sábado, 31 de julho de 2021 - 02:53 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Turistas flagram baleia jubarte em praia de Angra

Turistas flagram baleia jubarte em praia de Angra

Matéria publicada em 21 de junho de 2021, 15:58 horas

 


Angra dos Reis – Uma baleia jubarte foi avistada por turistas no último sábado (19), próxima da faixa de areia da praia da Biscaia, no bairro Ponta Leste, em Angra dos Reis. Turistas e moradores registraram a baleia saltando no mar através de vídeos e fotografias.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) destacou em nota que o animal está se deslocando para o arquipélago de Abrolhos, que fica localizado a 70 quilômetros da cidade de Caravelas, na Costa Sul do estado da Bahia, para procriação. Por conta disso, é comum nesta época do ano a jubarte ser avistada no litoral de Angra.

O arquipélago de Abrolhos é um Parque Nacional Marinho composto por cinco ilhas: Ilha Redonda, Ilha Siriba. Ilha Sueste, Ilha Guarita e Ilha Santa Bárbara, essa última excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil. Ele é o mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul.

De acordo com biólogos, uma jubarte pode chegar a medir 16 metros de comprimento com peso de até 30 toneladas, em caso de fêmeas adultas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document