;
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020 - 03:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Um terço da população brasileira responsabiliza a mulher pelo estupro

Um terço da população brasileira responsabiliza a mulher pelo estupro

Matéria publicada em 21 de setembro de 2016, 15:21 horas

 


Brasília – Mais de 33% da população brasileira consideram a vítima culpada pelo estupro. O dado consta de pesquisa feita pela Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). As informações são da Agência Brasil.

Divulgado nesta quarta-feira (21), o levantamento mostra ainda que 42% dos homens e 32% das mulheres entrevistados concordam com a afirmação: “mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”, enquanto 63% das mulheres discordam.

“O percentual dos que concordam não varia entre homens e mulheres (30%), o que significa que, para um terço dos brasileiros, a mulher que é agredida sexualmente é, de alguma forma, culpada pela agressão sofrida se opta por usar certas peças de roupa”, diz o levantamento.

grafico_estupro_pesquisa

De acordo com a pesquisa, os graus de concordância variaram mais em função da idade e escolaridade. Os grupos que mais se afastam da média são as pessoas com 60 anos ou mais, com 49% de discordância e, no lado oposto, as pessoas com ensino superior, em que a discordância chegou a 82%.

O levantamento mostra também que 65% da população tem medo de sofrer violência sexual. “O percentual cresce quando desagregamos o dado por sexo, já que 85% das mulheres brasileiras afirmam ter medo ante 46% dos homens”.

Metodologia

A Datafolha fez 3.625 entrevistas com pessoas a partir de 16 anos de idade, em 217 municípios. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 5 de agosto deste ano. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja aqui a pesquisa completa


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

10 comentários

  1. Avatar

    Basta ler o comentário do “Maurício N. Silva” para entender como este país é atrasado, machista e sem educação. Lamentável.

  2. Avatar

    Notícia correta: cerca de 70% da população NÃO RESPONSABILIZAM as mulheres por estupro.
    Não começa a esquerdar, DV!

    • Avatar

      Comentários boçais do tipo “mas as mulheres também provocam com essas roupas, né?” quando se debate a cultura do estupro são um atentado ao bom senso…

    • Avatar

      Não, filho. É questão de interpretação de texto e dados. Se quiser distorcer para justificar seu pseudo-argumento ideológico, ai você pode até cometer esses absurdos, como ignorar 2/3 positivos e focar no 1/3 negativo. #PAZ

    • Avatar

      2/3 de 100% equivalem a 70%… Boa prova.

  3. Avatar

    CORRETÍSSIMA OS NÚMEROS DESTA PESQUISA, NÃO SOU A FAVOR NUNCA DO ESTUPRO, MAIS A MULHER SEM DUVIDA NENHUMA INCENTIVA O ESTUPRO VOCÊS ACHAM CERTOS MULHER ANDAR SEMI NUAS NAS RUAS, UMA MULHER ENTRA SEMI NUA DIGO UM SHORT QUE MAIS PARECE UMA ROUPA INTIMA, AI UM HOMEM PEDI A ELA LICENÇA PARA DESCER DO COLETIVO, ELA ATE OLHA PRA ELE E NEM SE MEXE, O CARA PASSA POR TRÁS PRONTO ESTA FEITO O PROBLEMA.

    OUTRO PONTO TAMBÉM MULHER DIRETA TEM QUE TER PUDOR.

    MAIS UM PONTO TAMBÉM AS MULHERES APRENDERAM UMA NOVA MODALIDADE AGORA, ELAS SABEM QUE DAR QUEIXA DE AGRESSÃO SEJA VERBAL OU FÍSICA PRIMEIRO EM MUITAS DAS VEZES SOMENTE REGISTRA UM BO – BOLETIM DE OCORRÊNCIA, CERTO MAIS DAR QUEIXA DE ESTUPRO E PRISÃO CERTA, AI ELAS MENTIROSA MENTE 80% MENTI FALAM QUE FOI VITIMA DE ESTUPRO MAIS NA HORA DE CHEGAR NA FRENTE DO JUIZ PARA PROVAR ISTO SE ELAS FOREM QUE MUITAS DAS VEZES NEM VÃO NÃO CONSEGUEM PROVAR NADA CONTRA O ACUSADO.

    VOCÊS DIGO VOCÊS TODOS AI MESMO JÁ VIRAM MENINAS DANÇANDO DE SHORT CURTÍSSIMO NA FRENTE DE UM HOMEM NO RITMO DE UMA MUSICA FUNK, E MENTIRA.

    AGORA PENSAM BEM UMA MULHER DESTA AI MANDA UM CARA PRA CADEIA COMO ESTUPRADOR, ELE AINDA CAI NUMA DP QUE O DELEGADO QUER SE PROMOVER, MOSTRA A CARA DELE NA TV, FICA PRESO COMO ESTUPRADOR PERDE EMPREGO FICA SUJO NA SOCIEDADE E DEPOIS O JUIZ O SOLTA COMO INOCENTE POR FALTA DE PROVAS.

    A MERECE O QUE ESTA PILANTRA SE ENCONTRAR COM PAPAI DO CÉU.

    ANTES DE ME CRUCIFICAR PENSA SE ISTO ACONTECE-SE COM UM FILHO SEU.

    • Avatar

      Sim, mas seja ela o que for, não dá o direito de quem quer que seja agir de forma violenta e bestial.

      “ANTES DE ME CRUCIFICAR PENSA SE ISTO ACONTECE-SE COM UMA FILHA SUA ?.

  4. Avatar

    Não é necessário ir muito longe, basta olhar o nível dos comentaristas deste jornal e poderemos entender o resultado desta pesquisa. País de machistas, atrasados, terceiro mundo.

Untitled Document