatiar as sanções decorrentes da medida e, em votação separada, afastou a perda de direitos políticos da ex-presidente, mantendo-a apta a disputar novas eleições.

Argumentação

“A Justiça Eleitoral não tem competência para analisar se a decisão proferida pelo Senado está correta ou equivocada”, afirmou Barroso. “Se alguém pudesse, e isso é discutível, repassar essa decisão seria o Supremo Tribunal Federal e não o Tribunal Superior Eleitoral”, acrescentou.

Ele foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Admar Gonzaga, Jorge Mussi, Tarcísio Vieira, Og Fernandes e pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

Ela destacou ser ela mesma relatora de um mandado de segurança em que o fatiamento das sanções do impeachment é questionado no STF, mas que o tema ainda está “sem solução”, motivo pelo qual não poderia ser agora questionado na Justiça Eleitoral.

You may also like

11 comments

Eleitor 6 de outubro de 2018, 00:38h - 00:38

Eu só sei que esta mulher é muito cara de pau. Cínica. Não tem vergonha nenhuma na cara.

guto 5 de outubro de 2018, 18:08h - 18:08

Na Constituição Federal que comemora 30 anos hoje, temos que o político que sofre o processo de impeachment além de ser afastado do cargo fica sem disputar por 8 anos!
No entanto, quem estava conduzindo o processo do impeachment eram dois bandidos amigos do Lula, o presidente do STF Ricardo Lewandowsky e o presidente do Senado Renan Calheiros. Esses bandidos conduziram o processo de impeachment, no entanto, na hora de aplicar a Constituição, eles resolveram desprezar a Constituição, seguindo o exemplo do PT, que trinta anos atrás foi contra a aprovação da Constituição Cidadã!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

Marcelo Bretas 5 de outubro de 2018, 22:12h - 22:12

Mírian leitão do DV, ainda não entendeu que vivemos um estado de exceção? E nessa situação a constituição não é respeitada. Deram à ela uma permissão de consolo, e isso não existe, mas o que fizeram com ela também não. Só você com seu preconceito rasteiro pinça somente aquilo que quer se indignar. Para prender o ex presidente e dar o golpe de 2016 o juizeco de Curitiba, o supremo e a mídia golpista usaram cidadãos como você para estabelecer essa bagunça jurídica atual. Sua indignação seletiva não tem fim não?

eumesmo 5 de outubro de 2018, 09:43h - 09:43

Quer acabar com os petistas?Acabem com todos os partidos politicos ou uma hora ou outra eles ressurgem das cinzas.
São fenix não são tiririca do brejo mesmo.

santos 5 de outubro de 2018, 09:42h - 09:42

não entendo esta justiça mesmo o garotinho so porque bateu de frente com a justiça do rio e as redes crobo ficou inelegivel em menos de 15 dias votaram tudo esta aberração que não pode ser canditada e liberada o aecio foi provado e e liberado então so não liberou o lulala porque ai seria demais mais espere pra ver o pais esta com uma liminar no supremo e ate agora nada o que acontececom os poderosos não sei pais sem lei .

Joaquim 4 de outubro de 2018, 18:45h - 18:45

Povo tem o governo que merece! A justiça pode até liberar candidato que na teoria deeria estar inelegível por 8 anos porém quem dá a sentença final é o povo.

Carlos Eduardo 4 de outubro de 2018, 18:20h - 18:20

Eu não entendo de política, mas ela sofreu impeachment na presidência, quer dizer que ela não serve para comandar o País, mas não quer dizer que ela não vá ser uma boa senadora.

TOMISTA 4 de outubro de 2018, 16:31h - 16:31

chuchu o boneco assassino

cada uma! 4 de outubro de 2018, 14:00h - 14:00

Essa aí é a prova que as leis nesse país não valem nada e é só pra ficar no papel, lá na constituição diz que se um presidente sofrer impeachment fica inelegível por vários anos, e a questão lá é que a lei diz é “e” e não ou. Aceitar a candidatura dessa pessoa é a mais absoluta falta de respeito a nossa própria constituição, uma vez que ela foi cassada e a ninguém mais cabia o direito de se candidatar até aquele período, resta saber dessa pessoa que não falava coisa com coisa, na época que fora presidente, voltar para a política, pessoal de minas precisa saber escolher seus líderes assim como o pessoal aqui do Rio.

Catilina 4 de outubro de 2018, 12:56h - 12:56

Líder absoluta pro Senado em MG. E fez o Mineirinho do Helicoca desistir do Senado, para tentar se safar concorrendo para a Câmara.

Wanuil 4 de outubro de 2018, 11:37h - 11:37

É cambada de golpista ,A Dilma Rousseff está voltando hem!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996