domingo, 24 de março de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Tucano é atingido por tiros de chumbinho em Barra Mansa

Tucano é atingido por tiros de chumbinho em Barra Mansa

Matéria publicada em 22 de fevereiro de 2019, 15:23 horas

 


Animal natural da Mata Atlântica fraturou o fêmur em decorrência do disparo; corporação apura o caso e já tem suspeita sobre quem praticou o crime

Guarda ambiental de Barra Mansa age rápido e salva animal – Foto: Divulgação

Os inspetores Moura e Adriano, da Guarda Ambiental de Barra Mansa, encaminharam na manhã desta sexta-feira, dia 22, um tucano ferido por tiros de espingarda de chumbinho para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Seropédica (RJ). O animal foi resgatado por populares no fim da tarde desta quinta-feira (21), na Avenida Ministro Amaral Peixoto, no bairro Bocaininha, próximo ao Clube Recanto.

Segundo relatos de moradores da localidade, um homem seria o responsável pelo crime. A Guarda Ambiental está apurando o caso visando localizar o autor dos disparos.

– Estamos ouvindo as pessoas a fim de enquadrar o suspeito no artigo 29, da lei federal 9.605/98, que estabelece multa e detenção de seis meses a um ano para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente –  detalhou o inspetor.

Moura relatou que após ser atingido, o animal foi encaminhado para a sede da Guarda Municipal, no Parque da Cidade, no Centro, e em seguida, levado para a Guarda Ambiental.

– Providenciamos socorro imediato em uma clínica especializada. Na unidade, o animal recebeu os primeiros socorros – relatou.

O médico veterinário Gustavo Fagundes, responsável pelos primeiros socorros, confirmou a fratura do fêmur do animal, bem como a existência de chumbinho na área. Ele avaliou que no Cetas o tucano será submetido a um procedimento cirúrgico e após a sua total recuperação, será readaptado a uma mata cadastrada pelo Ibama.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, acompanhou toda a operação. Ele destacou a importância da preservação da espécie.

– Os tucanos são animais frutíferos e ajudam a manter o equilíbrio da cadeia alimentar da população de insetos, como também auxiliam na proliferação de sementes, fundamental para a germinação da vegetação da Mata Atlântica. Por outro aspecto, é necessário avaliar o comportamento cruel dessa pessoa ao disparar contra um animal que não oferece risco à humanidade – concluiu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

29 comentários

  1. Avatar

    puniçao pesada a pessoa que fez um crime desse

  2. Avatar

    O homem como sempre destruindo tudo onde ponhém a mão: animais, rios, mares, patrimônio público enfim…

  3. Avatar

    O animal é FRUGÍVORO, não “FRUTÍFERO”, ignorantes.

  4. Avatar

    Numa época em que todo mundo cuida da natureza e dos bichos vem um cara e dá um tiro no tucano. Brincadeira. O legal é ver esses tucanos e outros soltos na natureza.

  5. Avatar

    ouvi dizer que o Tucano foi buscar dorgas na Siderlandia … boatos…

  6. Avatar
    Antonio Carlos Peludo

    Ta ferrado se o pegarem, ha quem diga que “mate um homem,mas não mate animal da fauna brasileira” a lei e durissima Dura Lex sed Lex.

  7. Avatar

    este individuo no minimo queria matar pra comer esse passa fome.Ele que comer ave vai nas encruzilhadas catar frango preto pra comer safado.filho do…

  8. Avatar

    Só podia ser na Suinolândia… Pobre animal…

    • Avatar

      Esse seu tipo de comentario é tão igual a acao deste individuo que atirou no tucano e revela um pouco do carater tambem de ambos. Eu ainda nao sei como os mediadores do dv ainda deixam comentarios como o seu, ser divulgados.

    • Avatar

      Enquanto vc aqui digitava, alguém sua mulher papava.

  9. Avatar

    Boa noite. Conserteza é petista

  10. Avatar

    Desperdício de espaço e pele no planeta
    O ser humano é um nojo

  11. Avatar

    Caramba, pra quê o cara vai atirar em um bicho desses? o bicho e tão magro que sequer dá pra comer alguma coisa, agora atirar, apenas, por diversão que isso! tenho sorte de ter esses bichos, muitos bonitos, pousando na árvore de minha casa, principalmente quando têm filhotes, mesmo que o canto dele seja bem alto e até meio sinistro, não me importo, será sempre bem vindo, mas existe cada ser humano nesse mundo que de humano mesmo não há nada.

  12. Avatar
    Volta Redonda que eu quero

    Meu Deus !!!!!
    Uma ave difícil de encontrar em nossa fauna.
    Ai vem um sem amor próprio e faz isso.
    Que Deus ajude a ave

  13. Avatar

    Desisto do ser humano. Tem uns q nem da caverna sairam ainda. Pra q isso? Além de cruel desnecessário.

  14. Avatar

    É ISTO AI TUCANO! TUA BELEZA INCOMODOU! AGORA VC VAI MUDAR DE BARRASUINO. VAI MORAR NA AREA AMBIENTAL. VAI SAIRDA CIDADE AONDE AINDA JOGA CASCA DE BANANA NO CHÃO.LIXO NO PARAIBA.NA ESTAÇÃO AINDA ALIMENTA PINGUÇO TODAS AS NOITES. FESTAS DE PADROEIRO.FICAM BEBADOS.CHEIRANDO COCAINA. ANDAM ATIRANDO NO SEU PROXIMO. METE AZA TUCANO SAI FORA…..

  15. Avatar

    Me chamam de tucano aqui no D.V., estou com medo!

  16. Avatar

    Esse fdp só matando um corno desse

  17. Avatar

    Quanto mais eu conheço o ser humano, mais eu amo os animais. Quem faz esse tipo de coisa, é o típico idiota.

  18. Avatar

    Cidade de pessoas perversas…cansada disso aq. Povo sem amor, sem caráter, sem respeito. Nasci e fui criada aq e diante disso so tenho a me envergonhar. Merecemos os governantes que temos, pq quem nao respeita nao merece ser respeitado.

    • Avatar

      Concordo com tudo que você escreveu. Povo atrasado. Só sabe cuidar da vida dos outros e destruir o que encontra pela frente. Por isso está andando pra trás e as outras cidades crescendo. Odeio isso aqui.

  19. Avatar

    Dou minha cara a tapa se na hora q for descoberto este criminoso não for reconhecido como eleitor do Bozzo.
    O animal q matou o taxista com 6 tiros é e o outro q espancou a mãe do Gracie também é…bostas de seres humanos.

    • Avatar

      E o que deu a facada no bozo??? E os que mataram Celso Daniel e TODAS as testemunhas do caso????? São eleitores de quem????

    • Avatar

      Quando irão parar de politizar tudo, hein? Quem comete crime deve ir pra cadeia, independente de qualquer coisa. “Ah, mas as leis no Brasil são muito brandas”, pois é, também concordo, então entre também na luta por maior endurecimento das leis e não por desencarceramento e privilégios para criminosos.

    • Avatar

      Infelizmente aquele asno deu uma facada no Bozo, o que segundo os especialistas foi fundamental para ter a rejeição reduzida e ser eleito, deu no que deu, agora somos motivo de chacota no mundo inteiro.

    • Avatar
      EDMUR FERREIRA DA SILVA

      Mais um que faz da bosta sua principal refeição…

Untitled Document