;
quarta-feira, 25 de novembro de 2020 - 16:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Upinha da Vila Brasília já atende moradores em Volta Redonda

Upinha da Vila Brasília já atende moradores em Volta Redonda

Matéria publicada em 29 de outubro de 2020, 17:42 horas

 


Unidade irá atender cerca de 30 mil pessoas dos bairros Vila Brasília, Mariana Torres, Verde Vale, Belo Horizonte e Coqueiros

Flávia Lipke fala durante entrega da Upinha da Vila Brasília
(Foto: Secom VR)

Volta Redonda –  A prefeitura de Volta Redonda entregou nesta quinta-feira (29) a Upinha Municipal da Vila Brasília, oficialmente denominada Clínica da Família. A Upinha servirá como elo entre a estratégia da saúde da família e as especialidades médicas.   O estabelecimento de saúde vai atender a moradores dos bairros Mariana Torres, Verde Vale, Belo Horizonte e Coqueiros, que formam o Complexo Vila Brasília. Os usuários serão referenciados das cinco unidades que compõe as sete equipes do Programa Saúde da Família.

A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Jussara Moreira de Oliveira, explica que a nova unidade vai trazer uma aproximação entre os serviços de saúde, com foco no trabalho humanizado. “Vão atuar aqui profissionais que estão capacitados e que vão buscar essa integração e humanização no atendimento, a partir do acolhimento e da escuta qualificada. Essa integração faz parte das estratégias do Planifica SUS, que estamos implantando no município”, contou a coordenadora.

Jair Finoti, vice presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Brasília, destaca que a implantação da unidade de saúde é a realização de um sonho antigo para essa comunidade. “Essa unidade irá beneficiar muito a população do complexo Vila Brasília. Há muitos anos que a gente esperava a implantação dela no bairro. Hoje só tenho a agradecer”, disse o vice-presidente.

A nova unidade possui duas salas de consultórios médicos – para atendimentos das especialidades em ginecologia e urologia -, além de uma ampla recepção para realização de trabalhos de Educação em Saúde e Acolhimento Humanizado. Toda a estrutura atende as normas técnicas vigentes e vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. A equipe é composta por ginecologista, urologista, técnicos em enfermagem, cuidadores em saúde e enfermeiro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Flavia Lipke, a nova Unidade de Saúde contará, em breve, com atendimentos nas especialidades de endocrinologia, cardiologia e fisioterapia. Ela ressalta que o município irá disponibilizar assistência integral à saúde com a implantação da nova unidade. “Os moradores do Complexo Vila Brasília terão um atendimento qualificado, seguindo o que é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é um orgulho. A princípio os pacientes terão acesso a ginecologistas e urologistas e posteriormente iremos disponibilizar o atendimento para fisioterapia, cardiologia e endocrinologia. Com isso, a população terá assistência qualificada e integralizada, ou seja, com a continuidade do cuidado já realizado pela estratégia da saúde da família”, disse a secretária.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Muito bom nem os moradores ficou sabendo desta inauguração da unidade nem o conselho gesto da saúde ficou sabendo que realmente está unidade funciona realmente porque em nosso posto está faltando médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document