Urânio é transportado do Porto do Rio para Resende

Operação de Segurança foi montada para transportar para uma tonelada do produto para o Sul Fluminense

by Lívia Nascimento

Material foi destinado à FNC, no distrito de Engenheiro Passos, em Resende – Foto: Divulgação INB

Resende – Uma complexa operação de segurança foi conduzida para transportar uma tonelada de urânio do Porto do Rio de Janeiro até de Resende. A operação foi realizada no dia 5 de junho e envolveu a Marinha do Brasil, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar, devido aos elevados riscos associados ao material.

Importado pela Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o urânio é essencial para o reabastecimento das Usinas Nucleares de Angra 1 e 2. O material foi destinado à Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (FNC), localizado no distrito de Engenheiro Passos. Devido ao potencial uso para fabricação de armas nucleares ou dispositivos radiológicos, e aos riscos ambientais que apresenta, o transporte do urânio exigiu um esquema de segurança intensivo.

Para garantir a segurança, a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Rio de Janeiro (Cesportos-RJ) elevou o nível de proteção nas instalações portuárias.

O urânio chegou em dois contêineres, transportados pelo navio BBC PEARL, vindo da Suécia e da Alemanha. Antes da atracação, embarcações da Marinha do Brasil realizaram uma varredura do canal, e o Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom/PF) efetuou a escolta e segurança do navio até o porto. A operação de descarga contou com a supervisão da guarda portuária.

O transporte terrestre do urânio até Resende foi realizado em um comboio escoltado. A operação envolveu duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal, um carro do Comando Operacional Tático da Polícia Federal, duas carretas transportando a carga e um veículo de apoio.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996