TST determina que trabalhador pague custas de processo se não comparecer à audiência

Por Diário do Vale

Volta Redonda – Decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) determina que o trabalhador pague as custas de processo mesmo que tenha conseguido gratuidade judicial, nos casos de arquivamento da reclamação por ausência injustificada do trabalhador na audiência.

Com isso, a cobrança das custas judiciais é determinada , salvo se o reclamante “comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável”. Detalhe: a decisão confirma um dos pontos mais polêmicos da reforma trabalhista e que ainda será julgado no STF (Supremo Tribunal Federal).

O ministro Ives Gandra Martins Filho afirma que a regra é para inibir a chamada “litigância descompromissada”.

-A imposição de pagamento de custas ao autor que faltar de forma injustificada à audiência, ainda que beneficiário da justiça gratuita, sendo tal recolhimento condição para propositura de nova ação, é providência imprescindível para tornar o processo trabalhista mais racional, e, acima de tudo, responsável, coibindo as denominadas ‘aventuras judiciais – afirma.

Na opinião do advogado André Fittipaldi,  a decisão é positiva e sensata. “Vejo com bons olhos essa decisão. Não afeta o direito de ação e da Justiça gratuita do reclamante, porque se ele tivesse justificado a ausência ele teria sido isentado dessas custas”.

O professor de direito do trabalho da FMU Ricardo Calcini concorda. “A decisão reforça a legalidade do procedimento da reforma trabalhista”, diz.

Fittipaldi e Calcini afirmam que há muitos casos em que o trabalhador entra com a ação e depois não comparece, e a decisão ajuda a coibir essa prática.

-A pessoa entrar com processo, movimentar a máquina, simplesmente não aparecer e não apresentar nenhuma justificativa é um descaso com a Justiça – diz Fittipaldi.

Calcini diz que a ausência injustificada é “uma questão de displicência”. “Por isso, a decisão passa a informação para o Brasil todo: ‘olha, você que está entrando com uma ação, seja responsável, compareça’”.

Já Marques afirma que o trabalhador pode ter um problema que realmente o impede de estar presente, mas não ser capaz de comprovar. “Se o empregado tiver um problema no carro, perder o ônibus, ficar preso no elevador? Nem sempre ele consegue um documento para demonstrar”.

As informações são do jornal “A Folha de São Paulo”.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

NATY 18 de setembro de 2019, 15:43h - 15:43

E QUANDO O aDVOGADO NÃo compárece a culpa recai em quem.? a multa sera combrada como e pra quem?

NATY 18 de setembro de 2019, 15:45h - 15:45

COBRADA DE QUEM ? POR QUE SÓ O TRABALHADOR TEM QUE PAGAR?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996