Uchôa propõe Lei para acesso de pessoas com autismo a estabelecimentos

Projeto tem como objetivo permitir que pessoas com TEA portem alimentos para consumo próprio; como utensílios e objetos de uso pessoal

by adrielly ribeiro

Foto: Divulgação

Volta Redonda – O vereador de Volta Redonda, Washington Uchôa (MDB), protocolou um Projeto de Lei que busca permitir que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham o direito de ingressar e permanecer em qualquer local, público ou privado, portando utensílios de uso pessoal e alimentos para consumo próprio. O texto ainda entrará em votação na Câmara, e em seguida irá para o prefeito Neto sancioná-lo ou vetá-lo.

Segundo o projeto, ficará permitido que pessoas com TEA portem alimentos para consumo próprio, bem como utensílios e objetos de uso pessoal, nos estabelecimentos comerciais de acesso ao público como teatros, cinemas, bares, restaurantes, e qualquer local público ou privado. Para isso, será preciso apresentação de laudo médico, e/ou carteira de identificação que ateste a condição de pessoa com autismo. Poderá, ainda, apresentar o cordão girassol, acompanhado de laudo que comprove a condição, caso seja solicitado.

“Uma das características importantes do Transtorno do Espectro Autista é a rigidez comportamental, que provoca uma série de restrições a atividades cotidianas, inclusive relacionadas à alimentação. As pessoas com autismo costumam ter muita dificuldade em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios com os quais estão habituadas, como um talher, prato ou recipiente específico. Outra questão relevante é a seletividade alimentar decorrente das alterações sensoriais, que impede a pessoa de comer ou beber alimentos comumente disponíveis em shopping centers, cinemas e outros locais de diversão, além de eventuais alergias e intolerâncias alimentares que podem ocorrer”, explicou o vereador Washington Uchôa, que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara Municipal de Volta Redonda, salientando que já conversou com o prefeito Neto, e o mesmo disse que sancionará o projeto assim que chegar até ele.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996