Usuários de três Centros-dia de Volta Redonda voltam a ser assistidos pela Smac

by Diário do Vale

As unidades são ligadas ao Departamento de Proteção Especial (Dpes), da Smac – Foto Divulgação.

Volta Redonda-  Os usuários que dependem dos serviços nos centros-dia da Prefeitura de Volta Redonda já estão sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) em janeiro de 2021. O Centro-Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência, que tenham algum grau de dependência de cuidados para realização de suas atividades diárias e suas famílias.

Volta Redonda conta atualmente com o Centro-Dia Synval Santos de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, com 36 famílias cadastradas; o Centro-Dia Para Idosos, que tem 39 usuários; e o Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd), que atende 110 deficientes. As unidades são ligadas ao Departamento de Proteção Especial (Dpes), da Smac. O atendimento aos usuários do serviço estava interrompido por conta da pandemia pela Covid-19.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, o atendimento aos usuários do serviço estava interrompido por conta da pandemia pela Covid-19.

“Ao reassumir a secretaria, verificamos que as famílias assistidas pelos centros-dia do município não contavam mais com o serviço desde o início da pandemia. O que fizemos foi adaptar o atendimento à nova realidade imposta pelo vírus para garantir a assistência a esse público”, explicou Munir.

A responsável pela retomada do atendimento a esse público é a psicóloga Daniele Freire, que era coordenadora do centro-dias para pessoas com Alzheimer e seus familiares, e agora é a técnica de referência para assistência das três unidades de Centro-dia do município.

Segundo Daniele, o trabalho da equipe começa com a visita domiciliar às famílias cadastradas. “Entre os serviços ofertados estão orientações sobre prevenção à Covid-19 e esclarecimentos sobre benefícios a que podem ter direito. Algumas famílias precisam atualizar o cadastro para receberem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo; podem estar com dificuldade de acesso à Rede Municipal de Saúde, até para conseguir medicamento, aí fazemos está ponte”, contou Daniele.

Ela reforçou, porém, que o mais importante é oferecer uma escuta qualificada para estas famílias. “Por conta da falta de assistência especializada durante a pandemia, verificamos que estas famílias estão cansadas emocionalmente”, afirmou a psicóloga, lembrando que durante a pandemia as famílias seguirão assistidas individualmente.

Unidades passarão por reformas

O secretário municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda, Munir Francisco, afirmou ainda que todas as unidades de Centro-dia do município passarão por reforma para receber os usuários após a pandemia.

“A reforma geral no Centro-Dia Synval Santos de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, que fica na Rua 546, nº 101, no Jardim Paraíba, já foi iniciada. O local estará totalmente revitalizado para receber os usuários”, garantiu Munir, avisando que o Capd, que fica na R. 545, no Jardim Paraíba, e o Centro-dia para Idosos, que funciona na Rua 12 de Outubro, nº 285, bairro Nossa Senhora das Graças também serão reformados.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996