Ucrânia suspende transporte de mercadorias para a Crimeia

by Diário do Vale

Ucrânia – O governo ucraniano anunciou ontem que suspendeu provisoriamente o transporte de mercadorias entre a Ucrânia e a península da Crimeia. Desde setembro, nacionalistas ucranianos montaram uma barreira na região.
“Por iniciativa do primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, o governo da Ucrânia proíbe temporariamente o trânsito e o fluxo de mercadorias na fronteira administrativa entre o país e a Crimeia”, lê-se no comunicado emitido pela assessoria de imprensa do governo ucraniano.
Antes do anúncio, o presidente do país, Petrov Poroshenko, dirigiu-se ao Governo para propor a suspensão imediata do transporte de mercadorias por rodovias e ferrovias ao território anexado por Moscou em março do ano passado e reclamado, desde então, por Kiev.
Em carta enviada ao Executivo, Poroshenko afirma que a Ucrânia deve estabelecer o modelo de relacionamento que quer manter com a Crimeia.
Desde setembro, as mercadorias ucranianas com destino à Crimeia estão impedidas de entrar no território anexado por Moscou, devido a ação de um grupo nacionalista ucraniano que exige “o corte de relações comerciais com o território ocupado”.
A Crimeia enfrenta atualmente uma grave carência no setor elétrico, depois que um grupo de radicais explodiu as únicas quatro torres de alta tensão, no Sul do país, que forneciam eletricidade ao território.
O Ministério da Energia da Ucrânia negou responsabilidade pelo apagão e informou que está fazendo o possível para restabelecer a energia, que afetou também vários municípios da Ucrânia.
No local onde estão os quatro postos de alta tensão tem havido confrontos entre as forças da autoridade e os ativistas, que tentaram impedir que os técnicos reparassem os danos.
As autoridades da Crimeia e os representantes do governo russo consideraram o ataque como “ato terrorista” e responsabilizaram os ultranacionalistas, acusando também o presidente da Ucrânia de se colocar ao lado dos terroristas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996