
Pezão lança medida polêmica sobre futuros formandos da UERJ
Rio – O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse nesta quarta-feira (6) que vai propor que os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) trabalhem em instituições do estado, por dois anos, como contrapartida pelos anos estudados gratuitamente na universidade. “Uma pessoa que estudou quatro, cinco anos em uma universidade pública, será que ela não pode, depois, por dois anos, retornar seu trabalho para dentro do estado?”, propôs, durante a apresentação do acordo de recuperação fiscal com o governo federal, no Palácio Guanabara, ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
“Um administrador, um economista, pode vir e ajudar a pagar o que a sociedade transferiu para ele, com políticas de cotas, dando um ensino de qualidade. Precisamos evoluir, abrir parcerias”, defendeu Pezão.
O governador descartou a ideia de privatizar ou acabar com as universidades públicas. “Ninguém vai privatizar a Uerj. Foi uma recomendação, não quer dizer que seguiremos. E isso, se nada der certo. Claro que temos que racionalizar isso. Uma pessoa que estuda anos na faculdade pode dar retorno para o estado no futuro. Um médico pode trabalhar em uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento], em um hospital”, disse, acrescentando que ainda é preciso estudar a forma como essa contrapartida por parte dos estudantes será feita.
Pezão admitiu possibilidade de vender terrenos que pertencem à Uerj para ajudar a financiar e manter a instituição.
De acordo com o ministro Henrique Meirelles, a sugestão do governo federal de privatizar universidades estaduais foi feita somente caso os ajustes já propostos de corte de custos não sejam suficientes para sanar as dívidas do governo do Rio.
“Os técnicos sugeriram que, havendo a possibilidade de que uma ou outra medida não surta o efeito esperado ou desejado, já existe uma série de outras que poderão ser estudadas, mas que não são medidas aprovadas”, disse. “Em nenhum momento se fala em privatização do ensino superior do Rio de Janeiro, mas eventualmente estudar como tornar isso mais eficiente”.
16 comments
O jegue de Piraí provavelmente não sabe as diferenças entre uma Universidade e uma faculdade.
Faça uma administração honesta e não queira q estudantes não tenham tempo para os estudos e assim serem bons profissionais, o que não vemos em vocês políticos.
Somente em país de judiciário combalido pela ineficiência e desmando permite que corruptos continuem a governar.
O que a justiça pode fazer se os eleitores confirmaram no posto o PMDB em 2016? Aqui mesmo em VR elegeram e reelegeram 04 vereadores. Na região elegeram a maioria dos prefeitos do PMDB. Reelegeram um deputado estadual e um federal.
O que a justiça pode fazer? Ir contra os eleitores de bandidos???
Cara, vc é um sonhador, pra não dizer iludido. Não existe partido honesto e partido corrupto, todos são oportunistas. Uns são hienas, outros lobos, mais alguns leões, cada um com seu modus operandi, mas todos com um mesmo objetivo…
Não adianta trocar as pessoas, se o sistema é falho… A democracia brasileira é como dar o poder nas mãos de crianças arteiras. Crianças arteiras governando outras crianças arteiras, sem que os adultos possam interferir. Elas estão em maioria, e a voz do povo é a voz de Deus na democracia…
Se o judiciário brasileiro não fosse tão omisso e muitas e muitas vezes corrupto a situação estaria bem melhor mas fica difícil quando nos deparamos com um juiz de primeira instância tratando o direito com total esculhambação soma-se a isso um procurador que deseja ser governador e ambos trabalhando para o Departamento de Estado Americano. Vai Vendo, vc é burro e nem se dá conta.
Fora Pezao!
Querem escravizar os formandos com isso não tera mais necessidade de realizar concursos e efetivar funcionarios diretos no estado. Com isso sobra mais dinheiro pra corrupção e consequetemente o pmdb adora.
Fala sério, querem economizar com mão de obra pra poder roubar, querem explorar a população, que estuda, para poder roubar mais? no mínimo um abuso, eis a modernização da escravatura… quero pegar meu diploma e ir trabalhar, se for para o governo, apenas como concursado e de preferência, bem longe do governo do estado que sequer está pagando em dia.
Volte para Piraí (RJ) e fique por lá, por favor.
Acho que a doença afetou sua sanidade mental, alguma área do cérebro responsável pelo raciocínio, porque tudo o que tem dito ultimamente é coisa de desvairado…
A UERJ, sempre foi mantida com os pagamentos de impostos, pela população.
Ela tem a função de melhorar a qualidade do Ensino em todas as classes sociais.
Mais perdido do que tudo.
Nunca vimos um governo tão ruim como este, sem contar o Sergio Cabral.
Doido para chegar dezembro de 2018, sairá para nunca mais entrar na politica.
PEZÃO, DE GRAÇA NÃO, PAGO COM IMPOSTOS. POLITICO ACHA DE DINHEIRO PUBLICO NÃO TEM DONO.
Nem ele trabalha para o Estado, porque os estudantes devem trabalhar? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não trabalha e recebe muito bem para não trabalhar, diga-se de passagem…
Comments are closed.