Vassouras recebe Feira de Cafés Especiais em novembro

Evento gratuito, promovido pelo Museu do Café, acontece na Fazenda São Luiz da Boa Sorte

by Diário do Vale

Encontro abordará temas como sustentabilidade, reflorestamento, turismo histórico-cultural e empreendedorismo (Foto: Divulgação)

Vassouras – A segunda edição do Replanta Vale acontece em 27 de novembro, reafirmando o compromisso com a valorização do café especial no Vale do Café, no Sul Fluminense. Promovido pelo Museu do Café, o evento reúne produtores, baristas e pesquisadores na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, a partir das 9h, para uma programação gratuita com workshops e um Curso de Torrefação exclusivo. Além de promover o café especial na região, o encontro abordará temas como sustentabilidade, reflorestamento, turismo histórico-cultural e empreendedorismo.
Tanto o reflorestamento como a restauração de nascentes, associados ao plantio do café, também serão destaques. Pela primeira vez, o evento traz a participação do SOS Mata Atlântica, reforçando o tema sustentabilidade.
Nesta segunda edição, empreendedorismo e turismo permanecem como temas fundamentais, em uma cidade que guarda um legado importante das relações históricas do século XIX. A cultura terá espaço com pocket shows e atrações culturais da região, que vão acontecer durante todo o dia.
O evento vai reunir, além dos produtores de cafés, queijeiros e produtores de cachaças, demonstrando a força do Vale do Café neste momento de retomada. A feira pretende demonstrar que é possível harmonizar café com cachaça, café com queijo e, lógico ,queijo com cachaça.
Para Nestor Rocha, presidente do Museu do Café e do Instituto Preservale, o objetivo do Replanta é ratificar o evento como um promotor de ideias que alavanquem a retomada da cultura do café na região, além de difundir projetos que associem o plantio do café à promoção do reflorestamento e da recuperação de nascentes.
Segundo ele, o turismo também segue de mãos dadas com o evento – a proposta é atrair para região experiências que fomentam a indústria do turismo associado à História, levando em conta que o Vale do Café reúne 15 municípios e é repleto de fazendas cafeeiras preservadas. As propriedades funcionam como difusoras da memória nacional e permitem trabalhar a promoção do turismo Histórico e Cultural.
SERVIÇO
Replanta Vale – Feira de Cafés Especiais e Fórum de Discussões
Data: 27/11 (quarta-feira)
Hora: das 9 às 18h
Local: Fazenda São Luiz da Boa Sorte – Vassouras (RJ) – Rodovia Lúcio Meira, BR-393, Km 210
Inscrições: No local (somente para Curso de Torrefação)

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996