sábado, 20 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Uma festa no céu

Uma festa no céu

Matéria publicada em 24 de setembro de 2018, 09:00 horas

 


Bilionário japonês quer levar amigos para a Lua em 2023

Em um evento realizado semana passada, na fábrica de foguetes Space X, o bilionário Elon Musk anunciou que vai mandar o empresário japonês Yuzaku Maezawa para a Lua, com um grupo de artistas e amigos. A viagem está marcada para 2023, isto se a Space X conseguir aprontar seu foguete gigante, Big Falcon até lá. Maezawa ficou rico ao fundar a loja de comércio virtual Zozo, que se tornou um dos gigantes da internet. Ele disse que sonha com a Lua desde que era criança e quer ir lá na próxima década.
Não é a primeira vez que a Space X anuncia planos de mandar turistas para a Lua. Há três anos Musk disse que ia mandar um casal de turistas para orbitar a Lua em 2018. A viagem seria na cápsula DragonCrew, que até hoje não se tornou operacional. Pelo cronograma atual a Dragon Crew só deve fazer seu primeiro voo com tripulação em abril do ano que vem. A cápsula faz parte do programa de transporte comercial apoiado pelo governo norte-americano. E foi projetada para levar astronautas da NASA até a estação espacial internacional.
Mas nem tudo correu como nos planos de Musk. Pelo projeto original a Dragon Crew deveria ser capaz de pousar sustentada por retrofoguetes. O que permitiria pousos suaves na Lua e no planeta Marte. Mas o sistema de retrofoguetes não funcionou como esperado e agora a nave vai descer de para quedas na Terra, como as antigas naves Soyuz da Rússia.
A Space X nunca revelou a identidade do casal que pretendia orbitar a Lua. Mas durante o evento, transmitido pela internet no dia 17 passado, transpirou que se tratava de Yazuku Maezawa e uma amiga. Com os problemas sofridos pela Dragon, Maezawa e Musk resolveram ampliar os planos. Agora a viagem circunlunar será feita no foguete gigante BFR, que tem capacidade de levar ate cem pessoas. Maezawa anunciou que pretende convidar artistas e personalidades para irem com ele na enorme espaçonave. Só tem um problema. O BFR ainda não foi construído nem testado, o que pode levar bem mais do que cinco anos. A única coisa que existe de concreto atualmente são os motores. Ainda será preciso construir a fuselagem, montar os sistemas eletrônicos e de suporte de vida e testar a nave e seu propulsor em viagens ao redor da Terra.
Musk disse que a viagem será perigosa, como toda viagem espacial. Mas Maezawa parece disposto a correr os riscos. Outra questão que fica em aberto é se outras pessoas estarão dispostas a embarcar num foguete novo e ainda pouco testado. O bilionário Richard Branson pretendia começar a levar turistas em voos suborbitais no ano passado. Mas seu espaçoplano, o Enterprise, explodiu durante um voo de teste matando o copiloto. E os planos de sua empresa, a Virgin Galatic, foram adiados até que uma nova nave seja testada.
Ao contrário do pequeno espaçoplano do Richard Branson, o BFR da Space X é enorme e representa uma abordagem totalmente nova na área dos voos espaciais. Ao contrário dos veículos modulares, usados atualmente, o BFR parece um foguete de história em quadrinhos. Com espaço para dezenas de passageiros e janelas panorâmicas para a observação do espaço. Na verdade Musk disse que se inspirou no foguete do Tintim. A questão que aguarda resposta nos próximos anos é se a Space X vai conseguir mesmo construir esse elefante cósmico e se ele vai funcionar como seus engenheiros esperam.
Na década de 1960 a agência espacial NASA usou uma tecnologia bem mais simples para enviar tripulações de três homens até a Lua. Mas foram precisos nove anos para que o foguete Saturno 5 e a nave Apollo ficassem prontos. E três astronautas morreram quando a Apollo 1 pegou fogo na plataforma de lançamento.
Por enquanto os planos de Ellon Musk e Yazuku Maezawa não passam de um sonho. Como o daquela fundação holandesa, a Mars One, que escolheu voluntários para uma colônia em Marte sem nem ao menos ter um foguete pronto para a viagem.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. O Bolsa já está de passagem comprada p 08 de outubro de 2018 kkkkkkkkkk

  2. EI POR FAVOR DA UMA CARONA PARA BANDIDAGEM DO RJ.não! do brasil inteiro….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document