>
sábado, 13 de agosto de 2022 - 16:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Vasco comemora 20 anos do tetracampeonato Brasileiro

Vasco comemora 20 anos do tetracampeonato Brasileiro

Matéria publicada em 18 de janeiro de 2021, 15:33 horas

 


Com Romário, Jorginho Paulista e Juninho Paulista, Vasco conquistou tetracampeonato por 3 a 1 contra o São Caetano, no Maracanã

Rio de Janeiro – No dia 18 de janeiro de 2001, o Club de Regatas Vasco da Gama conquistava o tetracampeonato Brasileiro. Foi uma vitória por 3 a 1 contra o São Caetano que garantiu a Copa João Havelange para o Gigante da Colina. Os craques que balançaram a rede no Maracanã naquela tarde de quinta-feira foram o Juninho Paulista, Jorginho Paulista e Romário.

Anos 2000

Em 2000 o Vasco tinha conquistado a Taça Guanabara conhecida pelo chocolate da Páscoa. Após o Vasco vencer clássico contra o rival Flamengo por 5 a 1, sendo três gols do baixinho Romário, a torcida vascaína recebeu chocolate no estádio. O evento ficou marcado na história. Dando sequência ao excelente trabalho que estava sendo feito, os vascaínos comemoraram o tetracampeonato Brasileiro referente aquele ano. Ainda em 2000 o Campeonato Brasileiro não pôde ser nomeado dessa forma, por isso foi criada a Copa João Havelange, com 114 clubes divididos em quatro grupos.

Na estreia da competição o time perdeu para o Sport jogando em casa. Depois o Gigante da Colina se reencontrou e ficou invicto por sete partidas. O Bahia tirou a invencibilidade do Vasco, mas foi no clássico contra o Fluminense que o Cruzmaltino disparou na competição, se mantendo novamente invicto por sete rodadas. No final da primeira etapa o Vasco perdeu algumas partidas e segurou o quinto lugar naquela fase. Foi eliminando o Cruzeiro, dentro do Mineirão, que o Gigante da Colina se classificou para próxima etapa. Dando sequência ao futebol impecável do Vasco, naquela mesma época o Clube eliminou o Palmeiras na virada histórica da Mercosul e o time ganhou mais confiança para etapa final.

O adversário do Vasco da Gama na final da Copa João Havelange foi o São Caetano. O time chamou atenção por ter eliminado o Fluminense, Palmeiras e Grêmio. O primeiro jogo aconteceu em dezembro de 2000, no Parque Antártica, e terminou empatado com o placar de 1 a 1. A equipe adversária saiu na frente aos 14 minutos, mas Romário empatou para o Vasco aos 28. No segundo tempo ninguém marcou.

No jogo de volta, em 30 de dezembro, houve o acidente da queda do alambrado de São Januário e a partida precisou ser remarcada. Foi no dia 18 de Janeiro, com o Maracanã lotado que o Vasco garantiu o título para torcida vascaína que deu um show de presença no estádio. O Vasco abriu o placar com Juninho Pernambucano, aos 28 minutos: Vasco 1 a 0. O São Caetano empatou com Adãozinho, aos 36: Vasco 1 a 1. Logo, aos 39, Jorginho Paulista ampliou para o Gigante da Colina: Vasco: 2 a 1. Aos sete do segundo tempo, Romário eliminou a chance do São Caetano empatar e levantar a taça: Vasco 3 a 1. Naquele ano o baixinho conquistou a artilharia da competição.

Cerca de 60 mil torcedores presenciaram conquista do Vasco no Maracanã (Foto: Divulgação/Vasco)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document