Valença vira Terra do Queijo Prato na 4ª Festa do Queijo

Evento tem apoio do Sebrae Rio e celebra tradição queijeira do município

by Mayra Gomes

Valença – O maior queijo prato do mundo, com 40 quilos, produzido com 400 litros de leite, será a grande atração da 4ª Festa do Queijo, que acontece entre 18 e 22 de junho, em Valença. O evento reforça a vocação do município como a Terra do Queijo Prato, iguaria criada por produtores locais e hoje reconhecida nacionalmente.

Quinze laticínios apresentarão uma variedade de produtos artesanais nesta festa que valoriza a produção local e atrai visitantes para conhecer de perto a excelência dos queijos artesanais.

“Muitos desses produtores já foram premiados em competições regionais, nacionais e até internacionais, conferindo ainda mais charme e qualidade à festa”, explica Paola Tenchini, coordenadora do Sebrae Rio no Médio Paraíba.

Realizada pela Prefeitura e a Associação de Queijeiros de Valença, a 4ª Festa do Queijo tem apoio do Sebrae Rio.

Selo Arte

Valença é o principal polo leiteiro do Estado do Rio. Sua atividade queijeira vem desde o início do século XIX. Hoje os artesãos locais produzem mais de 200 receitas, com aromas, densidades e estruturas diferenciadas.

Esse trabalho merece a certificação do Selo ARTE – regulamentado pelo Decreto nº 11.099/2022, que estabelece normas para a identificação e venda de produtos alimentícios de origem animal feitos de forma artesanal. O Selo permite a venda em todo o país, aumentando a visibilidade e o valor do produto e garantindo ao consumidor que o queijo é artesanal, tem qualidade e tradição.

O Sebrae deu consultoria para análise de 16 tipos de queijo artesanal produzidos por quatro famílias da região, visando a emissão do Selo Arte pelo Ministério da Agricultura. Esse apoio é realizado em conjunto com Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Prefeitura de Valença.

“O Selo Arte vai valorizar a identidade e a alta qualidade dos queijos locais, muitos deles autorais e que carregam uma forte ligação com a história e a região. É um marco histórico para o estado do Rio, que pode servir de modelo para a certificação artesanal em outros locais”, afirma Paola Tenchini.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996