
Volodymyr Zelenskyy concordou com o cessar-fogo – Foto: © Ukraine Presidency/Ukrainian Pre/Planet Pix
Internacional – A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para parar a guerra com a Rússia por 30 dias. A declaração foi dada pelos EUA e Ucrânia nesta terça-feira (11). A ideia é dar um tempo para tentar acabar com o conflito de vez. Os dois países se reuniram na Arábia Saudita para discutir isso, mas a Rússia ainda precisa concordar com o cessar-fogo.
Os EUA também prometeram voltar a ajudar a Ucrânia com informações e segurança. Além disso, os dois países querem fechar um acordo para explorar minérios na Ucrânia, mas os detalhes ainda não foram divulgados.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, elogiou a proposta, dizendo que ela traz mais segurança para o país. Já os EUA esperam que a Rússia também aceite a ideia. Se der certo, o cessar-fogo pode ser estendido por mais tempo.
Enquanto isso, a Ucrânia lançou um ataque com drones contra Moscou, matando três pessoas e ferindo outras 17. O ataque aconteceu pouco antes da reunião entre Ucrânia e EUA, mostrando que a tensão ainda é grande.